Qual fonte usar no Turnigy Accucell 6? 3A, 5A ou 10 A?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Qual fonte usar no Turnigy Accucell 6? 3A, 5A ou 10 A?

Mensagem por grex09 »

Salve pilotos!

Comprei um carregador desse mas ainda não chegou. Tenho visto várias pessoas dando suas impressões sobre a fonte de alimentação porisso gostaria de saber: Qual fonte devo utilizar pra desfrutar de todas as funções desta pequena maravilha.

Comprei na Hobbycyti, já tem 5 dias e não mandaram ainda, isso é normal?

Obrigado a todos.
T Rex 550 E rotor DFC 600 + 3GX

Copter X 450 AE V2, DX6i e Gyro 401+S9257

Belt CP com rotor de Copter X e kit carbono.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

10 a é a mais indicada, tenho um e funciona bem com uma fonte de 15A, ele funciona também com uma de 3A mas se precisar carregar com toda a potência ele irá dar erros de voltagem, o mais indicado é de 10a pra cima que terá sempre bom rendimento do seu carregador.
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Mensagem por grex09 »

Ok Laercio, obrigado pela resposta. É que sou radio amador e fontes de 10A são imensas pra serem usadas num carregador de bat (na minha ingenuidade).

SOlicito ao companheiro indicar uma fonte pra comprar ou confeccionar pois ja li em algum lugar q pode ser utilizado uma fonte de PC.
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Grex09,

A fonte de PC modificada é a melhor opção custo x benefício. Aqui no e-Voo você achará 2 excelentes tópicos de como modificar uma fonte:

Sugestão do Cláudio Fernandes: http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/ ;
Sugestão do Arthur: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=152369 .

Eu modifiquei a minha seguindo a sugestão do Arthur.

Há ainda uma outra opção, que também estou usando, de puxar neutro e 12v da fonte do seu PC. Nessa opção, não é necessário mudar nada (a não ser colocar 2 born´s, caso queira, para ficar "menos gambiarrado").

Há poucos dias comprei um carregador iCharger e tão logo ele chegue (no fim desse mês ou no início de junho), irei vender esse meu "kit" (fonte de 300W, sendo 144W reais, 12V / 12A + Carregador Accucel6).

[]´s
Anexos
Saídas do PC - 12v 452x320.jpg
Saídas do PC - 12v 452x320.jpg (38.76 KiB) Exibido 14192 vezes
Turnigy + Fonte PC modificada_5 - 430x320.jpg
Turnigy + Fonte PC modificada_5 - 430x320.jpg (33.15 KiB) Exibido 14192 vezes
Turnigy + Fonte PC modificada_3 - 400x300.jpg
Turnigy + Fonte PC modificada_3 - 400x300.jpg (36.02 KiB) Exibido 14192 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pode usar sim uma fonte de PC mas cuide para que seja uma fonte com potência real e não como muitas que dizem ter 500W mas não chegam nem a 200W e custam menos de 50,00, teria que investir em uma fonte de PC daquelas mais caras tipo 150,00 para cima pois tem que ser potência real e para ligar elas já que são fontes ATX, é só colocar uma chave que bote em curto o fio verde da fonte com o negativo (fio preto) que ela permanece ligada e quando você desliga a chave, elimina o curto causado e a fonte desliga.
Pode sim usar uma fonte de PC mas muito atento a potência real dela, não se deixe enganar com isso pois será dinheiro investido sem o ganho necessário.
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Mensagem por grex09 »

OK pessoal, obrigado pelas respostas!

Weberson, no caso da simples conversaõ da fonte quando não é necessário mudar nada, qual a amperagem de saida da fonte, resolve o problema?

Laercio, tenho duas dessas aqui em casa, não vou comprar. COmo não tenho amperímetro não saberei quanto ela manda. Vc sabe, em média, quanto ela manda de amperagem?
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Eu também uso uma fonte de PC, mas para carregar baterias pequenas, uma 3S de 1500-2200 mAh (carregada) serve e carrega uma bateria 2S de 460 mAh três vezes pelo menos.

No geral as fontes de PC têm uma tabela de correntes máximas para cada tensão, a minha diz que é capaz de fornecer 18 A em 12 V.
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Grex09,

Puxando neutro e 12v da fonte do seu computador, realmente não é necessário alterar nada, como citei acima. Sobre a corrente de saída, não se preocupe, qualquer fonte de PC, desde as antigas fontes AT, que pode ser de um 486 velho de guerra, lhe atenderá com sobras, pois fornecerá mais potência e corrente do que o Accucel-6 necessita para funcionar bem.

Seja puxando uma extensão da fonte do seu PC ou convertendo uma fonte velha (ou até nova caso queira), você estará muito bem atendido. Se fizer como eu fiz, e também colocar uma saída de 5v (born vermelho), terá uma fonte "multifunção, pois com os 12v conseguirá, além de atender muito bem o carregador, ter uma saída para alimentar um arco de corte de +/- 70cm. Com a saída de 5v terá uma linha para alimentar receptores (para testes em bancada) além ter mais uma linha para pequenos arcos de corte, agora com +/- 30cm.

Sem dúvida vale a pena e muito fazer a conversão.

[]´s
DeLiRanTe
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 26, 2008 4:25 pm
Localização: Brasília

Mensagem por DeLiRanTe »

Eu uso uma fonte de 1,2 A no meu Accucell. O problema é que o máximo que consigo é carregar a 700mA senão dá erro. Isso é bom pra dar longevidade pra bateria mas se você precisar carregar rápido, não presta.
Avatar do usuário
grego
membro
Mensagens: 454
Registrado em: Sex Set 26, 2008 9:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por grego »

se quiser, tenho uma de pc sobrando, mas é genérica, não dá pra saber qts watts reais tem. Se quiser tentar, pode retirar comigo (em sp) ou paga só o frete...
Comprei essa fonte justamente pra usar no accucell-6, mas achei muito trambolho, e também sou um ignorante em eletronica, eu nao soube utilizar/modificar...

mas pagar 150, 200 numa fonte de pc não acho que compense, dependendo do uso q vc for fazer...

eu acabei comprando uma outra fonte no mercadolivre, já pronta, compacta, parece de notebook. Tem 12v, 5A, estabilizada, custou 79 reais. Achei Excelente negócio, uso ela sempre, não esquenta, perfeita.
Responder