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Enviado: Qua Set 29, 2010 11:47 am
por GRANATO
Para fazer o cálculo use o próprio DriveCalc.

E quanto mais grosso o fio (sempre considerando o mesmo número de voltas), menor a resistência, mais eficiênte será o motor.

Resistividade: http://www.seed.slb.com/v2/faqview.cfm?id=979&Language=PT

Enviado: Qua Set 29, 2010 5:52 pm
por Luiz Phelipe
[quote:f33e78da5e="salmacedo"][quote:f33e78da5e="GRANATO"][quote:f33e78da5e="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:f33e78da5e]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
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OOOO
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4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:f33e78da5e="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:f33e78da5e]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.[/quote:f33e78da5e]

e como seria esta calculo porque estou fazendo uns testes aqui e queria saber direitinho....

e em relação ao que te perguntei qual a diferença entre enrolar com um fio mais grosso???[/quote:f33e78da5e]
Vou ajudar.
O fio mais grosso ajuda a o motor ter menos resistência interna e aguentar uma amperagem maior sem queimar, como exemplo sua casa.
Você colocaria um fio de 1mm para alimentar o seu ar-condicionado? não, pois se colocar o fio pode esquentar a um ponto de derreter o seu isolamento(capa) e entrar em curto, então você coloca um fio de 5mm e ira perceber que o fio permanece frio e o seu ar-condicionado terá uma potência relativamente melhor.
Então quanto mais espesso o fio, menos resistência e maior amperagem.

low KV - 6s

Enviado: Qua Out 27, 2010 5:15 pm
por agressiva
GRANATO, a tempos venho observando seus post e aprendendo com eles.
Estou com uma grande duvida e preciso da opinião de alguem que ja tenha experiencia com enrolamento de motores.

Estou usando um motor turnigy 35-30 1100kv com bateria de 3S e helice 10x47.
Tambem tenho alguns turnigy 3632-1200kv usado com helices 12x38

como tenho um grande problema com as correntes envolvidas no meu equipamento estou pensando em usar baterias de 6S.

preciso saber se é possivel enrolar esse motores pequenos para trabalharem com 6S e se eles vão tem um bom rendimento.

estava pensando em enrolar esses 2 motores para 500 ou 450kv para fazer alguns testes mais como eles estão em operação não posso parar eles para fazer testes.

Se voce disser que da pra fazer eu paro o equipamento.

Desde ja grato por qualquer ajuda.

Enviado: Sex Ago 31, 2012 10:08 pm
por rbmoreira
nesse programa não tem o motor Turnigy Aerodrive XP C3536-1450kv ?

estou precisando calcular para poder comprar ESC , bateria e helice para ele.

vlw

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Enviado: Qui Out 11, 2012 10:13 pm
por jrider
[quote:ac1822fa39="GRANATO"]Muita gente me manda MP perguntando isso, então, resolvi postar aqui.

Assim eu mando só o link quanto perguntarem novamente :roll:

O programa pode ser baixado em www.drivecalc.de

A maioria dos motores da base de dados do programa não tem os dados sobre o enrolamento, apenas medidas sobre o funcionamento do motor original.

Nesse caso dá apenas para ficar alterando hélices e voltagens e ver o que acontece.

Quando ser quer alterar o motor, reconfigurando o enrolamento, é preciso inserir os dados do enrolamento original e marcar o motor para que fique disponível na lista dos motores que podem ser "alterados".

Vou usar como exemplo o Emax 2822, que é o mais usado pelo pessoal, hoje em dia.

Sigam os seguintes passos:[/quote:ac1822fa39]
alguem pode me ajudar . estou com um motor 1700kv é um anp , gostaria de re enrrolar para diminuir o kv e almentar a força .

Enviado: Sáb Dez 15, 2012 12:46 am
por gac
Oi amiga sou novo aqui mas tenho uma duvida meu motor queimou e to afim de errolar mas não consegi indetificar os fios (bruslhess 430 xl 9 polos 6 imãs )me parece que era 5 fios 29ou 28 pode ser ?
Vamos as duvidas , a direção para bubinar seria orario ou anti orario ?
se puderem gostaria de ter um diagrama pra esse motor por que ate agora so achei de motores com 12 ou 24 polos não sei se e amesma coisa tembem se tiver uma modificação prara so um fio agradeço.Asduvidas são do inicio ao fim preciso de tudo,desdeja agradeço.

Enviado: Qua Jan 02, 2013 8:21 pm
por marceloveiga
Amigo, como eu também tenho um motor turnigy D2836/8 1100kv, gostaria de saber qual fio seria ideal para ele e quantas voltas poderia colocar em cada estrator, e se eu posso fazer esse esquema DELTA ou ESTRELA para reenrrolar.
Grande Abraço e espero resposta...

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Enviado: Sáb Jun 06, 2015 11:42 am
por Leonardom
ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Enviado: Sáb Jun 06, 2015 7:34 pm
por LaercioLMB
Leonardom escreveu:ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg



O 8 do 2836/8 significa quantas voltas de fio.

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Enviado: Qua Dez 16, 2015 3:01 pm
por eduardo baungartner
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