A123 3S no HK450: Dicas para motor/pinhao?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

A123 3S no HK450: Dicas para motor/pinhao?

Mensagem por Xincha »

Olá pessoal. Sou novato nos helis, portanto estou lendo bastante a respeito. Pesquisei no forum sobre as duvidas a seguir, e, embora tenha encontrado algumas informaçoes (como o uso de A123 no T-Rex), estas ainda não foram suficientes para me esclarecer.

Estou com um kit do hk a caminho e começo a preparar a eletrônica para ele.
Devo usar um pack 3S A123, logo, o motor deverá trabalhar com voltagem inferior em relação à lipo.

Gostaria de saber se alguém está usando configuração semelhante.

Qual motor seria mais adequado?
Parece que o mais utilizado no heli é o Turnigy 2836 3700kv. Este motor ficaria bom com a voltagem menor? Qual pinhão seria o ideal?

E quanto a esse carinha aqui, que está na promoção:
Turnigy Typhoon 2218H 3450kv
[url]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9257[/url]
Alguém já o utilizou? Apesar do Kv mais baixo, seria possível compensar com o pinhão? Quantos dentes?

Outra dúvida é: onde comprar os pinhões para esses motores (3.17mm)?
Na HC, encontrei pinhoes 14T apenas para eixos de 2mm, para helis menores (FF EP200).

Desde já agradeço!
guilhermecm
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 9:23 pm
Localização: Caruaru, PE

Mensagem por guilhermecm »

Pega o 2836 mesmo, com 3s e pinhão 11t (pode usar até 13t pra 3d).

Sim, seria. 2218h com um pinhão de 12t ( 14t pra 3d) e 3s. Mas é melhor o 2836.

Pinhão: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8574&Product_Name=Part_#_F050

flw
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

Guilherme, creio que 11T e 12T para esses motores funcionem bem com LiPo 3S. (11.1V). Voarei com A123 3S, LiFe, 9.9V.

Teria que aumentar esses pinhões para compensar. Mas aí está a dúvida, aumentar quanto, em cada caso?

De qualquer forma, obrigado pela resposta!
guilhermecm
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 9:23 pm
Localização: Caruaru, PE

Mensagem por guilhermecm »

Eu fiz essa conta que deu certo, é um pouco compliacada mas serve.
Motor Turnigy 2836:
150 (engrenagem principal) : 13t (pinhão) = 11,5 (relação)
36.630 (rpm do motor/ kv x volts) : 11,5 (relação) = 3185,... (rpm do heli)
Pra 3d até 3600 rpm (14t) ta ótimo, mas como você é iniciante, coloca por 3200 rpm (13t) que ta bom pra vc. Mas esse rpm pode não servir pra helis de outros tamanhos.
Flw
Avatar do usuário
CPharles
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 10:54 pm
Localização: Mogi das Cruzes - São Paulo

Mensagem por CPharles »

Xincha, vc deve ficar atento quanto a velocidade das pás (headspeed) ou seja para cada tido de pá (madeira, fibra de vidro e fibra de carbono) tem um limite nesta rotação que é de no máximo 3500rpm para setup Pro 3D pesado com pás em fibra de carbono 3K e ótima qualidade tipo Rotortech e Radix, mas eu acho que é muito e pode ser suicídio colocar nesta rotação pois as pás podem atingir uma falência estrutural e simplesmente quebrar as pás e voar pedaço para todos os lados. Como vc esta iniciando esqueça as pás de FC, fique com as de madeiras, pois são mais pesadas e portanto dará maior estabilidade para começar a entender como funciona os movimentos do heli, sendo assim nós teremos um limite de rotação para este tipo de pá de no máximo (+/-)2200 a 2400rpm (para hover e circuito). Devo lembra-lo também que quanto mais potência se consome (maior a rotação), menor será o tempo de vôo.
Bem com a rotação definida vamos para a especificação do pinhão para o seu setup:
Em vários sites existe programas que nos ajuda a calcular a rotação e relação de transmissão para cada situação e para cada tipo de alimentação. Bem eu gosto de utilizar o site da readyheli http://www.readyheli.com/Online_Headspeed_Calculator_s

Calculando com o motor de 3450Kv (+/-5%)
Usando um pinhão de 13 dentes
a rotação máxima nesta situação será de 2600rpm com aceleração 100% (no seu caso ainda não vai chegar a utilizar 100% de aceleração)

Portanto pode utilizar o motor Turnigy Typhoon 2218H 3450kv com 13T de pinhão
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

vcs tão considerando que o motor tem 100% de rendimento, o que não ocorre

Xincha, procure em www.superhelis.com.br um artigo sobre a123 em helis 450.
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

guilhermecm: essa conta deu certo na prática? Ela considera 100% de aproveitamento, em full throttle. Não vou ficar com pouca folga de motor?

lendrop: dei uma olhada no artigo do supehelis, e lá sugerem o uso de um motor com 4400 kv. Estou achando muito alto, é mesmo necessário tudo isso?

CPharles: obrigado pelo toque sobre as pás, tá aí um detalhe para o qual ainda não havia me atentado. A princípio, usarei as pás de fibra de vidro, originais do kit. Vamos ver quanto tempo elas duram... Então, para a primeira reposição, você me recomendaria as de madeira?
Ainda não compreendi com muita clareza com relação ao motor. Apesar dele não me render 100%, ainda posso utilizar um pinhão 13T no 2218H? Essa RPM de 2600 seria no talo. Aproximadamente quanto se usa em hover/circuito?

Alguém aqui do fórum está utilizando uma configuração com A123?
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

[quote:e0f0343e5b="Xincha"]guilhermecm: essa conta deu certo na prática? Ela considera 100% de aproveitamento, em full throttle. Não vou ficar com pouca folga de motor?

lendrop: dei uma olhada no artigo do supehelis, e lá sugerem o uso de um motor com 4400 kv. Estou achando muito alto, é mesmo necessário tudo isso?

CPharles: obrigado pelo toque sobre as pás, tá aí um detalhe para o qual ainda não havia me atentado. A princípio, usarei as pás de fibra de vidro, originais do kit. Vamos ver quanto tempo elas duram... Então, para a primeira reposição, você me recomendaria as de madeira?
Ainda não compreendi com muita clareza com relação ao motor. Apesar dele não me render 100%, ainda posso utilizar um pinhão 13T no 2218H? Essa RPM de 2600 seria no talo. Aproximadamente quanto se usa em hover/circuito?

Alguém aqui do fórum está utilizando uma configuração com A123?[/quote:e0f0343e5b]

Mano,

Dá uma lida aqui:
http://www.superhelis.com.br/editor/images/file/LiFe.pdf
Escrevi isso no tempo que eu usava A123, espero que ajude.
Cássio
T-Rex 600 NSP - 4 x Ino-Lab HG-D760MG - DX7 + AR7000
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

Cassio: excelente texto! Muito obrigado mesmo!

Mas me responda uma coisa: você disse, "no tempo que eu usava A123". O que aconteceu? Encontrou uma outra solução?
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

[quote:c7dd4c5dfc="Xincha"]Cassio: excelente texto! Muito obrigado mesmo!

Mas me responda uma coisa: você disse, "no tempo que eu usava A123". O que aconteceu? Encontrou uma outra solução?[/quote:c7dd4c5dfc]

agora voo nitro, muito menos incomodação! :D abasteça e voe, sem stress

Cássio
T-Rex 600 NSP - 4 x Ino-Lab HG-D760MG - DX7 + AR7000
Responder