Migrando p/ gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Migrando p/ gasolina

Mensagem por carlos renato »

Salve pessoal, precisava da ajuda dos universitarios, estou substituindo um ASP 120 glow por um 26cc no meu modelo e algumas duvidas estao surgindo e sei que devo tomar cuidado com algumas coisas.

A primeira e sobre o rx, que ja troquei para PCM, e se nao me engano devo deixar uma certa distancia da ignicao certo, ou nao ha tanta necessidade?
Instalei a ignicao ao lado do motor e creio que com algumas modificacoes na instalacao antiga, eu consiga uns 30 cm entre os dois, sera que ja resolve?

Vou usar uma lipo 3s para a ignicao com um ubec 3A himodel. Outra duvida seria quanto a mangueira do tanque que iria para a mufla no caso do glow e segundo andei vendo, no gasolina essa mangueira eu faco uma pequena volta por cima do tanque e desco a ponta la pra baixo funcionando como respiro....seria isso? e em voo, nao vasa gasolina :oops: ?

Se eu precisar tomar alguns cuidados que nao citei, por favor, me avisem antes que faça alguma caca.

Valeu pessoal!!! :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
diablotinxl
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Qua Out 11, 2006 4:36 pm
Localização: gravatai - rs

Mensagem por diablotinxl »

Blz Carlos

Bom, oque voce citou acima ta certo e sobre a mangueira acima do tanque nao vai vazar nao

Que modelo voce vai voar com este motor ?

Porque ai alguns cuidados sao inportantes ok ?

Fico no teu aguardo

Umabraço
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:e409ad92ba="diablotinxl"]Blz Carlos
Que modelo voce vai voar com este motor ?

Porque ai alguns cuidados sao inportantes ok ?
[/quote:e409ad92ba]

Ola diablotinxl
Vou usar em um extra 330l da radar, 1,70 de asa.
Estou redistribuindo as baterias um pouco mais para tras para nao ter que por peso extra para acertar o CG e pelo que andei olhando vai dar tudo certinho. Esse lance da distancia ou nao do rx com a ignicao ta me queimando as pestanas, pois teria que achar um local novo para o rx.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Re: trocando glow por gasolina, algumas duvidas

Mensagem por rasec_jj »

[quote:9184e18e7c="carlos renato"]Salve pessoal, precisava da ajuda dos universitarios, estou instalando um 26cc no meu modelo e algumas duvidas estao surgindo e sei que devo tomar cuidado com algumas coisas.

A primeira e sobre o rx, que ja troquei para PCM, e se nao me engano devo deixar uma certa distancia da ignicao certo, ou nao ha tanta necessidade?
Instalei a ignicao ao lado do motor e creio que com algumas modificacoes na instalacao antiga, eu consiga uns 30 cm entre os dois, sera que ja resolve?

Vou usar uma lipo 3s para a ignicao com um ubec 3A himodel. Outra duvida seria quanto a mangueira do tanque que iria para a mufla no caso do glow e segundo andei vendo, no gasolina essa mangueira eu faco uma pequena volta por cima do tanque e desco a ponta la pra baixo funcionando como respiro....seria isso? e em voo, nao vasa gasolina :oops: ?


Se eu precisar tomar alguns cuidados que nao citei, por favor, me avisem antes que faça alguma caca.

Valeu pessoal!!! :wink:[/quote:9184e18e7c]


Carlos, se puder manter distância, melhor. Mas não há tanta necessidade. O mais importante é verificar o aterramento da ignição usando um multímetro. Se tiver com escape de corrente, vai dar interferência no rádio, mesmo sendo pcm, e bem longe da ignição! Isso acontece mesmo com ignições novas! Resolvi o problema aterrando a ignição em um parafuso do montante do motor. Encaixe bem o cachimbo na vela, para não dar escape também.
Use uma lipo de no mínimo 1200 mAh.
A outra mangueira é assim mesmo como vc disse.
Só falta voar agora. Esses motores menores a gasolina vieram pra ficar. São econômicos, simples e robustos.
Outro cuidado é com o óleo. Use óleo bom, que evita a carbonização precoce. Eu uso o sthill e motul.
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Re: trocando glow por gasolina, algumas duvidas

Mensagem por carlos renato »

