Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
DeLiRanTe
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Set 26, 2008 4:25 pm
Localização: Brasília

Mensagem por DeLiRanTe »

[quote:588c53f6bb="claudiorfernandes"]3S e 3S1P significam exatamente a mesma coisa. Se fosse 3S2P aí sim, você teria células em paralelo... "S" é de "série", e "P" de "paralelo"...[/quote:588c53f6bb]

Quando você diz que são exatamente a mesma coisa quer dizer que todas baterias de 3 células tem uma das células em paralelo?

Isso me gerou outra dúvida: 3S1P não seriam 4 células? 3 em série e uma em paralelo ou seria 2 em série e uma me paralelo?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Olá, tenho um motor E-max CF2812 com uma hélice Graupner folding 9x5 e uma bateria Flightmax 2S de 1000mAh com 15C de descarga. Conforme indica o Drive Calculator o consumo deve estar na casa dos 11A. Tenho este motor num planador de 600g RTF. Onde eu utilizaria o motor apenas para subir. Na decolagem e quando não tem termicas eu subo novamente apenas 1 vez. Ainda não voei o modelo pois ainda não comprei as baterias... Gostaria de saber quanto tempo de motor eu teria para voar com segurança....

O Drive Calculator informa um valor chamado "WOT flying time" de 5:05 minutos. Este seria o tempo de voo com o motor totalmente acerelado ?

Aguardo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Dá este tempo se você deixar acelerado o tempo todo com o modelo parado.

Como em vôo o consumo diminui, o tempo de vôo é maior. O quanto maior, depende muito do modelo, portanto descubra voando...
Avatar do usuário
warnnei
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 4:55 pm
Localização: Joviania, Goias

Mensagem por warnnei »

Ola pessoal tenho uma duvida talvez alguem possa me ajudar!

Comprei um tucano da HD e tenho aqui 2 baterias sendo uma bateria de lithium da HIMODEL 11.1 v 1700 mAh que pesa 146g e tenho outra da marca E-Flyth 11.1v 800 mAh Li-PO que pesa 63g posso usar essas baterias? qual voce recomendaria? qual diferenca da lipo com lithim sem falar o peso?


abraço a todos e desde ja muito obrigado
perfumero2009
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 11:34 pm
Localização: valinhos-são paulo

Mensagem por perfumero2009 »

como faço pra ressucitar uma celula da bateria de 3s? obrigado
dalua1976
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 5:25 am
Localização: MACAÉ

Mensagem por dalua1976 »

Galera, boa noite!! Por favor me dêem uma luz, porque já lí dezenas de posts sobre baterias e não conseguí chegar a uma conclusão!!!???
Pretendo converter um Piper da SIG 1/6 de escala, gostaria de saber que tipo de bateria uso afim de obter a melhor relação peso x tempo de vôo X custo!!??
Pensei nestas A123, LiPoFe eu acho!!??

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6444&Product_Name=A123_Systems_26650A_LiFePo4_Cell_w/_tabs_(Dev_Kit)

Estou pelo caminho certo ou é melhor usar LiPo em torno de 3S??
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Gostaria de mais informações para montar um Pack de baterias para meu aeromodelo, preciso de mais ou menos 1600mah 11.1volts, o que seria mais leve e economicamente viável ???
Montar um pack de Li-Po ??? Onde posso encontrar tais celulas para fazer a montagem do pack ou infelizmente não vou encontrar tal produto aqui no brasil ???
Pensei em montar um Pack com as mesmas características com as baterias A123, porém acho que o peso ficaria um pouco comprometido, o preço é meio salgado, e elas teriam somente em 3.3volts, um pack de 9.9volts 2.300mah ficaria fraco para as minhas configurações ???
O que me recomendariam para essa construção, essa bateria terá que rodar os seguintes itens:
E-max 2822 com Hélice 9X5
Esc 25A
3 Servos 9gr
1 RX de 6 Canais
Scout Cessna
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Mensagem por Smarley »

Pessoal, li quase todo este tópico e me restaram algumas dúvidas.
Quando eu colocar duas baterias em paralelo a capacidade de descarga dela é somada?
Digamos duas de 2200mAh 4S 20C em paralelo vão ter 88A de capacidade?
E como eu devo carregar duas baterias em paralelo, uma por uma ou as duas junto?

Abraço!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sim, mas na prática não considere o dobro da corrente, mas um pouco menos, porque a resistência interna muda de bateria para bateria e uma vai acabar fornecendo um pouco mais de corrente que a outra.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Pessoal, preciso de ajuda urgente pra ressusitar um pack de LiPo 1500mah 20c, o que fazer?
Responder