Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O carregador de LiPo entregará 12,69V para a bateria, mas pack de 10 células de NiCd chega a 16V quando totalmente carregadado, portanto vai carregar até a metade somente.

Se alcançasse a tensão, o problema seria outro, pois carregador para LiPo não sabe quando interromper a carga de uma NiMh.
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Alex,

Obrigado pela resposta, gostaria de saber se voce tem um esquema de um carregador para este pack que informe quando esta totalmente carregado. Encontrei este esquema abaixo, mas não consigo encontrar este C.I. MAX713.

http://ultraohm.blogs.sapo.pt/5303.html

Grato,

Linko
Avatar do usuário
MaxDressler
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 2:31 pm
Localização: Novo Horizonte, SP

Mensagem por MaxDressler »

Gostaria de opiniões ...

Tenho 2 LiPo de 1800 mha, 11,1V, 3S e comprei um carregador Turnigy Accucell 6 e o manual dele sugere carregar a 2.0A, ou seja, 1,11C. Por tudo que já li aqui notei que está 0,11C além do máximo recomendado. Posso carregar usando a sugestão do manual ou isso vai danificar as baterias?
Extra 300
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mai 13, 2009 8:02 pm
Localização: Jaú/SP

Para não ter efeito memória nos Packs

Mensagem por Extra 300 »

Olá amigo...para não ter efeito memória nos Packs você poderá utilzar este ciclador de baterias, este modelo é muito bom: [url]http://www.aerotudo.com/produtos/produtos.php?id_produtos=149[/url]
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Para não ter efeito memória nos Packs

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:13d79d4363="Extra 300"]Olá amigo...para não ter [color=red:13d79d4363]efeito memória[/color:13d79d4363] nos Packs você poderá utilzar este ciclador de baterias, este modelo é muito bom: [url]http://www.aerotudo.com/produtos/produtos.php?id_produtos=149[/url][/quote:13d79d4363]

E desde quando bateria de Lítio tem efeito memória ?
rubemjpradella
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Mai 21, 2009 8:31 pm
Localização: Bagé Rio Grande do Sul

Mensagem por rubemjpradella »

alex, tudo bém?

estou tentando esntrar no hobby do modelismo, ou seja querendo passar para os elétricos, já consegui um combo com o motor 2822 onde veio uma bateria de 11,1v. e de 1800mah e estou achando muito pesada. agora pretedo conseguir uma
de menos peso. mas sobre os carregadores, tive lendo no inicio as dicas sobre eles
mas na dúvida, gostria que me indicasse um carregador de baixo preço e que seja bom pra cargas de bat. de 7,4v á 11.1 v. se me atender agradeço.
rubem, bagé RS
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

[quote:cc1f204500="rubemjpradella"]alex, tudo bém?

estou tentando esntrar no hobby do modelismo, ou seja querendo passar para os elétricos, já consegui um combo com o motor 2822 onde veio uma bateria de 11,1v. e de 1800mah e estou achando muito pesada. agora pretedo conseguir uma
de menos peso. mas sobre os carregadores, tive lendo no inicio as dicas sobre eles
mas na dúvida, gostria que me indicasse um carregador de baixo preço e que seja bom pra cargas de bat. de 7,4v á 11.1 v. se me atender agradeço.
rubem, bagé RS[/quote:cc1f204500]

Esse abaixo acho ser uma boa opção pra vc...
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6507&Product_Name=Turnigy_2-3_Cell_Lipoly_Balance/Charger
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Como faço para carregar a bateria original do meu TX, um Futaba 4EXA, no IMAX B6.
Pelo que vi no manual do TX a bateria seria esta:

FUTABA NT-8F 600B - NiCd 9.6 Volt, 600 mAh Transmitter battery
Fiquei inseguro com as instruções do manual do carregador, SEGUEM ELAS:
====================================================
Cálculo do relógio de segurança
Quando carregar baterias de NiCd ou NiMH, divida a capacidade pela corrente, então divida o resultado por 11,9,
ajuste esse número de minutos como o valor de ajuste do relógio de segurança. Se o carregador parou nesse limiar
de tempo, aproximadamente 140% da capacidade terão sido alimentados na bateria.
Por exemplo:
Capacidade Corrente Tempo de Segurança
2000 mAh 2.0 A (2000/2,0=1000)/11.9 = 84 minutos
3300 mAh 3.0 A (3300/3,0=1100)/11.9 = 92 minutos
1000 mAh 1.2 A (1000/1,2=833)/11.9 = 70 minutos
==================================
Este programa serve para carga e descarga de baterias de NiCd/NiMH associadas com aplicações a modelos R/C. Você pode pressionar a tecla START/ENTER para fazê-la piscar e então INC ou DEC para modificar o valor do parâmetro. Pressione a tecla START/ENTER para armazenar o valor.
==================================
Este programa carrega a bateria usando a corrente que você ajustar. No estado “auto”, você deve ajustar o limite superior da corrente de carga para evitar dano por excesso de corrente de alimentação. Algumas baterias com baixa resistência e capacidade podem levar a uma corrente mais alta na modalidade “auto” de carregamento. Mas na modalidade manual, ela
carregará com a corrente que você ajustar. Você pode fazê-las piscar no campo corrente e pressionar INC e DEC ao mesmo tempo para mudar de modalidade.

Alguem saberia me dar um passo-a-passo para eu carregar e descarregar(ciclar) a bateria do TX com SEGURANÇA?
Avatar do usuário
glacial lenhador
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Jun 13, 2009 2:33 am
Localização: Barra Do Corda-MA

Mensagem por glacial lenhador »

entendo um pouco de eletronica, acho que posso construir um carregador se tiver o esquema. alguem tem um esquema???? email.jamiquestbass@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é tão fácil quanto parece fazer um carregador mais sofisticado...

Primeiro, é preciso elevar a tensão da bateria do carro, de 12V para uns 16V pelo menos.

Para isto tem este tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7295

Depois é preciso fazer o circuito de carga, que se for para LiPo é relativamente simples, um regulador de tensão para 4,23 vezes a quantidade de células, com corrente limitada.

Pelos preços atuais sinceramente é muito mais fácil comprar pronto.
Responder