dope ..muitas duvidas

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

dope ..muitas duvidas

Mensagem por johnny2008 »

e ai pessoal , tbm so da turma do voo livre hehe :D


, bom , acabei de montar meu lobinho da aerobraz ... consegui deixalo firme e com menor peso possivel masssssssssss.. to parado agora ;

como se entela a asa , profundor e fuselagem como bendito do dope .

tipo tecnica , utilização do dope .... pois no manual aerobras num fala nada detalhado .... e nem da pra entende muita coisa .

outra pergunta .

neste kit veio o papel mimoso vermelho mas estou a fim de entelar junto com papel branco aerobras .

pergunta : posso recortar e depois colar o papel ? tipo fazer uma colagem com detalhes ( emenda o papel )? na hora de ele estica ele aguenta , rasga , solta ?

blz...t+


agradeço a ajuda .....

logo chega o KIT do BENTEVI e do COLEGIAL ........ :D :D :D

t+
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Johnny,

Você pode colar papeis de cores diferentes, sim.
Primeiro cole o mais claro e, depois, o mais escuro sobrepondo aluns milímetros no mais claro.
Para aplicar o dope, escolha um dia bem seco. A umidade estraga o trabalho e já senti isso pessoalmente ...
O Omar que o diga sobre minhas lamentações ao telefone.
Foi aí que ele me ensinou um pequeno milagre: colocar óleo de rícino na mistrura dope-thinner, antes de passar sobre o papel.
A proporção fica 75% Thinner, 25% Dope e, ao final uma "gota generosa" de óleo de rícino na mistura anterior. Aí, mistura novamente e pode passar sobre o papel.
Não "estique" o dope na entelagem. Praticamente deposíte-o sobre ela.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:22c1982acb="felipe_curvello"]Johnny,

Você pode colar papeis de cores diferentes, sim.
Primeiro cole o mais claro e, depois, o mais escuro sobrepondo aluns milímetros no mais claro.
Para aplicar o dope, escolha um dia bem seco. A umidade estraga o trabalho e já senti isso pessoalmente ...
O Omar que o diga sobre minhas lamentações ao telefone.
Foi aí que ele me ensinou um pequeno milagre: colocar óleo de rícino na mistrura dope-thinner, antes de passar sobre o papel.
A proporção fica 75% Thinner, 25% Dope e, ao final uma "gota generosa" de óleo de rícino na mistura anterior. Aí, mistura novamente e pode passar sobre o papel.
Não "estique" o dope na entelagem. Praticamente deposíte-o sobre ela.[/quote:22c1982acb]


hum , para colar o papel na balsa usa-se o dope mesmo ?

t+
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Costuma-se "dopar" toda a estrutura e, depois, colocar o papel e pincelar thinner, que penetrará no papel, diulirá o dope e colará o papel na balsa.
MAS, aprendi com o Omar uma coisa mais fácil e menos fedorenta: faça um "leite" de cola branca, ou seja, dilua a cola branca com água até ficar na consistência de leite.
Aplique sobre a balsa. Depois, coloque o papel, pincelando com água. A água penetrará no papel, diluirá a cola por baixo e colará o papel na balsa.
Há, ainda, uma terceira vertente: use cola pritti. Aplique a cola pritti sobre a madeira e siga aplicando o papel sobre ela.
Já experimenteia as três técnicas e fiquei com a segunta (cola branca diluída).
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:89ee891fae="felipe_curvello"]Costuma-se "dopar" toda a estrutura e, depois, colocar o papel e pincelar thinner, que penetrará no papel, diulirá o dope e colará o papel na balsa.
MAS, aprendi com o Omar uma coisa mais fácil e menos fedorenta: faça um "leite" de cola branca, ou seja, dilua a cola branca com água até ficar na consistência de leite.
Aplique sobre a balsa. Depois, coloque o papel, pincelando com água. A água penetrará no papel, diluirá a cola por baixo e colará o papel na balsa.
Há, ainda, uma terceira vertente: use cola pritti. Aplique a cola pritti sobre a madeira e siga aplicando o papel sobre ela.
Já experimenteia as três técnicas e fiquei com a segunta (cola branca diluída).[/quote:89ee891fae]


hum , achei aki em cas uma revista onde se fala de eletricos ...

era o regis e num sei que mais mostrando como se faz o gwsport e na montagem fala como se pode usar o dope e algumas tecnicas .

vou usar o metodo da cola bastão pois acho pratico ..

mas obrigado mesmo ....

só que vo te que adia a dopagem por estes dias que tão com tempo ruim ... aki em sp chove num dia , fas sol em outro , chove de novo .... fas fril ..chove mais ..

ta orivel .... se continua assim vo entela com monokote .... ai num tem tempo ruim ..

t+
Anexos
S2020397.JPG
S2020397.JPG (34.16 KiB) Exibido 4277 vezes
Responder