motoplanador

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

motoplanador

Mensagem por ze_mayer »

olá a todos

pretendo construir em breve um motoplanador, cauda em v treliçada em balsa, boom de vara de pesca, pod de balsa e depron com trem de pouso fixo, asa em depron 5mm, longarina de vareta dura ou balsa 1/4" e chapeada com depron 2mm por cima. com flaps, ailerons e espaço pra colocar uma máquina fotográfica no cg dele.

1,70 de envergadura, 22cm na raiz e 17 na ponta, perfil clark-y, diedro de uns 6 graus nas pontas e peso final estimado em 800g a 1kg.

ainda to em fase de projeto, aceito sujestões!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

faltou a planta
Anexos
planta
planta
motoplanador.v1.640.jpg (9.85 KiB) Exibido 2807 vezes
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Ja que voce quer sugestoes...

- perfil: tem coisa muitissimo melhor que Clark-Y

- trem de pouso: nao precisa de trem de pouso, especialmente se for usar helice dobravel
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

to pensando em escolher o clark-y pela facilidade de construção, é um perfil gordo e fácil de construir, com bastante espaço pra longarina. pra falar a verdade nào quero um planador muito eficiente, e sim um avião de baixo consumo, com vôo lento e tranquilo. além disso, tenho já os ailerons de balsa de antigos aviões lenhados, se colocar um perfil mais fino vou precisar lixar eles, e não to querendo muito trabalho dessa vez, quero terminar rápido e conseguir voar com vento sem problemas.

na verdade eu to tirando o motor de um outro planador que eu construí, de 3m, sem ailerons, sem trem de pouso e com outro sistema de pod e longarina. por ser muito grande, leve e sem ailerons, e com um motor sem muita sobra de potência, o vôo ficou muito crítico, e só funciona quando não tá ventando nada.

o trem de pouso na verdade serve mais pra proteger o motor e o pod, já que não pretendo usar fibra e sim uma estrutura de balsa treliçada e chapeado com depron. não estou levando muito em conta se vai ficar bonito, pra falar a verdade este eu não pretendo caprichar muito no acabamento não.

de qualquer forma obrigado pelas sugestões, e vai falando o que vier na cabeça que eu aceito a idéia e coloco no cad pra ver o que sai. minhas maiores dúvidas ainda são em relação à cauda, nunca voei v-tai, e as dimensões estão chutadas ainda.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Dá uma ohada aqui, se não me engano tem até a planta:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35951&highlight=slowmoth

aproveita e olha este também:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35436&highlight=slowmoth
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

opa, valeu pelas dicas, deu pra tirar umas idéias desses posts sim.

o que eu pretendo é um pouco diferente, não to ligando pra aparencia do avião, e sim praticidade. não vou fazer cabine nem nada do tipo, o pod facilita a construção da fuselagem, cauda treliçada também sai fácil, e asa em depron com longarina de balsa ou vareta dura também é rapidinho, ainda mais sendo retangular na raiz, onde vai mais nervura. se tudo der certo, em 1 mês esse bicho tá pronto, só vou ter que esperar por uns servos pra aileron e flap, tô sem esse de 9g agora...
Responder