Alguém já teve problema com TX?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Alguém já teve problema com TX?

Mensagem por RCampos »

Pessoal,
Tive um Rádio Futaa 6EXAP por muito tempo, depois comprei outro e e vendi ele. O cara que comprou me mandou um e-mail falando que fez cinco voos com o TX e tudo normal, depois, ele percebeu uma interferência na hora do pouso e quase lenhou. Segundo ele, era problema no TX.
Pois bem, ele foi voar de novo e lenhou um Funtana 90 e agora fala que a culpa foi do TX que eu vendi para ele.
Durante o tempo que eu estava com o TX nunca vi nenhuma anormalidade, voava com um Easy Star com RX PCM até perder de vista e nunca tive nenhuma interferência, nem mesmo com RX xingling.
Eu já vi muita falha em RX, mais TX ainda não. Alguém já teve problema assim?
Bh!
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Mar 19, 2009 2:34 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Bh! »

Aconteceu algo parecido comigo essa semana, mais o problema foi que quando pluguei no simulador, o TX q comprei, os comandos do aviao ficavam malucos, como se os servos do aviao entrassem em convulçao :shock: tremendo tudo :(

to esperando pra chegar os servos e testar e ver se existe mesmo um problema no TX (Tomara q nao :? ) ou é outra coisa como cabo, o PC etc...
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Não sei não, o cara voou 5 vezes e só foi reclamar 45 dias depois...
É natural o cara colocar a culpa em outra coisa (rádio, rx, cristal, servo etc...).
Em todo caso vou pegar o TX de volta.
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

Pode ser o rx dele sendo de alta ou de baixa ...qual era a frequencia do tx ???

e pergunta pra ele se o rx dele é alta ou baixa ....

desculpe mas burro ele de voar um aero classe 90 com rx sem calibrar
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Ele não quer dizer, só fala que foi um RX PCM com BEC e LIPO, tenho certeza que o problema foi esse, o TX dele era para o canal 55, ele deve ter usado um RX low band.
Eu utilizava ele com RX PCM hi e nunca tive nenhum problema, isso é desculpa dele e ainda me manda e-mail falando que vai me processar e me obrigar a pagar o aero.
Brincadeira....
Avatar do usuário
nikolini
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 8:22 pm
Localização: Rio Grande - RS

Mensagem por nikolini »

Meu caso é diferente, mas vou relatar.

Tenho um tx que não é dos melhores. É um TX E-SKY 4ch que vem no kit do lama v4 e uso esse tx em aeros tbm. Sempre voei no campo, longe de torres e de qualquer interferência que pudesse afetar meu vôo, tudo perfeito, só que ontem decidi voar na cidade próximo a uma torre de transmissão de rádio. Decolei normalmente, quando comecei a abrir uma distância razoável, perdi os controles e tive a impressão de funcionamento falho do tx, as vezes respondia, as vezes nao, era como se o tx estivesse ligando e desligando a todo momento, por sorte consegui desviar o teto de várias casas, aproximar e pousar.

Agora voltei a voar somente no campo, enquanto possuir este rádio.
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

RCampos,

Acho que o cara não tem direito algum a te cobrar alguma coisa, inclusive a devolução do TX, mesmo que o problema tenha sido esse. Ainda mais depois que voce disse que o cara usou o TX e só depois de 45 dias é que teve o problema... e nem sabe ao certo se o problema é o TX mesmo. Vai saber se nesse tempo ele não derrubou o TX, ou deixou entrar agua, etc....

Mas isso tá com cara de interferencia de receptor. Tenho um 6EXAP há uns 4 anos e sempre funcionou direitinho. Interferencia só tive com um receptor GWS. O único problema que ele está agora é que quando estou com mais de 3/4 de acelerador, em um determinado "dente" da aceleração o motor corta e passando ele funciona novamente. No meu caso sim é problema no potenciometro do TX.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

[quote:5efca3883e="caducunha"]RCampos,

Acho que o cara não tem direito algum a te cobrar alguma coisa, inclusive a devolução do TX, mesmo que o problema tenha sido esse. Ainda mais depois que voce disse que o cara usou o TX e só depois de 45 dias é que teve o problema... e nem sabe ao certo se o problema é o TX mesmo. Vai saber se nesse tempo ele não derrubou o TX, ou deixou entrar agua, etc....

Mas isso tá com cara de interferencia de receptor. Tenho um 6EXAP há uns 4 anos e sempre funcionou direitinho. Interferencia só tive com um receptor GWS. O único problema que ele está agora é que quando estou com mais de 3/4 de acelerador, em um determinado "dente" da aceleração o motor corta e passando ele funciona novamente. No meu caso sim é problema no potenciometro do TX.[/quote:5efca3883e]

Eu também pensava assim, mas, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o comprador pode alegar existência de vício oculto no prazo de 90 dias a contar da constatação do defeito.
Neste caso que eu citei, eu como fornecedor poderia ser obrigado a reparar o defeito dentro de 30 dias, caso contrário, deveria devolver o dinheiro. Quanto aos danos, caberia a ele provar que o acidente foi causado pelo TX, coisa que eu acho difícil.
No final das contas, falei para ele levar o TX na Aeromodelli para fazer uma revisão por minha conta. Não é que o cara não quis levar e disse que desistiu do hobby e vai vender tudo. É mole :?:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O correto é sempre que se comprar um TX ou RX seja que marca for, seja de quem for, devemos sempre mandar a uma assistência espcializada para fazer as calibragens necessárias para evitar possíveis problemas, eu mesmo comprei um TX 7UAF e ele não passou no teste de alcançe e o vendedor me afirmou que estava bom e todo o equipamento sempre esteve bom um dia mas pode vir a dar problema a qualquer momento independente de quem esteja usando.
Por fiz o teste de alcançe antes de voar o que a maioria nem sabe o que é isso ou ignora isso que é obrigatório ser feito sempre antes de qualquer voo pois pode ter voado bem agora mas não se sabe se voa bem depois pois é lei isso, tudo para estragar tem que estar funcionando e sempre será assim com todo mundo sem excessões.
É obrigação de todo o comprador de equipamentos mandar verificar o equipamento antes de começar a usar para poder reclamar antes de acontecer algo pois se ele usou 5 vezes, significa que se deu problema mesmo no TX foi já em uso com ele e não que ele tenha comprado com defeito pois quando o defeito aparece, logo no primeiro voo já dá problemas e não 5 voos depois.
Sugiro a não receber o equipamento de volta pois ele é daqueles que só sabe reclamar e se alguém reclamasse a ele um possível problema ele simplesmente ignoraria e usaria palavras como " Te vira, quando era meu funcionava bem, você que estragou."
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Insista para ele mandar para aeromodelli, pois lá eles podem emitir um laudo informando se há falha no tx. Caso ele não queira, então ele estará assumindo que o erro foi em outro eletrônico.
Só não receba o tx de volta antes do laudo, pois ele alegará que você "maquiou" o defeito.
Júlio César
Responder