Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Ninguém matou o carro elétrico... ele só entrou em hibernação... naquela época não existiam baterias bacanas para este projeto...

Hoje em dia já existem carros elétricos... inclusive no ano que vem sai o Chevrolet Volt, carro baseado no Civic só que totalmente elétrico (tem um gerador a gasolina, mas não anda a gasolina, só é utilizado para carregar a bateria em emergências).
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:442b891192="Sputnicker"]Ninguém matou o carro elétrico... ele só entrou em hibernação... naquela época não existiam baterias bacanas para este projeto...

Hoje em dia já existem carros elétricos... inclusive no ano que vem sai o Chevrolet Volt, carro baseado no Civic só que totalmente elétrico (tem um gerador a gasolina, mas não anda a gasolina, só é utilizado para carregar a bateria em emergências).[/quote:442b891192]

O Itaipu que era Brasileiro da Gurgel, morreu. :? Acho que era o primeiro elétrico em linha de produção, e era projeto brasileiro... Mas na verdade acho que o elétrico hoje está ganhando mercado, porque já sabem a formula para ganhar dinheiro, você sabia que a petrobras já abriu um posto elétrico para abastecimento ? pois é, é teste mais já está ai. Vou pegar aqui onde é e como é, e posto depois.

Ou seja agora vão cobrar a eletricidade como cobram a gasolina.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

O Gurgel morreu, pq a fábrica foi pro espaço, imagino.
Mas a Itaipu usa uns Fiat Palio elétricos já há alguns anos!

Brucutu, eu to querendo mudar pro interior do PR ou SC, espero que em um a três anos seja possível. Em parte, a idéia de desenvolver a bike elétrica é para usar como principal meio de transporte quando eu mudar pro sul.
Conheço a região aí perto: Cascavel, Toledo etc.
É uma região muito boa. Quem sabe eu ñ me torno professor em alguma universidade por aí...
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

[quote:8a6b5c4ded="Sputnicker"]Ninguém matou o carro elétrico... ele só entrou em hibernação... naquela época não existiam baterias bacanas para este projeto...

Hoje em dia já existem carros elétricos... inclusive no ano que vem sai o Chevrolet Volt, carro baseado no Civic só que totalmente elétrico (tem um gerador a gasolina, mas não anda a gasolina, só é utilizado para carregar a bateria em emergências).[/quote:8a6b5c4ded]

A não... então se dê ao trabalho de assistir o documentário antes de voce falar isso!

Ericfly... tu és professor do que?

Abraços

Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu assisti, algumas coisas até são meio exageradas, mas não tem como discordar de que sempre houve uma dose de sabotagem contra uso eficiente de petróleo...

Na época as baterias de NiMh já existiam, e foram usadas no EV1 (não em todos).

Ele também foi um recordista de eficiência aerodinâmica, com Cx de 0,195. Os mais próximos em produção recentemente são Mercedes Classe E blue (0,24) e normal (0,28), Toyota Prius, Honda Insight e Audi A2 (0,25), Calibra (0,26), entre outros.

Tá certo que EV1, Prius, Insight e A2 não são padrões de beleza universais, mas Mercedes Classe E, Lexus LS430, Open Insignia, Citroen C4, entre outros são belos carros e têm Cx abaixo de 0,30, de onde dá para começar a achar absurdo alguns modelos atuais terem tanto arrasto, como o Fiat Punto (0,34), Fox (0,34), Clio (0,35), Fiesta (0,36, desculpe Fábio...), dentre outros... Lembrando que uma Kombi tem Cx de 0,42, apesar de que o arrasto total é bem maior por causa da grande área frontal.

Claro que há argumentos contra carros elétricos, como tempo de carga, autonomia, e o fato de que se todo mundo mudasse de uma vez para eles faltaria energia elétrica, mas não me conformo da tecnologia melhorar e as coisas continuarem ruins... Mas já é possível começar a migrar numa boa, e faz parte dos meus planos converter algum um dia.

Se eu fazia 16Km/l na estrada em 1995, seria de se supor que conseguiria algo melhor nos dias de hoje, 15 anos depois, e não pior.

Como ecologia está na moda, os fabricantes têm criado soluções, o que acho positivo.

Um exemplo simples de que pequenas mudanças fazem diferença é o Polo Blue Motion ( http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/polo-blue-motion-1.htm ). Com pequenas alterações externas reduziram o Cx de 0,35 para 0,31 (11%), lembrando que os Mythbusters reduziram também o Cx de um carro em 11% fazendo-o parecer uma bola de golf... Mais algumas pequenas alterações técnicas e conseguiram ganhar cerca de 6,8% em velocidade máxima, 15,8% de consumo a 120Km/h, 1,6% em aceleração de 0-100Km/h, além de ficar mais silencioso devido ao câmbio mais longo (menor rotação na estrada).

Já andei em um Civic Híbrido, econômico, ecológico e viável economicamente.

Vi na TV outro dia uma reportagem sobre um carro movido a ar comprimido. Com alguns tanques sob o assoalho, como os tanques de gás que ainda vemos em alguns táxis, anda 200Km, pode ser carregado com uma mangueira de alta pressão (não muito diferente dos carros a gás) ou na tomada (o motor funciona ao contrário e comprime o ar).

Não faltam soluções...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

estive olhando os kits no ML e notei que o motor de 1000W usa 48V e vai direto na roda, sem redução, será que um motor equivalente na HK, um esc de carrinho de 150 Amp e 7S de life da HK(ou a123) não ficaria bom? outra coisa que não entendo é a seguinte: o motor pode ir direto na corrente da moto para substituir a tração humana? pois assim ficaria mais simples a instalação, bastando fazer um montante e adaptar um pinhão...

Anderson
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:0f788139cd="anderleal"]estive olhando os kits no ML e notei que o motor de 1000W usa 48V e vai direto na roda, sem redução, será que um motor equivalente na HK, um esc de carrinho de 150 Amp e 7S de life da HK(ou a123) não ficaria bom? outra coisa que não entendo é a seguinte: o motor pode ir direto na corrente da moto para substituir a tração humana? pois assim ficaria mais simples a instalação, bastando fazer um montante e adaptar um pinhão...

Anderson[/quote:0f788139cd]
é assim que é feito.

A não ser quando o motor é o proprio cubo da roda.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

digo isso porque vi muitos projetos na net em que é usado uma redução ou conjunto de engrenagens, qual seria então a finalidade delas?
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:f34c8a3902="anderleal"]digo isso porque vi muitos projetos na net em que é usado uma redução ou conjunto de engrenagens, qual seria então a finalidade delas?[/quote:f34c8a3902]

Se o motor tiver muita rotação e pouca força, utiliza-se engrenagens extras para gerar força e diminuir a velocidade.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

ah.... agora entendi! então comprando um motor de ~500Kv, consigo uns 20Km por hora, bom tenho as baterias a123 aqui, o esc e a bike, faltaria o motor e o acelerador...

Vou analisar a idéia.
Responder