T-rex 250 Montando e ajustando "Build Thread"
- cyberjoeone
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T-rex 250 Montando e ajustando "Build Thread"
Bem pessoal com alguns haviam solicitado vou montar o T-rex 250 e no processo vou descobrido alguns problemas e soluções.
Como havia dito já que é conhecimento geral que o T-rex 250 tem problemas de folgas no sistema do rotor de cauda começarei pela cauda.
Mas antes umas fotos do kit como ele vem embalado e das paças fora da caixa para quem ainda não viu.
O acabamento é o mesmo dos outros kits da ALIGN. :D
Como havia dito já que é conhecimento geral que o T-rex 250 tem problemas de folgas no sistema do rotor de cauda começarei pela cauda.
Mas antes umas fotos do kit como ele vem embalado e das paças fora da caixa para quem ainda não viu.
O acabamento é o mesmo dos outros kits da ALIGN. :D
- Anexos
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- Bom! depois da verificação inicial constatei que está tudo aí! Não veio faltando nada!
- IMG_0685.jpg (30.7 KiB) Exibido 12182 vezes
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- Mas é tudo super bem acomodado com certeza eles utilizaram o software de CAD para projetar a embalagem mesmo porque no fundo da caixa existe uma bandeja moldada com encaixe para todas as peças!
- IMG_0684.jpg (27.5 KiB) Exibido 12182 vezes
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- A caixa é realmente pequena!
- IMG_0683.jpg (24.58 KiB) Exibido 12182 vezes
- cyberjoeone
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Desmontagem e ajuste do sistema de rotor de cauda.
Bom pessoal após a desmontar do rotor de cauda tive uma surpresa ao constatar que quando se monta o rolamento a arruela e se aperta o parafuso de fixação sem montar o pega-pás não existe folga em nenhum sentido.
Portanto a folga só pode estar na sede do rolamento no pega-pás!
No kit existem dois tipos de adesivos químicos o R48 e o T22:
O T22 é um trava roscas comum, é anaeróbico uma vez que o parafuso está no lugar e apertado nos locais que existe a ausência de ar ele solidifica travando o parafuso.
Já o R48 é um "Anaerobics Retainer", ele é utilizado para fixar elementos cilíndricos retirando as folgas e evitando que ele rode em falso.
Portanto o R48 é a solução para a folga do rolamento no pega-pás.
Retirei o rolamento e após uma breve busca em uma caixa de restos de hobby parafusos buchas etc achei um adaptador de turbina elétrica "ducted fan" que tinha o mesmo diâmetro externo do rolamento, eu vou precisar dele para usar como ferramenta para empurrar o rolamento na sede e ter certeza que ele está no fundo da sede enquanto o R48 cura!
Próximo passo coloquei uma pequena quantidade de R48 na parte externa do rolamento e espalhei por toda a superfície externa do mesmo com um palito de dentes.
Coloquei o rolamento na ponta do suporte "adaptador" e com a ajuda de um grampo de rosca pequeno, dei uma leve pressão para ter certeza que o rolamento estava assentado na sede.
Agora é só esperar o R48 curar; no meu caso após uma hora já estava firme.
Enquanto esperava o outro pega pás fiz um teste importante:
Enfiei o palito de dentes dentro do pega-pás com o rolamento assentado com R48 e rodei ele, girando o centro do rolamento para ver se não vazou R48 para dentro do rolamento.
Estava tudo Ok o rolamento gira livre e está travado no pega-pás!
:D
Portanto a folga só pode estar na sede do rolamento no pega-pás!
No kit existem dois tipos de adesivos químicos o R48 e o T22:
O T22 é um trava roscas comum, é anaeróbico uma vez que o parafuso está no lugar e apertado nos locais que existe a ausência de ar ele solidifica travando o parafuso.
Já o R48 é um "Anaerobics Retainer", ele é utilizado para fixar elementos cilíndricos retirando as folgas e evitando que ele rode em falso.
Portanto o R48 é a solução para a folga do rolamento no pega-pás.
Retirei o rolamento e após uma breve busca em uma caixa de restos de hobby parafusos buchas etc achei um adaptador de turbina elétrica "ducted fan" que tinha o mesmo diâmetro externo do rolamento, eu vou precisar dele para usar como ferramenta para empurrar o rolamento na sede e ter certeza que ele está no fundo da sede enquanto o R48 cura!
