Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por patrickmaxxcc »

Esse tópico é simplesmente fantástico, lamento não postar nada, pois no momento só tenho que aprender.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:9a54f1b112="claudiorfernandes"]Uma coisa que eu observei nos ultimos anos, trabalhando com madeira : os excessos acidentais ou mesmo as "babas" de cola PVA são chatinhos de remover depois de secos, mas também não é exatamente simples limpar aquilo logo após a colagem, pois é necessario usar um pano umido e limpo, e a gente acaba espalhando mais cola na peça...
Um problema no meu caso, pois o resíduo de cola prejudica o posterior acabamento com verniz ou seladora (por exemplo na sua fonte, Norton... heheeh).
Uma alternativa muito boa é esperar algum tempo para que a cura se incie, quando então a cola excedente "gelatiniza" (depende do tipo de cola, a de secagem rápida que eu costumo utilizar gelatiniza em minutos), e pode então ser facilmente removida cortando com o estilete ou (no meu caso)com um formão.[/quote:9a54f1b112]
Se for pouca coisa, um sugador de solda deve resolver.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Daniel Lauar
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:38 pm
Localização: Teófilo Otoni / Juiz de Fora / São João Del Rei, Minas Gerais

Mensagem por Daniel Lauar »

Marco Antônio...

Qual o nome específico eu não sei...A conheço como cola Henkel mesmo...

Gostaria que alguém colocasse esse tópico como fixo...Acho que merece, não merece?

Um abraço, Daniel Lauar
Construir é arte...Voar faz parte...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Acho que o tópico ficaria mais útil se acabasse com uma de tabela para cada tipo de cola mais usada (ou recomendada) no aeromodelismo.

Algo para consulta rápida como o exemplo abaixo que é um chute só para ilustrar a idéia.
Anexos
Tabela de colas.jpg
Tabela de colas.jpg (14.71 KiB) Exibido 12589 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Muito boa idéia...

Vamos esperar um pouco mais e fazer os resumos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Tempo de cura em todas as variantes...seria de enorme valor!

E durabilidade, em anos, eu por exemplo confiava na cola aerobráz, achava que era eterna...depis de eu testemunho, vou rever meus conceitos!

Abs

Norton
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tempo de cura, e modo de acelerar... isso é importante constar da tabela.

Obrigado Norton.

Norton.. a unica cola que dura muito tempo eu acredito que seja a epoxi, as outras degradam, acredito eu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

uma coisa que uso muito quando preciso de uma boa resistência mecanica em algum lugar é passar CA nos dois lados, uma camada bem desfiada de algodão, mais um pouco de CA e fecho as peças..... as vezes ainda dou umas voltas de algodão no CA que tranborda.

Quando fiquei sem helices pro quad e quebrava uma a cada voo, colei elas assim e quebravam geralmente do lado onde não tinha colado.
O click da geladeira da minha mãe que segura um acabamento que vive sendo chutado tá assim até hoje.
No meu carro em um reparo do painel, quando precisei descolar pra arrumar, tive que arrancar com o alicate
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

CA com algodão... essa eu tb aprendi nem sei com quem, fica duro como pedra. Pode ser usado como travamento de peças.

[b:9b10dee6c7]Osvaldo, sua maneira de fazer passando cola CA nos dois lados antes e depois colar com CA é errado e inapropriado[/b:9b10dee6c7]

Seu procedimento fecha os poros e a cola só adere nela mesma, pode funcionar com tração, mas é pessimo em forças de cisalhamento.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

So faço deste jeito quando uso algodão no meio
Responder