Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
Enviado: Qui Fev 26, 2009 1:49 pm
Eu realmente não sabia exatamente em que seção do fórum colocar este tópico, então por favor, srs. moderadores por favor movam se for necessário.
Um tempo atrás ví um tópico aqui no fórum falando sobre adaptação de um motor elétrico em uma bicicleta.
Tem até um motor com KV baixíssimo, e 7000W (ou seja, quase 10 cavalos) na Hobbycity, a 125 dólares, da última vez que ví. É um baita dum motorzão, e só o frete deve ser na casa de 50 dólares, fora o ESC para ele, que eu nem sei se tem por lá.
O fato é que eu gostaria de evitar o trânsito de São Paulo, cada vez mais caótico, e a o mesmo tempo curtir minha bicicleta, quando for ao trabalho e em outros lugares.
Evito trânsito, não poluo, economizo e ainda é um carro a menos no trânsito.
Sei que o correto é biciletas andarem nas ruas. Mas entrando na nossa realidade, bicicletas podem andar na calçada (se não houver muito movimento), andar na contra-mão em ruas pequenas e sem movimento com menos risco que se estivessem andando na mão correta, biciletas podem pegar atalhos por ciclovias, que são poucas mas existem, podem pegar atalhos por praças, parques etc.
Então, há várias vantagens. Há outras desvantagens também: a principal é chegar enxarcado de suor no trabalho, principalmente quando fica depois de uma subida, ou a mais de cinco quilômetros de distância.
Quando falei de eletrificar uma bike, meus amigos me disseram: pra isso existe algo chamado "motocicleta". Talvez eles achassem que eu nunca percebi isso...
Mas... motocicleta tem algumas desvantagens em relação a uma bicicleta:
Custo bem mais alto que uma bicicleta, e adicional ao custo que já tenho com meu carro
Motos boas e baratas são muito visadas para roubo
Impostos
Necessidade de tirar habilitação tipo A, que eu não tenho
Em Sampa, há muitas motos irregulares, e motoqueiros andando com motos roubadas, usando motos para assaltos etc. Resultado: motociclistas com motos que não sejam muito caras são frequentemente parados pela polícia, o que é um estorvo.
Quando eu quiser pedalar, ou seja, me exercitar, a moto não me oferece esta opção
Motos são frequentemente barulhentas
Devido ao péssimo comportamento de boa parte dos motoboys na cidade, as motos não são respeitadas pelos motoristas.
A velocidade mais alta que as motos alcançam, em relação a uma bicicleta, as torna muito perigosas, devido à falta de proteção ao motorista
Em geral, é muito mais fácil achar um canto para estacionar uma bicicleta (qualquer portão, poste ou mesmo dentro de uma casa ou estabelecimento) que uma motocicleta. Basta passar a corrente e pronto.
Bicicletas entram no metrô em sábados a tarde, domingos e feriados
E há outras vantagens mais.
A idéia basicamente é: ir trabalhar usando a potência do motor, chegando em estado apresentável ao compromisso, e voltar pedalando, se exercitando.
A minha bicicleta até que é boa, mas está meio encostada. Pelo menos ela tem suspensão, o que vai aliviar um pouco a buraqueira da cidade. Pelo menos no meu bairro, é só remendo! Os freios também são muito bons.
Encomendei um motor na Hobbycity, é o TGY AerodriveXp SK Series 63-74 170Kv / 3250W
Veja a foto dele mais abaixo.
Acho que ele é para aeros giant. Felizmente o pacote já chegou no Brasil, mas ainda está no RJ. Deve vir imposto, paciência...
Eu tenho já umas boas idéias de como pretendo fazer, mas montei este tópico para pegar dicas, idéias ou mesmo experiências de outros.
O esquema por enquanto é o seguinte:
Redução de 7:1. Será com uma correia dentada do motor até o cubo da roda traseira, ou uma redução de 4:1 com corrente, e outra redução de quase 2:1 antes, entre o motor e o sistema de correntes.
