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Enviado: Seg Mar 15, 2010 1:48 pm
por Sputnicker
Sancler, nos sistemas mais avançados de CVT, ambas as polias são móveis e compensatórias, para evitar deixar a correia solta, o que causaria puladas da polia e desgaste prematuro do conjunto.
[img:9602419d7c]http://static.hsw.com.br/gif/cvt-14.gif[/img:9602419d7c]

Além do mais, teria de investir em uma boa correia com Kevlar, que não estica com o calor... do contrário o calor gerado pelo atrito vai esticar a correia...

Ah, aliás... a correia não se afasta do centro por causa da força centrífuga... são os roletes que por causa da força centrífuga exercem força sobre o variador de mola... ;)

Quem vai saber explicar melhor é o ATARI, ele ainda participa do E-Voo?

Ps: eu tenho uma Suzuki Burgman An125 que usa CVT ;)
O sistema é show de bola mesmo...

Enviado: Seg Mar 15, 2010 2:14 pm
por ezs
Sputnicker,

no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.

Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.

Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.

Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.

[]´s

Evandro

Enviado: Seg Mar 15, 2010 3:02 pm
por sancler
[quote:dc6e33783c="ezs"]Sputnicker,

no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.

Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.

Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.

Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.

[]´s

Evandro[/quote:dc6e33783c]


Exatamente evandro tem um sistema desses na lavadora enxuta também
para torcer as roupas

e não é complicado e até confiavél pois as mobiletes levavam um pau danado e ainda sobreviviam

Enviado: Seg Mar 15, 2010 4:06 pm
por Sputnicker
@Sancler
Melhor falhar por tentativa do que por omissão... de qualquer forma eu avisei...
A transmissão é a parte mais importante do conjunto... não tentem fazer ela simples... não vai funcionar satisfatoriamente... mais vale gastar um pouco a mais e fazer direito.

@EZS
Mobilete não, motoneta!
125cc, 4 tempos, 12.4cv... é outra história, rsrs
Aliás, o motor não sai do lugar não... e ela usa o CVT aumentando e diminuindo ambas as polias, como mostrei no vídeo acima...

[img:2583a0463f]http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/9/227089_1.jpg[/img:2583a0463f]

Enviado: Seg Mar 15, 2010 5:14 pm
por sancler
A Suzuki Burgmam usa realmente um sistema o Cvt da burgmam é eficiente sim , porêm estamos com 2 dessas paradas na oficina do DIDA aguardando peças :lol:
alem de caras não tem a pronta entrega
sem falar que pra desmontar e uma zebra .
mas é um baita sistema , porém pesado

o ideal mesmo seria colocar uma caixa automatica kkk

Enviado: Seg Mar 15, 2010 5:44 pm
por Sputnicker
Não é tão zebra assim, só tem que confeccionar um saca polia ;)
O resto é facinho... Só as carenagens que são chatas, como toda moto carenada...

Mas enfim, no sistema de correia você tem aprox 25% de perdas, contra 15% da corrente... eu ainda iria de corrente na bicicleta, já que é mais fácil de fazer o câmbio e terá um rendimento bom e manutenções bem mais baratas e menos frequentes.

Enviado: Seg Mar 15, 2010 7:17 pm
por Brucutu
Ericfly

Segue um video de um kart elétrico. É bom ver essas coisas por mais que seja um meio de locomoção bem diferente, mas... quem sabe aproveita alguma ideia!

http://www.youtube.com/watch?v=vwODx028_Jw

Abraços

Andre

Enviado: Seg Mar 15, 2010 8:10 pm
por -=|Novelli|=-
Galera, nao complica a coisa!

Uma caixa de marchas serve, entre outras coisas para manter o torque sempre igual no eixo de trabalho. Coisa que nao é necessária em motores elétricos!

No motor à explosao, o torque nao é igual em todas as faixas de rotaçao, por isso a necessidade de um cambio.

O uso de PWM nos motores elétricos tem a vantagem de proporcionar um torque constante independente da rpm do motor....

Enviado: Seg Mar 15, 2010 11:32 pm
por Ericfly
ô loco, que empolgação! Já teve até comparações com scooters!
Respondendo às perguntas:
ESC, baterias etc.: veja o primeiro post, na página 1
Posição e sistema de montagem do motor: vide página 3, as fotos de uma bike que o Buts postou. Será no mesmo esquema: motor onde seria um bagageiro.
Tchello, a correia é curta, é isso mesmo. É da primeira redução. Como dá pra ver na útima foto que eu postei, a correia fica entre o motor e o eixo intermediário.
Do outro lado do eixo intermediário tem uma catraca, na qual vai uma corrente comum de bicicleta, que liga este eixo à coroa que está na roda, como no esquema da página 3, supracitado.

Abs

Eric

Enviado: Ter Mar 16, 2010 7:40 am
por Brucutu
[quote:bc7021e91a="Ericfly"]ô loco, que empolgação!

[/quote:bc7021e91a]

Quando é que sai o video da primeira voltinha de bicicleta elétrica?