Instalação do módulo 2.4 da Assan

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
henriquem
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 1:20 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por henriquem »

Será que esse módulo funciona com o Radio Hitec Laser 4 ?
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:7a4f98e893="henriquem"]Será que esse módulo funciona com o Radio Hitec Laser 4 ?[/quote:7a4f98e893]

O fabricante fala que sim.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

Sera que o alcance com esse modulo sera o mesmo se colocado em um Futaba ou xing-ling? E PPM eh apenas para heli correto?
Abs,
Marco
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4f0b7ba3ef="marco tulio LM"]Sera que o alcance com esse modulo sera o mesmo se colocado em um Futaba ou xing-ling? E PPM eh apenas para heli correto?
Abs,
Marco[/quote:4f0b7ba3ef]
Não, PPm é o tipo de modulação do TX e não programação, helicoptero as configurações são HDE e CCPM não tem nada a ver com PPM de modulação de TX.
O alcançe de transmissão depende muito da qualidade do RX a ser usado, se comprares um rx assan X8 por exemplo, terá um alcande de no máximo 500mts agora se comprares um rx assan X8R, terá mais de 1600mts de alcançe que esse rx é um pouco maior e mais pesado sendo aconselhado somente para aeros acima de 1500mm de envergadura pois serão mais pesados do que os X8 que são para parkflyers.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Transformei o meu Futaba 6EXA em Flex também. Agora vou testá-lo em voo. Usei a idéia do Edgard, uma chavinha para selecionar cada transmissor de rf.
Anexos
Antena 2.4 do lado esquerdo da antena 72, chave comutadora do lado direito
Antena 2.4 do lado esquerdo da antena 72, chave comutadora do lado direito
fut24_2.JPG (39.95 KiB) Exibido 22879 vezes
Módulo ficou escondido atrás da antena 72, a chave comutadora (azul) do lado esquerdo e a antena 2.4 à direita
Módulo ficou escondido atrás da antena 72, a chave comutadora (azul) do lado esquerdo e a antena 2.4 à direita
fut24_1.JPG (37.92 KiB) Exibido 22879 vezes
Beto
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

[quote="LaercioLMB"][quote="marco tulio LM"]Sera que o alcance com esse modulo sera o mesmo se colocado em um Futaba ou xing-ling? E PPM eh apenas para heli correto?
Abs,
Marco[/quote]
Não, PPm é o tipo de modulação do TX e não programação, helicoptero as configurações são HDE e CCPM não tem nada a ver com PPM de modulação de TX.
O alcançe de transmissão depende muito da qualidade do RX a ser usado, se comprares um rx assan X8 por exemplo, terá um alcande de no máximo 500mts agora se comprares um rx assan X8R, terá mais de 1600mts de alcançe que esse rx é um pouco maior e mais pesado sendo aconselhado somente para aeros acima de 1500mm de envergadura pois serão mais pesados do que os X8 que são para parkflyers.[/quote]

Obrigado pela resposta. Entendi a diferenca... mancada de novato... :wink:
brsfnet
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 8:06 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por brsfnet »

[quote:3c0d569c08="Edgard"][quote:3c0d569c08="brsfnet"][quote:3c0d569c08="Edgard"]O esquema que tem no site indicado nos reviews da HC é o seguinte e é o que vou tentar fazer.[/quote:3c0d569c08]
Edgar Boa Noite vc falou de um capacitor na lista de materiais, só não consegui ver na esquema elétrico que vc desenhou onde ele é ligado desculpa a ignorancia[/quote:3c0d569c08]

Desculpe a demora, tenho que me acostumar olhar este tópico com mais frequência.

Ele não está no esquema, pois não faz parte da instalação, ele é instalado em um canal que esteja sobrando no rx.[/quote:3c0d569c08]
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Bom dia achei muito interessante esta conversão,não que eu vá converter agora pois meu radio esta novinho e não temos problemas com interferência ,mas o meu radio é um futaba 6EXP PCM/PPM (FM) 72 e li que o radio deve ser PPM ,no meu caso teria como ? já que é comutável a conversão é fácil ? existe um modelo mais fino? At Jeferson
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Oi,

Meu rádio também é PCM/PPM e é só deixar ele setado com PPM que tudo funciona perfeitamente, no fim de semana eu passo ele para PCM e vejo se dá algum problema, ou não. :)

Não sei se há um modelo mais fino, acho que não, mas sobrou bastante espaço dentro da TX, pois ele é bem fino.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
DePaiva
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 11:07 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por DePaiva »

[quote:e56c2017b1="Edgard"]É só seguir o manual.

1- Conecte o plug de bind entre o pino de sinal dos canais 1 e 3
2- Ligue o TX e o RX
3- Mexa o stick do canal 2 para a direita e esquerda 2 vezes
4- Desligue o RX e ligue novamente
5- O led piscara vermelho e depois de uns 2 segundos ficará verde
6- Remova o plug de bind e vá voar :)[/quote:e56c2017b1]

Edgard, obrigado!
Eu vi um post que você colocou o esquema da ligação que você fez, mas não encontrei mais.
De qualquer forma quero registrar aqui que me ajudou muito, eu segui o esquema e consegui instalar o modulo em meu rádio.
Parabens, ficou muito bom o esquema que você postou.
É uma pena que o post sumiu, porque é muito útil para quem não está seguro em fazer a instalação.
Responder