Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Alex, desculpa a pergunta, mas é perguntando q se aprende........
Se pra carregar uma NiCd e NiMh é o mesmo método podendo usar o mesmo carregador, um Carregador de LiIon é o mesmo pra LiPo ? deduzi isso por serem de as duas de "Lítiun"........ :roll: :?: :roll:


A diferença é mínima entre eles, mas sim, servem.

Olha o jogo dos sete erros: Carregadores NiMh/NiCd carregam a corrente constante, o NiCd geralmente mantém uma corrente de manutenção após terminar a carga (que a NiMh não precisa, mas também não faz mal nenhum).

Carregadores LiIon/LiPo carregam a tensão constante, corrente constante, a única diferença é que LiPo é 4,23V por célula e LiIon 4,13V por célula. Um carregador LiIon carrega a 95% a LiPo, sem nenhum risco, apenas não alcança a carga total, mas isto não impede seu uso. Um carregador LiPo ultrapassa a tensão máxima da LiIon, mas a LiIon estiver totalmente carregada este 0,1V de diferença será numa corrente tão pequena que a LiIon não é danificada por isto.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

.

Mensagem por BigEspectro »

Alex, td bm?
Olha só, você no começo deste tópico, disse que baterias que eram usadas em celulares ou computadores portáteis poderia servir para pequenos aeros, ( NiMh) .
Desmontei 3 Nokia que tenho e encontrei algumas em packs de 3 células verdinhas escritas JAPAN DFH.
Seriam essa q vc se referia?
Se souber, cada pack de 3 quantos volts podem produzir e qual a amperagem de cada pack?
Medi com meu multímetro meia-boca e apresentou 4,1 volts num pack de 3 células......seria isso.
Obrigado......

Ah, marcam tipo BMS - 2S

VALEUZZZZZZZZZZ

NB- Seus motores de foguetes estão prontos, mas terá que seguir corretamente as recomendações em..........são violentíssimos embora eu tenha enfraquecido em 30% a fórmula que uso.
Talvez diminuirei ainda mais já que são para foguetes de 1 metro ou 1,2....he he.....que vc me passou,........esses levantam 3 metros de fógue com 6 quilos tranquilamente a uns 600 metros...................é isso que vc quer?
Caso contrário, faço outros menos potentes ok.
Bye
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: .

Mensagem por alexcmag »

BigEspectro escreveu:Alex, td bm?
Olha só, você no começo deste tópico, disse que baterias que eram usadas em celulares ou computadores portáteis poderia servir para pequenos aeros, ( NiMh) .
Desmontei 3 Nokia que tenho e encontrei algumas em packs de 3 células verdinhas escritas JAPAN DFH.
Seriam essa q vc se referia?
Se souber, cada pack de 3 quantos volts podem produzir e qual a amperagem de cada pack?
Medi com meu multímetro meia-boca e apresentou 4,1 volts num pack de 3 células......seria isso.
Obrigado......

Ah, marcam tipo BMS - 2S

VALEUZZZZZZZZZZ

NB- Seus motores de foguetes estão prontos, mas terá que seguir corretamente as recomendações em..........são violentíssimos embora eu tenha enfraquecido em 30% a fórmula que uso.
Talvez diminuirei ainda mais já que são para foguetes de 1 metro ou 1,2....he he.....que vc me passou,........esses levantam 3 metros de fógue com 6 quilos tranquilamente a uns 600 metros...................é isso que vc quer?
Caso contrário, faço outros menos potentes ok.
Bye


Meu celular usa baterias de 650mAH. Como eu disse, estas baterias são de baixa descarga, já consegui voar com elas, mas em um modelo beeemmmm econômico. Na verdade eu estava me referindo às de LithiumIon, mas já que as pilhas estão na mão, pode testar. 3 células dão tensão nominal de 3,6V, Para ficar bom precisa de 6 células (7,2V) para alimentar um motor de aero.

Caramba... !!! 6Kg... Pretendo começar com coisinhas pequenas e leves, mas o que você fizer está bom, nunca usei estes motores, quero começar a experimentar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

.

Mensagem por BigEspectro »

Alex, só n sei quantos amperes elas possuem.
O modelito que esta quase pronto, pesa menos de 60 grama, mas com elas passarão de 100 he he, e o motor é um n60 com redução ou dois mais potentes q vieram num avião via Paraguay.......


Bom, qto aos motores de foguetes, no encontro levarei alguns para serem lançados lá como teste e vc verá qual vai querem ok....?
Valeuzzzz
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: .

Mensagem por alexcmag »

BigEspectro escreveu:Alex, só n sei quantos amperes elas possuem.
O modelito que esta quase pronto, pesa menos de 60 grama, mas com elas passarão de 100 he he, e o motor é um n60 com redução ou dois mais potentes q vieram num avião via Paraguay.......


Bom, qto aos motores de foguetes, no encontro levarei alguns para serem lançados lá como teste e vc verá qual vai querem ok....?
Valeuzzzz


Acho bateria de celular meio pesada para coisas pequenas, a não ser que sejam estas LiPo dos celulares mais novos, mas aí sai mais caro do que comprar uma Polyquest 250mAh...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

.

Mensagem por BigEspectro »

Concordo com vc Alex, mas onde encontro essas que vc se referiu?
Vc sabe o preço?
Putz, como um iniciante enche o saco,.... não?
Bye
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: .

Mensagem por ATARI »

BigEspectro escreveu:Concordo com vc Alex, mas onde encontro essas que vc se referiu?
Vc sabe o preço?
Putz, como um iniciante enche o saco,.... não?
Bye


http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... ucts_id=30
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

.

Mensagem por BigEspectro »

Valeu Play.......opsss, quer dizer ATARI.
Gratuuuuuu.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

é normal numa bateria de Lipo de 3s uma celula estar com 4,17v a outra 4,21v e a outra 4,16v ???
seria bom carregar individualmente???
uhm...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:f4d97f0587="dark"]é normal numa bateria de Lipo de 3s uma celula estar com 4,17v a outra 4,21v e a outra 4,16v ???
seria bom carregar individualmente???[/quote:f4d97f0587]
Não é normal, estão desbalanceadas.

Carregue-as individualmente que a performance melhorará e a vida útil será muito mais longa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder