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Enviado: Qua Set 29, 2010 9:45 am
por salmacedo
granato...

queria saber como adicionar um motor que não tem ali ou é só pegar algum com o KV igual e mudar o peso, diâmetro do motor e tamanho e colocar os numeros de voltas... é isso????

Enviado: Qua Set 29, 2010 9:47 am
por GRANATO
Não é tão simples assim adicionar um motor. É preciso ter mais uma série de dados obtidos através de medições de rpm / consumo, com várias tensões e hélices, para preencher algumas tabelas. Senão não ficam exatos os cálculos do programa.

Enviado: Qua Set 29, 2010 11:20 am
por salmacedo
[quote:8df07d47d4="GRANATO"]Não é tão simples assim adicionar um motor. É preciso ter mais uma série de dados obtidos através de medições de rpm / consumo, com várias tensões e hélices, para preencher algumas tabelas. Senão não ficam exatos os cálculos do programa.[/quote:8df07d47d4]

vlw mesmo granato...

uma pequena pergunta consegui uma tabela com as espessuras das espiras do fio AWG queria saber assim..
se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????

e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços????

segue tabela abaixo

[img:8df07d47d4]http://lh6.ggpht.com/_-sexAkLhDoA/TKNLKxBLNFI/AAAAAAAAAEQ/aydkMdFSZK0/s512/fio%20awg.jpg[/img:8df07d47d4]

Enviado: Qua Set 29, 2010 11:37 am
por GRANATO
[quote:c95ee09366="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:c95ee09366]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:c95ee09366="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:c95ee09366]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.

Enviado: Qua Set 29, 2010 11:42 am
por salmacedo
[quote:87698efed4="GRANATO"][quote:87698efed4="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:87698efed4]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:87698efed4="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:87698efed4]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.[/quote:87698efed4]

e como seria esta calculo porque estou fazendo uns testes aqui e queria saber direitinho....

e em relação ao que te perguntei qual a diferença entre enrolar com um fio mais grosso???

Enviado: Qua Set 29, 2010 11:47 am
por GRANATO
Para fazer o cálculo use o próprio DriveCalc.

E quanto mais grosso o fio (sempre considerando o mesmo número de voltas), menor a resistência, mais eficiênte será o motor.

Resistividade: http://www.seed.slb.com/v2/faqview.cfm?id=979&Language=PT

Enviado: Qua Set 29, 2010 5:52 pm
por Luiz Phelipe
[quote:f33e78da5e="salmacedo"][quote:f33e78da5e="GRANATO"][quote:f33e78da5e="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:f33e78da5e]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:f33e78da5e="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:f33e78da5e]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.[/quote:f33e78da5e]

e como seria esta calculo porque estou fazendo uns testes aqui e queria saber direitinho....

e em relação ao que te perguntei qual a diferença entre enrolar com um fio mais grosso???[/quote:f33e78da5e]
Vou ajudar.
O fio mais grosso ajuda a o motor ter menos resistência interna e aguentar uma amperagem maior sem queimar, como exemplo sua casa.
Você colocaria um fio de 1mm para alimentar o seu ar-condicionado? não, pois se colocar o fio pode esquentar a um ponto de derreter o seu isolamento(capa) e entrar em curto, então você coloca um fio de 5mm e ira perceber que o fio permanece frio e o seu ar-condicionado terá uma potência relativamente melhor.
Então quanto mais espesso o fio, menos resistência e maior amperagem.

low KV - 6s

Enviado: Qua Out 27, 2010 5:15 pm
por agressiva
GRANATO, a tempos venho observando seus post e aprendendo com eles.
Estou com uma grande duvida e preciso da opinião de alguem que ja tenha experiencia com enrolamento de motores.

Estou usando um motor turnigy 35-30 1100kv com bateria de 3S e helice 10x47.
Tambem tenho alguns turnigy 3632-1200kv usado com helices 12x38

como tenho um grande problema com as correntes envolvidas no meu equipamento estou pensando em usar baterias de 6S.

preciso saber se é possivel enrolar esse motores pequenos para trabalharem com 6S e se eles vão tem um bom rendimento.

estava pensando em enrolar esses 2 motores para 500 ou 450kv para fazer alguns testes mais como eles estão em operação não posso parar eles para fazer testes.

Se voce disser que da pra fazer eu paro o equipamento.

Desde ja grato por qualquer ajuda.

Enviado: Sex Ago 31, 2012 10:08 pm
por rbmoreira
nesse programa não tem o motor Turnigy Aerodrive XP C3536-1450kv ?

estou precisando calcular para poder comprar ESC , bateria e helice para ele.

vlw

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Enviado: Qui Out 11, 2012 10:13 pm
por jrider
[quote:ac1822fa39="GRANATO"]Muita gente me manda MP perguntando isso, então, resolvi postar aqui.

Assim eu mando só o link quanto perguntarem novamente :roll:

O programa pode ser baixado em www.drivecalc.de

A maioria dos motores da base de dados do programa não tem os dados sobre o enrolamento, apenas medidas sobre o funcionamento do motor original.

Nesse caso dá apenas para ficar alterando hélices e voltagens e ver o que acontece.

Quando ser quer alterar o motor, reconfigurando o enrolamento, é preciso inserir os dados do enrolamento original e marcar o motor para que fique disponível na lista dos motores que podem ser "alterados".

Vou usar como exemplo o Emax 2822, que é o mais usado pelo pessoal, hoje em dia.

Sigam os seguintes passos:[/quote:ac1822fa39]
alguem pode me ajudar . estou com um motor 1700kv é um anp , gostaria de re enrrolar para diminuir o kv e almentar a força .