Próximo passo coloquei uma pequena quantidade de R48 na parte externa do rolamento e espalhei por toda a superfície externa do mesmo com um palito de dentes.
Coloquei o rolamento na ponta do suporte "adaptador" e com a ajuda de um grampo de rosca pequeno, dei uma leve pressão para ter certeza que o rolamento estava assentado na sede.
Agora é só esperar o R48 curar; no meu caso após uma hora já estava firme.
Enquanto esperava o outro pega pás fiz um teste importante:
Enfiei o palito de dentes dentro do pega-pás com o rolamento assentado com R48 e rodei ele, girando o centro do rolamento para ver se não vazou R48 para dentro do rolamento.
Estava tudo Ok o rolamento gira livre e está travado no pega-pás!
:D
- Anexos
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- Assentando o rolamento no pega-pás!
- IMG_0691.jpg (28.24 KiB) Exibido 12164 vezes
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- Pronto para colocar o rolamento no pega-pas
- IMG_0689.jpg (37.55 KiB) Exibido 12164 vezes
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- Passando R48 na superfície do rolamento.
- IMG_0692.jpg (22.95 KiB) Exibido 12164 vezes
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- A solução para a folga nos pega-pás "R48"
- IMG_0688.jpg (27.69 KiB) Exibido 12164 vezes
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- Segurando com um alicate pelo rolamento o conjunto montado do HUB com os rolamentos apertados não existe folga em nenhum sentido e os rolamentos giram livremente.
- IMG_0687.jpg (31.69 KiB) Exibido 12164 vezes
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- Conjunto montado TAIL ROTOR HUB e rolamentos com parafusos e arruelas apertadas.
- IMG_0686.jpg (30.68 KiB) Exibido 12164 vezes
- cyberjoeone
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Mais surpresas!
Passada Outra hora do segundo pega-pás peguei o pega-pás que já tinha 2 horas de cura e montei ele no tail HUB aí mais uma surpresa!
Se você aperta o parafuso o pega-pás pega no TAIL ROTOR HUB e gira raspando se você folga o parafuso um pouco, o pega-pás gira sem folga nenhuma.
Conclusão o temos que tirar um pouco de material ou no pega-pás ou no HUB!
Uma norma que uso é a seguinte se tem que modificar alguma peça faça na mais barata e que vai aparecer menos!
Portanto a bola da vez foi o TAIL ROTOR HUB!
Montei Tail Rotor HUB em uma furafeira "sem apertar muito" e uma pedra de esmeril fina no meu moto tool "DREMEL" coloquei a furadeira com o HUB girando num sentido com o moto tool girando em outro sentido fui retirando aos poucos material do HUB e experimentando até que o Pega-pás estava apertado e rodando livre sem folgas!
Só um detalhe durante qualquer processo de fabricação existe o que se chama de tolerância "uma margem de diferença nas medidas de cada peça que são aceitáveis"
Pois bem constatei que um dos pega-pás ficava um pouco mais apertado do que o outro portanto em um lado do HUB eu tive que retirar mais material.
Mas no fim o resultado foi satisfatório os pega-pás estavam apertados e rodando livres sem folga nenhuma "ou melhor somente com a folga do próprio rolamento.
Neste caso o unico meio de retirar esta folga seria trocar o rolamento por um sem folgas mas a folga do rolamento é desprezível neste caso. :D
Se você aperta o parafuso o pega-pás pega no TAIL ROTOR HUB e gira raspando se você folga o parafuso um pouco, o pega-pás gira sem folga nenhuma.
Conclusão o temos que tirar um pouco de material ou no pega-pás ou no HUB!
Uma norma que uso é a seguinte se tem que modificar alguma peça faça na mais barata e que vai aparecer menos!
Portanto a bola da vez foi o TAIL ROTOR HUB!
Montei Tail Rotor HUB em uma furafeira "sem apertar muito" e uma pedra de esmeril fina no meu moto tool "DREMEL" coloquei a furadeira com o HUB girando num sentido com o moto tool girando em outro sentido fui retirando aos poucos material do HUB e experimentando até que o Pega-pás estava apertado e rodando livre sem folgas!