Este sistema fica do lado esquerdo da bicicleta, ou seja, independente e em paralelo ao sistema de tração humana da bicicleta.
Sobre este assunto, gostaria também de dicas. Será que usar correia dentada é uma boa, ou ela afrouxa fácil, pula dente etc? Caso tenha que usar corrente, vou precisar de uma caixa de redução anterior (já pesquisei quais as coroas e pinhões disponíveis). Onde posso encontrar algo do tipo? Deveria fazer esta caixa usando correia dentada (pequena)? Onde encontro correia dentada e as respectivas polias a preços bons?
Neste projeto, do jeito que está, para pedalar eu terei que girar o motor junto, ou seja, mesmo que o motor não esteja ligado, ele vai girar. Com ele desligado, não vai haver grande resistência, só a mecânica, não magnética, mas ainda há esta resistência, além do desgaste dos rolamentos do motor. Para evitar isto, eu precisaria de um rolamento one-way, semelhante à catraca das bicicletas. Alguém sabe onde eu encontro um desses para adaptar?
A roda traseira terá um cubo para freio a disco, e no encaixe do freio a disco será adaptada a coroa, seja de corrente ou de correia dentada.
O motor será instalado logo abaixo do pedivela.
Baterias: quatro baterias de chumbo ácido de 7Ah por 12v, em um conjunto 2S2P, totalizando 24v e 14Ah.
As baterias serão afixadas provavelmente no meio do quadro.
O ESC, até o momento é um Super Simple de 70Ah. Não sei se ele vai aguentar. Talvez seja necessário adaptar um FET mais potente. Gostaria de algum guess sobre isto.
Também gostaria de alguma idéia sobre a questão da frequência a ser usada. Gostaria de lembrar que o motor não tem que tirar a bicicleta da imobilidade: eu posso fazer isto com um pequeno empurrão, ou pedalando. Talvez isto simplifique a vida do ESC.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7340
[img:21f2f9a272]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/6374-170.jpg[/img:21f2f9a272]
Um tempo atrás ví um tópico aqui no fórum falando sobre adaptação de um motor elétrico em uma bicicleta.
Tem até um motor com KV baixíssimo, e 7000W (ou seja, quase 10 cavalos) na Hobbycity, a 125 dólares, da última vez que ví. É um baita dum motorzão, e só o frete deve ser na casa de 50 dólares, fora o ESC para ele, que eu nem sei se tem por lá.
O fato é que eu gostaria de evitar o trânsito de São Paulo, cada vez mais caótico, e a o mesmo tempo curtir minha bicicleta, quando for ao trabalho e em outros lugares.
Evito trânsito, não poluo, economizo e ainda é um carro a menos no trânsito.
Sei que o correto é biciletas andarem nas ruas. Mas entrando na nossa realidade, bicicletas podem andar na calçada (se não houver muito movimento), andar na contra-mão em ruas pequenas e sem movimento com menos risco que se estivessem andando na mão correta, biciletas podem pegar atalhos por ciclovias, que são poucas mas existem, podem pegar atalhos por praças, parques etc.
Então, há várias vantagens. Há outras desvantagens também: a principal é chegar enxarcado de suor no trabalho, principalmente quando fica depois de uma subida, ou a mais de cinco quilômetros de distância.
Quando falei de eletrificar uma bike, meus amigos me disseram: pra isso existe algo chamado "motocicleta". Talvez eles achassem que eu nunca percebi isso...
Mas... motocicleta tem algumas desvantagens em relação a uma bicicleta:
Custo bem mais alto que uma bicicleta, e adicional ao custo que já tenho com meu carro
Motos boas e baratas são muito visadas para roubo
Impostos
Necessidade de tirar habilitação tipo A, que eu não tenho
Em Sampa, há muitas motos irregulares, e motoqueiros andando com motos roubadas, usando motos para assaltos etc. Resultado: motociclistas com motos que não sejam muito caras são frequentemente parados pela polícia, o que é um estorvo.
