Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
lukas janes
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 9:25 pm

Mensagem por lukas janes »

olá, não entendo muito de baterias mas queria sabem hoje eu estava instalando toda "fiação" do aeromodelo e na hora de engatar a bateria sem querer eu inverti os fios da bateria e do speed control coloquei o fio preto no vermelho e o vermelho no preto e deu um pequeno estouro , antes a bateria funcionava mas agora não, sera q queimou a bateria ou perdeu a carga?se eu recaregar tem risco de explodir ou inchar
obrigado
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=92088&highlight=
pedro polito
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 31, 2010 5:57 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por pedro polito »

Boa Noite,
Quero uma ajuda.
Comprei uma bateria de receiver Spektrum 4.8V NiMH 1500mAh para o meu aviao. Acontece que essa bateia tem conector com 3 pinos (marrom, vermelho e laranja) e o meu carregador é Futaba e em dois pinos (preto e vermelho), quando ligo nao acende o led de carga. O que fazer? Obrigado.
pedro polito
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 31, 2010 5:57 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por pedro polito »

OI Tenho uma duvida. Para aviao eletroco pode ser utilizado Speed Control para motos Brosheless 3 pinos, utilizando motor escovado de 2 pinos? Se sim como fzer para ligar se os 3 pinos tem cor azul. Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:ed4b7bd295="pedro polito"]Boa Noite,
Quero uma ajuda.
Comprei uma bateria de receiver Spektrum 4.8V NiMH 1500mAh para o meu aviao. Acontece que essa bateia tem conector com 3 pinos (marrom, vermelho e laranja) e o meu carregador é Futaba e em dois pinos (preto e vermelho), quando ligo nao acende o led de carga. O que fazer? Obrigado.[/quote:ed4b7bd295]

Correspondência de cores entre os dois sistemas:
preto = marrom
vermelho = vermelho

[quote:ed4b7bd295="pedro polito"]OI Tenho uma duvida. Para aviao eletroco pode ser utilizado Speed Control para motos Brosheless 3 pinos, utilizando motor escovado de 2 pinos? Se sim como fzer para ligar se os 3 pinos tem cor azul. Obrigado.[/quote:ed4b7bd295]

Um motor "brosheless" é um motor à prova de "brochadas" ?
ESCs para Brusless NÃO servem pare escovados, e vice-versa.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 178
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Essa semana fui testar uma bateria Lipo de 1300mAh 3s 20c 30c "Nova" em um motoplanador. Para minha surpresa a bateria carregada totalmente (4,2V por celula) só dava alimentava os servos, o motor não ligava. Achei que o problema poderia estar no receptor ou no ESC, troquei tudo e assim mesmo o problema persistiu. Troquei a bateria por uma Lipo de 2200Mah com a mesma configuração e o motor ligou.
Vi que o problema parecia ser com a bateria.
Comecei a desgarrega-la a 0,5v no carregador e quando fivou com 11,1v (3,7v em cada celula) testei novamente no mesmo conjunto e funcionou tudo.

Alguem sabe o que aconteceu ? Qual carga eu devo dar nas Lipo ? A voltagem por Celula deve ser qual ?
Avatar do usuário
lukas janes
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 9:25 pm

Mensagem por lukas janes »

comprei uma bateria lipo 3s 1300mah. testei ela hoje e as cell estão assim 4.20/ 4.11/ 3.90 isso é normal?somando tudo da 12.18v ela não teria que ter 11.1v?
como faço para deixar as cell iguais? tenho um carregador accucell 6
obrigado
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

Balanceia as células com o carregador, põe na opção balanceamento e ao final vê se deu certo, caso estiver muito diferente mede com um bom multímetro pra ter certeza. abraços!!!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Avatar do usuário
lukas janes
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 9:25 pm

Mensagem por lukas janes »

eu fiz isto e a bateria fica carregando.quando poe na opção balanceamento tem que colocar quantos 'A' (nem sei oque significa)?e a bateria somando as 3 cell teria que fechar 11.1v porque ela tem 12.8? abraço!!!!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Lukas, é melhor parar com tudo e LER muito a respeito das LiPo, antes que você incendeie a casa ou o carro....
Responder