Só um detalhe durante qualquer processo de fabricação existe o que se chama de tolerância "uma margem de diferença nas medidas de cada peça que são aceitáveis"
Pois bem constatei que um dos pega-pás ficava um pouco mais apertado do que o outro portanto em um lado do HUB eu tive que retirar mais material.
Mas no fim o resultado foi satisfatório os pega-pás estavam apertados e rodando livres sem folga nenhuma "ou melhor somente com a folga do próprio rolamento.
Neste caso o unico meio de retirar esta folga seria trocar o rolamento por um sem folgas mas a folga do rolamento é desprezível neste caso. :D
- Anexos
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- Local onde se deve retirar a pequena quantidade de material para que o pega-pás gire livre.
- P13.jpg (29.22 KiB) Exibido 12162 vezes
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- A furadeira com o HUB e o Dremel com o esmeril prontos para a pequena cirurgia!
- IMG_0695.jpg (24.33 KiB) Exibido 12162 vezes
-
- O hub preso na furadeira.
Atenção! Não aperte muito somente o suficiente para segurar o HUB! - IMG_0694.jpg (17.21 KiB) Exibido 12162 vezes
- O hub preso na furadeira.
- Fábio Sartor
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Já vi que você é o cara, e parece que o rotor de cauda com um peso a mais faz com que o servo da cauda faça menos força para movimentar as pás, ajudando a não dar wag.
Você teria alguma solução para isso?
Fiz uma gambiarra, e melhorou por aqui, mas acho que uns parafusos mais compridos com umas porcas a mais resolveriam o problema.
Você teria uma solução para isso?
Minha solução com o que tinha na mão foi essa e te digo que melhorou, ou seja, um peso a mais ajuda a diminuir a carga do servo, que dizem que não é muito forte.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57046
Não se assuste, pois é uma tremenda gambiarra!
Você teria alguma solução para isso?
Fiz uma gambiarra, e melhorou por aqui, mas acho que uns parafusos mais compridos com umas porcas a mais resolveriam o problema.
Você teria uma solução para isso?
Minha solução com o que tinha na mão foi essa e te digo que melhorou, ou seja, um peso a mais ajuda a diminuir a carga do servo, que dizem que não é muito forte.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57046
Não se assuste, pois é uma tremenda gambiarra!
- cyberjoeone
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- Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
Folgas e mais folgas!
Quando fui verificar as folgas do contol link que acionam os pega pás adivinhe o que encontrei?
Mais folgas!
Agora temos um problema:
As buchas de bronze que ficam nos control links trabalham da seguinte forma:
As buchas ficam presas pelo "T type ARM" quando se aperta o parafuso de fixação e o control link que é de plástico gira em torno da bucha.
Da mesma maneira quando se aperta o parafuso que fixa o control link no pega- pás as buchas de bronze ficam travadas e os links giram nelas.
Pois o problema é o seguinte como tirar uma folga de uma peça de plástico sobre uma de bronze?
Ou fazemos outra de Bronze "vamos precisar de um torneiro Chinês" ou diminuímos o diâmetro do furo "impossível uma vez que o furo está feito!
Mas existe uma outra solução que já apliquei em outras ocasiões e que funcionou:
Fazer uma bucha microscópica com epoxi!
Pode parecer loucura mas a primeira coisa que eu fiz foi colar as buchas com epoxi 30 minutos nos control links.
Após 40 minutos quando o epoxi já está seco mas ainda tem uma certa aderência tipo uma fita adesiva velha, está na hora de remover com cuidado as buchas de bronze.
Com um palito vá forçando a bucha e girando ela até que ela se solte do epoxi e saia do link.
Um detalhe o epoxi adere mais no plástico do que no bronze portanto a bucha deve sair e o epoxi formar uma bucha quase invisível no link.
Retire uma bucha de cada vez e limpe ela com alcool até que não exista mais nenhum sinal de epoxi na bucha.
Passe um pouco de graxa de silicone na bucha de bronze do lado de fora, para evitar que o epoxi volte a grudar nela quando você montar o conjunto e reinstale a bucha no link.
Uma vez todos os links nos lugares aperte os parafusos e verifique se eles estão rodando livres e sem folgas.