Quando eu quiser pedalar, ou seja, me exercitar, a moto não me oferece esta opção
Motos são frequentemente barulhentas
Devido ao péssimo comportamento de boa parte dos motoboys na cidade, as motos não são respeitadas pelos motoristas.
A velocidade mais alta que as motos alcançam, em relação a uma bicicleta, as torna muito perigosas, devido à falta de proteção ao motorista
Em geral, é muito mais fácil achar um canto para estacionar uma bicicleta (qualquer portão, poste ou mesmo dentro de uma casa ou estabelecimento) que uma motocicleta. Basta passar a corrente e pronto.
Bicicletas entram no metrô em sábados a tarde, domingos e feriados
E há outras vantagens mais.
A idéia basicamente é: ir trabalhar usando a potência do motor, chegando em estado apresentável ao compromisso, e voltar pedalando, se exercitando.
A minha bicicleta até que é boa, mas está meio encostada. Pelo menos ela tem suspensão, o que vai aliviar um pouco a buraqueira da cidade. Pelo menos no meu bairro, é só remendo! Os freios também são muito bons.
Encomendei um motor na Hobbycity, é o TGY AerodriveXp SK Series 63-74 170Kv / 3250W
Veja a foto dele mais abaixo.
Acho que ele é para aeros giant. Felizmente o pacote já chegou no Brasil, mas ainda está no RJ. Deve vir imposto, paciência...
Eu tenho já umas boas idéias de como pretendo fazer, mas montei este tópico para pegar dicas, idéias ou mesmo experiências de outros.
O esquema por enquanto é o seguinte:
Redução de 7:1. Será com uma correia dentada do motor até o cubo da roda traseira, ou uma redução de 4:1 com corrente, e outra redução de quase 2:1 antes, entre o motor e o sistema de correntes.
Este sistema fica do lado esquerdo da bicicleta, ou seja, independente e em paralelo ao sistema de tração humana da bicicleta.
Sobre este assunto, gostaria também de dicas. Será que usar correia dentada é uma boa, ou ela afrouxa fácil, pula dente etc? Caso tenha que usar corrente, vou precisar de uma caixa de redução anterior (já pesquisei quais as coroas e pinhões disponíveis). Onde posso encontrar algo do tipo? Deveria fazer esta caixa usando correia dentada (pequena)? Onde encontro correia dentada e as respectivas polias a preços bons?
Neste projeto, do jeito que está, para pedalar eu terei que girar o motor junto, ou seja, mesmo que o motor não esteja ligado, ele vai girar. Com ele desligado, não vai haver grande resistência, só a mecânica, não magnética, mas ainda há esta resistência, além do desgaste dos rolamentos do motor. Para evitar isto, eu precisaria de um rolamento one-way, semelhante à catraca das bicicletas. Alguém sabe onde eu encontro um desses para adaptar?
A roda traseira terá um cubo para freio a disco, e no encaixe do freio a disco será adaptada a coroa, seja de corrente ou de correia dentada.
O motor será instalado logo abaixo do pedivela.
Baterias: quatro baterias de chumbo ácido de 7Ah por 12v, em um conjunto 2S2P, totalizando 24v e 14Ah.
As baterias serão afixadas provavelmente no meio do quadro.
O ESC, até o momento é um Super Simple de 70Ah. Não sei se ele vai aguentar. Talvez seja necessário adaptar um FET mais potente. Gostaria de algum guess sobre isto.
Também gostaria de alguma idéia sobre a questão da frequência a ser usada. Gostaria de lembrar que o motor não tem que tirar a bicicleta da imobilidade: eu posso fazer isto com um pequeno empurrão, ou pedalando. Talvez isto simplifique a vida do ESC.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7340
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