Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

É entendi!
Bom, entao voces podem me recomendar um carregador comercial ou um circuito para eu fazer que seja meio "pau pra toda obra"??

Achei o JoyCharger, carrega Lipo, Liion, Nimh, Nicd...faz carga rápida, lenta. Pode ser ligado à rede (110V) e bateria do carro (12V)... maaasss custa uns 250 paus! estou disposto a gastar essa grana toda mas nao no caregador né! de repente num rádio+receptor... hehe =]
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Procure um Apache 2030. Eu comprei um por 120 paus aqui mesmo, e dias depois venderam por 100... hehehe...
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

Por aqui nao achei a venda nenhum Apache...mas vi muitos posts falando mto bem dele! Acho que é a melhor opção... é bem barato e nao corro riscos... =]
Se vc souber de algum à venda... creio que precisaria de uma fonte estabilizada também...vou ver o seu post sobre como modificar uma fonte de PC, é dificil?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, não é difícil, está muito bem explicado, na seção de tutoriais. Eu traduzi um artigo de um modelista espanhol, muito detalhadinho. Só um detalhe: procure arrumar uma fonte meio "rodada", abra-a e verifique se encontra um integrado com o códigoXX494XX (onde"X" pode ser qualquer letra) ou XX7500XX. Se tiver outros códigos o tutorial não se aplica.
José Lauro
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Jul 14, 2004 9:45 pm

balanceadores

Mensagem por José Lauro »

Ola! Pessoal

Tenho um carregador triton. Posso usar qualquer tipo de balanceador com ele? Posso tb usar qualquer marca de bat neste caso(q tenha o conector p/balancear)?

Obrigado

Bons Voos
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Olá pessoal,

Claudiofernandes, tenho uma fonte ATX com o CI S494P da AUK, peguei o datasheet, porem o meu CI está diferente do desenho no datasheet e eu não sei como identificar o pino 1.
No datasheet está claro, tem uma bolinha em uma das extremidade e mais para a esquerda indicando qual é o pino 1.
O meu CI tem uma bolinha numa extremidade, mas no centro e na outra extremidade tem aquele pequeno chanfro comum em CIs.
Não tem nenhuma indicação de qual é o pino 1.
Considerei pino 1 o que fica do lado esquerdo perto da bola, medi 4.89 volts.
O que entendi ser o pino 7 está ligado ao -B igual no datasheet.
Tem mais alguma maneira de saber se estou correto?
Li o seu tutorial para alterar a fonte e tenho uma pergunta, esta é a unica modificação possível ou tem outras maneiras?
Antes eu não precisava de muita corrente, minha fonte com LM317T dava conta do recado, mas agora montei um carregador rápido com PIC e se não tiver mais corrente o negócio não vai.

Grato pela atenção


Renato
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O pino 1 é o do lado do chanfro.
Veja aqui:
http://www.inf.ufsc.br/ine5365/exp2.html
Eu fui mero tradutor do tutorial, que por sinal achei muito bem feito.
Se você mediu 4,89V no pini 1, basta seguir a "receitinha" do tutorial para encontrar os valores dos resistores a usar...
Abraços e estou à disposição !
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

amigos..

Sou totalmente leigo em eletronica. Estou inciando no Hobby de Helis. Tenho um lama 4 e um belt-cp.
Tenho os carregadores originais q vieram nos aparelhos e nos controles (Tx) utilizo pilhas sony de 1,2v de 2100 MAH e 2500MAH. Pergunta posso misturar as duas. Utilizando um carregador de pilha padrão, q carrega 4 de uma vez posso misturar as pilhas de amperagem diferente? Posso utiliza no meu controle pilhas misturadas e tenho pilhas de 2.300MAH tb.. dá pra usar tudo junto?
Ultima pergunta o balanceador IMAX 6 resolve o problema dos leigos e aqueles q não tem tempo de ficar acompanhando a carga? Pq estes dias fui dormi e esque carregando a minha bateria do heli que diz no manual q não deve passar de 120 minutos carregando, acabou ficando das 22hs as 5h da manha qdo acordei e lembrei e corri pra desligar. (Será q já estragou a minha bateria? foi a primeira carga dela)

Gratos pelas informações....

Mauricio
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

"claudiorfernandes"]
O pino 1 é o do lado do chanfro.
Veja aqui:
http://www.inf.ufsc.br/ine5365/exp2.html
Eu fui mero tradutor do tutorial, que por sinal achei muito bem feito.
Se você mediu 4,89V no pini 1, basta seguir a "receitinha" do tutorial para encontrar os valores dos resistores a usar...
Abraços e estou à disposição !

Ok Claudio,
Para efeito de cálculo eu devo considerar 2.5 volts e não 4.89 v. que encontrei nos pinos 1 e 2, correto?


Renato
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

NÃO !!! Releia o tutorial com atenção... Deve considerar o valor que encontrou..
Quando o divisor resistivo tirar uma amostra da tensão da linha de +12V (que é a que você quer regular), o pino 1 do CI deve "enxergar" a mesma tensão que "enxergava" antes... ou seja, 4,89V.....
Responder