Caso tenha problemas basta mergulhar tudo em alcool por alguns minutos que o epoxi dissolve e você pode limpar tudo e começar de novo.
Após verificar todos os links monte todo do sistema do rotor de cauda e verifique o funcionamento.
No meu caso ainda tive que retirar um pouco de material no Tail control arm pois ele não rodava livre quando se apertava o parafuso.
O teste final, segure o conjunto rotor de cauda todo montado e acione o tail control arm ele deve se movimentar livremente mas sem folgas.
Gire o rotor de cauda e vá movimentando o Tail control arm para verificar se ele agarra em alguma posição de giro do rotor.
E por fim segure o dois pega pás entre os dedos indicadore e polegar com a mão direita e com a mão esquerda tente movimentar o tail control arm ele não pode mover se os pega pás estão imóveis, caso contrário existe folga em algum outro componente do sistema de cauda.
desmonte e verifique!
No total eu gastei 4 horas para resolver o problema de folgas na cauda do meu t-rex 250 mas uma coisa você deve levar em consideração:
Por causa das tolerâncias de fabricação você pode demorar mais ou ter que trabalhar em outros componentes para eliminar as folgas do sistema. :D
Mais folgas!
Agora temos um problema:
As buchas de bronze que ficam nos control links trabalham da seguinte forma:
As buchas ficam presas pelo "T type ARM" quando se aperta o parafuso de fixação e o control link que é de plástico gira em torno da bucha.
Da mesma maneira quando se aperta o parafuso que fixa o control link no pega- pás as buchas de bronze ficam travadas e os links giram nelas.
Pois o problema é o seguinte como tirar uma folga de uma peça de plástico sobre uma de bronze?
Ou fazemos outra de Bronze "vamos precisar de um torneiro Chinês" ou diminuímos o diâmetro do furo "impossível uma vez que o furo está feito!
Mas existe uma outra solução que já apliquei em outras ocasiões e que funcionou:
Fazer uma bucha microscópica com epoxi!
Pode parecer loucura mas a primeira coisa que eu fiz foi colar as buchas com epoxi 30 minutos nos control links.
Após 40 minutos quando o epoxi já está seco mas ainda tem uma certa aderência tipo uma fita adesiva velha, está na hora de remover com cuidado as buchas de bronze.
Com um palito vá forçando a bucha e girando ela até que ela se solte do epoxi e saia do link.
Um detalhe o epoxi adere mais no plástico do que no bronze portanto a bucha deve sair e o epoxi formar uma bucha quase invisível no link.
Retire uma bucha de cada vez e limpe ela com alcool até que não exista mais nenhum sinal de epoxi na bucha.
Passe um pouco de graxa de silicone na bucha de bronze do lado de fora, para evitar que o epoxi volte a grudar nela quando você montar o conjunto e reinstale a bucha no link.
Uma vez todos os links nos lugares aperte os parafusos e verifique se eles estão rodando livres e sem folgas.
Caso tenha problemas basta mergulhar tudo em alcool por alguns minutos que o epoxi dissolve e você pode limpar tudo e começar de novo.
Após verificar todos os links monte todo do sistema do rotor de cauda e verifique o funcionamento.
No meu caso ainda tive que retirar um pouco de material no Tail control arm pois ele não rodava livre quando se apertava o parafuso.
O teste final, segure o conjunto rotor de cauda todo montado e acione o tail control arm ele deve se movimentar livremente mas sem folgas.
Gire o rotor de cauda e vá movimentando o Tail control arm para verificar se ele agarra em alguma posição de giro do rotor.
E por fim segure o dois pega pás entre os dedos indicadore e polegar com a mão direita e com a mão esquerda tente movimentar o tail control arm ele não pode mover se os pega pás estão imóveis, caso contrário existe folga em algum outro componente do sistema de cauda.
desmonte e verifique!
No total eu gastei 4 horas para resolver o problema de folgas na cauda do meu t-rex 250 mas uma coisa você deve levar em consideração:
Por causa das tolerâncias de fabricação você pode demorar mais ou ter que trabalhar em outros componentes para eliminar as folgas do sistema. :D
- Anexos
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- As buchas coladas nos control links aguardando os 40 minutos de cura
- IMG_0693.jpg (28.81 KiB) Exibido 12149 vezes