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Enviado: Sex Mar 19, 2010 11:31 am
por Ericfly
Buts, tome cuidado com esta questão de poder colocar e tirar. Tem de ser um conjunto bem robusto, lembre-se que ele vai tomar muitos trancos...
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...

Enviado: Sex Mar 19, 2010 11:51 am
por Buts
[quote:eb4c8ed4a6="Ericfly"]Buts, tome cuidado com esta questão de poder colocar e tirar. Tem de ser um conjunto bem robusto, lembre-se que ele vai tomar muitos trancos...
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...[/quote:eb4c8ed4a6]

Concordo, mas o que seria o ponto frágil do sistema, seria o encaixe no banco, estou pensando em cortar de um quadro velho a parte onde se encaixa o garfo, colocando ali dentro os rolamentos, para que quando encaixar o cano do selim o mesmo entre justo, entende ? Não sou muito bom de explicar não.. rsrsrsrsrs

Tenho que ver as medidas para pedir para um serralheiro fazer o reboque.

Alguem sabe a medida da altura de uma bicicleta aro 26 do chão até onde encaixa o cano do selim ?

Enviado: Sex Mar 19, 2010 6:59 pm
por Ericfly
Na minha, não uso o encaixe do banco: isso travaria a suspensão traseira.

Enviado: Sáb Mar 20, 2010 12:35 am
por Giuliano MO
[quote:6b06e25166="ezs"]Sputnicker,

no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.

Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.

Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.

Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.

[]´s

Evandro[/quote:6b06e25166]

Na Mobylette (Caloi e Monark), a polia do motor variava o diâmetro para maior a medida que aumentava o giro do motor, com a polia maior o motor se deslocava para trás pois a correia de borracha não se esticava obviamente. O que mantinha a correia esticada no momento que a polia voltava a diminuir o diâmetro eram duas molas que prendiam o motor na parte de trás dele.
Tive uma Mobylette Caloi e eu era o mecânico oficial de nossa equipe do bairro, hehehe.
Já a embreagem não tem nada a ver amigo, com o motor na lente a correia de borracha ficava esticadinha. A embreagem, com dois estágios, ficava dentro do volante, primeiro atuava dois "patins" como são conhecidos para por a mobylette em movimento e após uma maior rotação 4 patins que ficavam no volante de fora grudavam no conjunto e aí a potência total do motor estava atuando na polia variável!!
Fascinante para a época, fritei umas 3 vezes o conjunto, hehehe, com esse sistema tinha uma mutreta pra fazer se precisasse um aumento de rotação do motor, era só forçar o motor retornar para a frente forçando diminuir o diâmetro da polia do motor. A minha quando fazia (era só pisar no cano de escape) qdo tirava o pé liberando pro motor aumentar a polia chegava a tirar a roda da frente do chão, hehehe.
Bem, minha Mobyl era toda preparada e eu pesava uns 45kg na época........

E uma última observação, a correia de borracha não aguentava muito mesmo se andasse mais forte pois com o calor ela ia embora rapidinho!!!
Eu sempre tinha umas 2 ou 3 em casa, hehehe!

Não creio que o sistema da Mobylette serviria exatamente como original dela pois o motor 2T tem uma caracterísitca de maior giro, acho que esse brushless não atingiria o giro suficiente. Fabricar um conjunto todo acho que nem vale a pena.

Tô acompanhando o tópico pois minha bike será eletrificada tb qq hora dessas!!!

Enviado: Seg Mai 17, 2010 5:58 pm
por Rafael Mariano da Silva
Olá Ericfly!

Como anda o projeto? Achei muito criativo. Li as 5 páginas agora. Quem sabe eu te vejo passando "motorizado" por Sampa.

Abraço! Parabéns pela criatividade.

Enviado: Seg Mai 17, 2010 8:34 pm
por alexcmag
O projeto está comigo provisoriamente, mas como a DAC tem uma técnica toda especial em completar os finais de semana com atividades em todos os horários (e eu fico torcendo para a segunda-feira chegar logo, assim consigo pelo menos descansar na hora do almoço). Como o próximo não tem nada planejado devo seguir as próximas fases.

Basicamente a bicicleta ganhou um acelerador no guidão e uma caixa de controle semelhante a um servo-tester, mas com um programa personalizado e sensor de corrente.

Basicamente, ao acelerar esta caixa detecta a posição do acelerador e aumenta a aceleração, mas mantém o consumo abaixo do limite do sistema de forma que não é preciso tomar cuidado com a corrente de partida, ou com subidas, etc., basta acelerar.

Outro "plus" é cruise control, que permite manter a posição do acelerador sem as mãos no guidão, e pode ser desativado ao apertar o botão de novo, ou ao acionar um dos freios.

Enviado: Qua Mai 19, 2010 10:24 am
por Rafael Mariano da Silva
Muito legal!
Vai postando as melhorias feitas passo a passo (de preferência com fotos... hehe). Este projeto é interessantíssimo, acredito que bastante gente está acompanhando e aprendendo mais um pouco.

E parabéns a todos pela criatividade.

Enviado: Qui Mai 20, 2010 12:33 pm
por geanjox
pode dirigie um bicilceta elétrica ou a combustão sem carta? ( de menor)

Enviado: Sex Mai 21, 2010 7:51 am
por Sputnicker
Não.

Qualquer veículo motorizado (incluindo bicicletas) precisa ter carteira de motorista.

Inclusive já existe resoluções sobre veículos elétricos, incluindo bicicletas.

Enviado: Sex Mai 21, 2010 8:09 am
por alexcmag
Na verdade existe uma categoria de bicicletas motorizadas (mobiletes ou bicicletas com motor acoplado) que têm regras próprias.

Nestes é preciso apenas ser maior de 18 anos e obter uma permissão para condução junto ao detran, ou ter uma CNH de qualquer categoria.

Mas... o motor não pode ser maior que 50cc e precisa ser uma bicicleta, ou seja, funcionar pedalando.

De qualquer jeito, menor de idade está restrito a bicicletas normais, patinetes, monociclos e coisas do tipo.