Balsa x Isopor
Balsa x Isopor
Bom, o motivo de começar este tópico é comparar a construção utilizando estes dois materiais, levando-se em conta baicamente o princípio leveza, nãoquero criar nenuma polêmica, simplesmente postar opiniôes e conselhos aqueles que constroem seu próprios modelos
Eu mesmo não sei construir em balsa , mas adoraria fazê-lo, pois o capricho e beleza dos modelos construídos com este material são ímpares.
mas ao longo do tempo aprimorei as minhas técnicas de construção com isopor e pluma, utilizando para entelagem fita Durex colorido e Oracal.
Resumindo: quando se capricha na construção e na estética de um modelo com mesmo tamanho e características, qual seria aquele mais leve, o de balsa ou o de isopor? pergunto isso pois primo meus modelos pela leveza, seja um Skyline AMB ou modelos que mesmo crio, nada muito complicado!
Eu mesmo não sei construir em balsa , mas adoraria fazê-lo, pois o capricho e beleza dos modelos construídos com este material são ímpares.
mas ao longo do tempo aprimorei as minhas técnicas de construção com isopor e pluma, utilizando para entelagem fita Durex colorido e Oracal.
Resumindo: quando se capricha na construção e na estética de um modelo com mesmo tamanho e características, qual seria aquele mais leve, o de balsa ou o de isopor? pergunto isso pois primo meus modelos pela leveza, seja um Skyline AMB ou modelos que mesmo crio, nada muito complicado!
- Anexos
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- Feitos por mim e AMB
- 3 modelos compac.jpg (26.44 KiB) Exibido 7634 vezes
Se for filmar nao trema, se tremer, nao filme!!!
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- Elder
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Fala John!
Eu tentei muito com o isopor mas nunca tive sucesso.´Com o primeiro contato com a balsa percebi que eu tinha mais facilidade com aquilo. Desde entao deixei de lado o isopor mas agora estou querendo fazer uma contruçao em isopor devido, principalmente, ao fator praticidade.
Por ex: Uma asa de balsa dependendo do modelo tamanho etc pode levar semanas, cortando nervuras, lixando, fazendo furos, alinhando, colando, chapeando etc.. Enquanto a asa de isopor fica pronta em 10 minutos com um cortador.
Em relaçao a leveza eu tambei dou ponto ao isopor ( P0, nao conheço os outros ).
Mas em relaçao a acabento nao tem comparaçao, os modelos a balsa sao simplesmente impecaveis ! Certo que existem contrutores aqui no forum que fazem avioes com isopor/pluma tambem maravilhosos, mas garanto se eles trabalhassem com balsa ia ser ainda melhor ! hehehe
Ë isso ai.. cada um tem seu lado positivo e negativo, fica a vontade da pessoa que vai contruir dando preferencia a facilidade que a pessoa tem, primeiramente, de encontrar o material e a facilidade de trabalhar com o mesmo.
Os modelos estao lindos !
Abs,
Eu tentei muito com o isopor mas nunca tive sucesso.´Com o primeiro contato com a balsa percebi que eu tinha mais facilidade com aquilo. Desde entao deixei de lado o isopor mas agora estou querendo fazer uma contruçao em isopor devido, principalmente, ao fator praticidade.
Por ex: Uma asa de balsa dependendo do modelo tamanho etc pode levar semanas, cortando nervuras, lixando, fazendo furos, alinhando, colando, chapeando etc.. Enquanto a asa de isopor fica pronta em 10 minutos com um cortador.
Em relaçao a leveza eu tambei dou ponto ao isopor ( P0, nao conheço os outros ).
Mas em relaçao a acabento nao tem comparaçao, os modelos a balsa sao simplesmente impecaveis ! Certo que existem contrutores aqui no forum que fazem avioes com isopor/pluma tambem maravilhosos, mas garanto se eles trabalhassem com balsa ia ser ainda melhor ! hehehe
Ë isso ai.. cada um tem seu lado positivo e negativo, fica a vontade da pessoa que vai contruir dando preferencia a facilidade que a pessoa tem, primeiramente, de encontrar o material e a facilidade de trabalhar com o mesmo.
Os modelos estao lindos !
Abs,
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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Eu particularmente prefiro a balsa pois gosto de modelos maiores e isopor os deixa um tanto frágeis, já os menores o isopor é ótimo, principalmente elétricos mas como ainda prefiro os glow, isopor com motor a combustão não funciona mas um aeromodelo feito em blsa pode ter as duas opções, glow ou elétrico e são mais fáceis de pilotar.
Se você fizer um aero com 1600mm de envergadura, ele é bem mais fácil de pilotar do que um com 740mm, agora fazer um de 740mm de envergadura usando somente balsa, ele ficaria um tanto pesado a não ser que fosse todo estrutural sem ser chapeado e entelado com papel arroz ou semelhante.
Asa de isopor chapeado eu particularmente não gosto, é mais fácil de fazer mas na hora de consertar uma sempre fica um pouco mais pesada do que a outra tendo que ser compensada de alguma forma pois o equilíbrio do aero não é somente frente e cauda mas também asas de um lado e outro tem que estar equilibrado pois já vi muito aero em que equilíbrio do eixo dele não existe nenhum, tendo que ser compensado em aileron para o aero não ter tendencia a girar no eixo sozinho.
Se você fizer um aero com 1600mm de envergadura, ele é bem mais fácil de pilotar do que um com 740mm, agora fazer um de 740mm de envergadura usando somente balsa, ele ficaria um tanto pesado a não ser que fosse todo estrutural sem ser chapeado e entelado com papel arroz ou semelhante.
