Recuperaçao de motores glow

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
fabiojr123
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 4:59 pm
Localização: Palmas-To

Recuperaçao de motores glow

Mensagem por fabiojr123 »

Amigos do forum adoraria saber se alguem tem algum artigo ou metodos para recuperaçao de motores glow

abraço a todos
Realizando o Sonho de Icaro
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Depende oque seu motor tem...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Normalmente se troca as peças que apresentam defeito como kit de camisa e pistão que é o mais comum pelo desgaste.
Não existe retífica para esses motores pois são muito pequenos para ajustes e não existem peças com outras medidas que não sejam os kits deles mesmos que são mais fáceis de trocar do que restaurar.
Avatar do usuário
fabiojr123
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 4:59 pm
Localização: Palmas-To

rs

Mensagem por fabiojr123 »

[quote:da9e8f590d="Emannuell"]Depende oque seu motor tem...[/quote:da9e8f590d]

Amigo emanuel ele no chao está normal mas quando esta no ar 5 minutos de voo ele apaga do nada.

meu motor e um O.S40la

Abraços
Realizando o Sonho de Icaro
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Deve tah muito afinado... tente abrir uns 4 cliques a agulha de alta. Se náo bastar verifique o tanque, pescador principalmente. As vezes ele está preso no fundo do tanque. O ronco do motor não deve alterarquanto ele esta na posição horizontal e na vertical. Se ele perder RPM com o nariz p/ cima, abra uns 2 cliques por vez na agulha de alta, até que o ronco fique inalterado nas duas posições. Este procedimento deve resolver o seu problema. O motor deve apagar devido ao superaquecimento, pois se o motor roda muito afinado ele não lubrifica direito e acaba superaquecendo. Acho que vai resolver... Para este motor use uma helice 10x6 ou 9x6...

Boa sorte !!!
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Primeiro LA é chato de regular, pois tem regulagem de entrada de ar. Coisa que nenhum outro carburador de aero tem, já que todos os outros regulam tanto na baixa, como na alta, somente a entrada de combustível. Dá uma olhada na entrad de ar, pois se estiver muito aberta a mistura vai ficar pobre, gerando aquecimento. Segundo, tem que usar combustível com mais óleo, para que as dilatações sejam preenchidas e não dê entrada de ar e para dissipar melhor o calor já que o atrito do mancal, por ser de bucha gera um pouco mais de temperatura. Eu tenho dois LA´s 40 que funcionam feito relógio, comprei barato pois os antigos donos queriam jogar eles fora, devia ter esperando eles ficarem com um pouco mais de raiva que ganhava o motor.
O que fiz foi o seguinte: desmontei o motor e limpei tudo. Desmontei o carburador e limpei toda a sujeira que poderia ter. Depois, troquei a vela, já que os donos anteriores usavam um vela errada. No meu caso, estou usando vela A8. Apesar de mais quente ficou perfeita nos meus motores e são apropriadas ao motor. Uso um combustível com "apenas" 18% de óleo, porém o óleo tem parte rícino e parte sintético, digo "apenas" pois o certo seria 20% no mínimo, melhor se fosse 22%.
Vôo com o motor sempre afogado, nada de voar com o motor com a regulagem para a máxima rotação, não estou competindo e esse também não é o espirito de um LA, ainda mais sendo velho. Quando acho a máxima do motor, faço com que fique sempre abaixo disso, com o motor sempre um pouco afogado. Isso não altera o consumo, mas melhora a refrigeração do motor e prolonga sua vida útil.
Um conselho, se você não tem experiência em desmontar e montar um motor de aero, tenha calma e olhe atentamente a posição de tudo antes de tirar do lugar. Especial atenção na hora de tirar a biela, veja a posição e monte exatamente do jeito que estava. Quando retirar a camisa do cilindro vai ver que só tem uma posição de montar, tem gente que consegue inverter a admissão e o escape, mas o motor vai funcionar muito mal e pode nem funcionar. No mais e só prestar atenção. E se não tentar a primeira vez, nunca vai conseguir fazer.
Se algum tonto falar que motor LA não presta e que é pura bucha. Não liga. Pois, se não presta-se de jeito nenhum não estaria em produção até hoje. LA é igual Fiat Uno, economico, durável, simples e barato. Quem fala mal, ou não teve e ouviu algum comentário pejorativo e achou que era uma verdade, nunca usou um motor LA ou não entende nada mesmo de motores, ai nem adianta tentar discutir o cara nunca vai entender mesmo.
Hélice, uso 10x6 e 10x7. Em alguns lugares ví recomendação de 10x8. Já usei 9x6 com excelente performance.
Agora, se o seu motor não regula de jeito nenhum verifique alguns intens, que devia ter mencionado antes: combustível inapropriado (O LA não aceita óleo 100% sintético), vazamento de pressão no tanque ou mangueiras, vela (se for A3 ou A5 troca por A8), motor fundido (trocar os anéis ou a camisa e o pistão se for motor sem anel), riscos na camisa e no pistão, parafuso solto no cabeçote e carter, folga excessiva nos mancais de bucha e (ai tem que se enforcar num pé de abobrinha) vela solta.
Devia ter perguntado antes, o motor começou a apagar do nada e vinha funcionando normalmente? Ou desde que você pegou ele já era assim?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Vitorette, parabéns pelas dicas, vi que é um verdadeiro aeromodelista pois a maioria que conheço o motor tem que estar afinado ao máximo pois se não for assim o motor não presta e é difícil de explicar para eles o que você explicou agora, uso um motor que muitos disseram ser a maior porcaria e funciona tão bem que se ficasse melhor estragava, lógico que se eu for fazer acrobacias de precisão com ele as coisas mudam mas mesmo assim a maioria dos voos a gente somente voa com o aero e não fica tentando fazer acrobacias o tempo todo até mesmo porque a febre de torque já passou e não tem mais graça fazer avião parecer heli parado no ar.
Responder