Asa de isopor chapeado eu particularmente não gosto, é mais fácil de fazer mas na hora de consertar uma sempre fica um pouco mais pesada do que a outra tendo que ser compensada de alguma forma pois o equilíbrio do aero não é somente frente e cauda mas também asas de um lado e outro tem que estar equilibrado pois já vi muito aero em que equilíbrio do eixo dele não existe nenhum, tendo que ser compensado em aileron para o aero não ter tendencia a girar no eixo sozinho.
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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Meu ponto de vista..
Balsa, em qualquer tamanho, sabendo montar, é a melhor opção, independente da entelagem.
Depron e isopor são ótimos,baratos e rápidos de montar, inclusive para modelos glow, com estrtura adequada lógicamente.
Modelos em fibra tem melhor acabamento, reparo um pouco trabalhoso de vido à pintura mas relativamente rapido e no geral são ótimos voadores e tem aerodinâmica mais aficaz, sem muito arrasto induzido.
Norton
Balsa, em qualquer tamanho, sabendo montar, é a melhor opção, independente da entelagem.
Depron e isopor são ótimos,baratos e rápidos de montar, inclusive para modelos glow, com estrtura adequada lógicamente.
Modelos em fibra tem melhor acabamento, reparo um pouco trabalhoso de vido à pintura mas relativamente rapido e no geral são ótimos voadores e tem aerodinâmica mais aficaz, sem muito arrasto induzido.
Norton
- Rho
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- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
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Desde que comecei com aeromodelismo elétrico estou focado na balsa.
Tenho apenas um modelinho de 110cm de envergadura - asa alta - trem de pouso - que pesa pronto para voar 700 grs. E ele já provou ser bastante resistente a danos, especialmente aos meus pousos que não são nada arredondados.
Acredito, [b:b08af1a5fb]e sei que vai polemizar[/b:b08af1a5fb], mas para um aeromodelo de maior envergadura (de 140 cm para mais), em balsa vai ficar mais leve que em isopor. A não ser os perfilados, é claro. Penso que a estrutura de reforço para um aeromodelo de 160 cm de envergadura em isopor, faça com que o peso final se eleve e então seria mais justificada a balsa nesta configuração.
Pena que eu não tenha acesso fácil a isopor e depron (ainda não me empenhei em procurar) para arriscar algumas construções... Pois com certeza o meio termo deva ser uma ótima solução, montar em isopor + balsa!!!!
Desculpem-me antecipadamente pela tendência, mas não resisti ao pensamento [b:b08af1a5fb]cupim[/b:b08af1a5fb]!!!!
Tenho apenas um modelinho de 110cm de envergadura - asa alta - trem de pouso - que pesa pronto para voar 700 grs. E ele já provou ser bastante resistente a danos, especialmente aos meus pousos que não são nada arredondados.
Acredito, [b:b08af1a5fb]e sei que vai polemizar[/b:b08af1a5fb], mas para um aeromodelo de maior envergadura (de 140 cm para mais), em balsa vai ficar mais leve que em isopor. A não ser os perfilados, é claro. Penso que a estrutura de reforço para um aeromodelo de 160 cm de envergadura em isopor, faça com que o peso final se eleve e então seria mais justificada a balsa nesta configuração.
Pena que eu não tenha acesso fácil a isopor e depron (ainda não me empenhei em procurar) para arriscar algumas construções... Pois com certeza o meio termo deva ser uma ótima solução, montar em isopor + balsa!!!!
Desculpem-me antecipadamente pela tendência, mas não resisti ao pensamento [b:b08af1a5fb]cupim[/b:b08af1a5fb]!!!!
Voltando aos poucos.....
Agradeço a todos que deram seus depoimentos aqui, e concordo com cada um de vcs quanto aos pontos positivos e negativos de cada construção. O que acontece comigo é que meu acesso a pluma e ao isopor é faciltitado demais, já a balsa e monokote tem seu preço lá em cima, então estou tentando aprimorar minhas construções para atingir a leveza e a estética, pois o meu prazer não é nem tanto um modelo de encher os olhos, pois lá em cima nada disso aparece, e sim poder voar com menos da metade do acelerador (é regra pra todos os meus modelos) e passas de 20 minutos com uma bateria de 1500 mAH em um modelo de 1 mt de env. e 250 gr, como é o caso dos modelinhos menores que montei da AMB. Como demorei muito tempo pra aprender voar, foi particamente sozinho e lenhando modelos que eu mesmo construía, hoje eu prezo o tempo que fico lá em cima. Ainda vou montar um modelinho em balsa, mas por enquanto vou caprichando no isopor mais um pouquinho
- Anexos
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- Esse modelo tem 1,2 por 0,8 mt e pesa com bateria 450 gr
- Big Sky compac.jpg (26.54 KiB) Exibido 7517 vezes
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- Big Sky 2 compac.jpg (25.19 KiB) Exibido 7519 vezes
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- Porta lateral pra bateria compac.jpg (20.82 KiB) Exibido 7523 vezes
Se for filmar nao trema, se tremer, nao filme!!!
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Essa sua porta na lateral foi uma ótima idéia, isso faz com que a fragilidade da maioria dos aeros com a porta na frente e em cima da fuselagem enfraqueça a mesma em quedas o que é muito comum de acontecer a quebra da fuselagem justamente neste poonto por ficar mais frágil a impactos e essa porta na lateral mantém a estrutura da fuselagem mais resistente.
Parabéns pela idéia, acho que vou usar isso em um aeromodelo que estou pensando aqui.
Obrigado mesmo.
Parabéns pela idéia, acho que vou usar isso em um aeromodelo que estou pensando aqui.
Obrigado mesmo.