[quote:049c9f82e2="rasec_jj"]
Carlos, se puder manter distância, melhor. Mas não há tanta necessidade. O mais importante é verificar o aterramento da ignição usando um multímetro. Se tiver com escape de corrente, vai dar interferência no rádio, mesmo sendo pcm, e bem longe da ignição! Isso acontece mesmo com ignições novas! Resolvi o problema aterrando a ignição em um parafuso do montante do motor. Encaixe bem o cachimbo na vela, para não dar escape também.
Use uma lipo de no mínimo 1200 mAh.
A outra mangueira é assim mesmo como vc disse.
Só falta voar agora. Esses motores menores a gasolina vieram pra ficar. São econômicos, simples e robustos.
Outro cuidado é com o óleo. Use óleo bom, que evita a carbonização precoce. Eu uso o sthill e motum.
Abraços[/quote:049c9f82e2]

Ola rasec
Ja tinha pensado nesse aterramento da ignicao, mas o corpo dela e todo de plastico, do tipo meia boca funcional, mas e o original do motor....teria alguma dica? Entao estou tranquilo pois o rx vai ficar uns 30 cm, preciso so ver se realmente o aterramento e possivel sendo o corpo da ignicao de plastico.

Outra coisa, o cabo da vela e bem grandinho, nao deve dar galho a malha do cabo encostar no motor ?

A lipo e de 1500 e o oleo que esta a caminho e o motul 800. Estou esperando chegar o oleo para ligar e partir para o amaciamento, que tbm vou tirar algumas duvidas, mas como ainda nao cheguei la, deixo pra depois.

Valeu as dicas :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Re: trocando glow por gasolina, algumas duvidas

Mensagem por rasec_jj »

[quote:c27e640e67="carlos renato"][quote:c27e640e67="rasec_jj"]
Carlos, se puder manter distância, melhor. Mas não há tanta necessidade. O mais importante é verificar o aterramento da ignição usando um multímetro. Se tiver com escape de corrente, vai dar interferência no rádio, mesmo sendo pcm, e bem longe da ignição! Isso acontece mesmo com ignições novas! Resolvi o problema aterrando a ignição em um parafuso do montante do motor. Encaixe bem o cachimbo na vela, para não dar escape também.
Use uma lipo de no mínimo 1200 mAh.
A outra mangueira é assim mesmo como vc disse.
Só falta voar agora. Esses motores menores a gasolina vieram pra ficar. São econômicos, simples e robustos.
Outro cuidado é com o óleo. Use óleo bom, que evita a carbonização precoce. Eu uso o sthill e motum.
Abraços[/quote:c27e640e67]

Ola rasec
Ja tinha pensado nesse aterramento da ignicao, mas o corpo dela e todo de plastico, do tipo meia boca funcional, mas e o original do motor....teria alguma dica? Entao estou tranquilo pois o rx vai ficar uns 30 cm, preciso so ver se realmente o aterramento e possivel sendo o corpo da ignicao de plastico.

Outra coisa, o cabo da vela e bem grandinho, nao deve dar galho a malha do cabo encostar no motor ?

A lipo e de 1500 e o oleo que esta a caminho e o motul 800. Estou esperando chegar o oleo para ligar e partir para o amaciamento, que tbm vou tirar algumas duvidas, mas como ainda nao cheguei la, deixo pra depois.

Valeu as dicas :wink:[/quote:c27e640e67]

É de plástico com revestimento metalizado? Ela faz condução! heheh Mesmo assim, aterre o cabo da vela. Podes aterrar a bateria da ignição também.
Não tem outro jeito de não encostar no motor? O galho que pode dar é apenas desgastar a malha com o tempo. O tipo de ruído que pode gerar não vai afetar o seu receptor.
O óleo que você comprou é dos melhores. Agora que vi que escrevi o nome dele errado! Vou corrigir hehehe
Outra coisa. Se fores usar gasolina de posto, use a V-Power da Shell ou a Podium da Petrobrás. São as melhores. O avigás é mais recomendado por ter octonagem maior, porém tem muito chumbo. Mas tome um cuidado! Não deixe ficar gasolina no carburador por mais de 3 dias. Quando ela seca, deixa resíduos, entupindo tudo! Fica uma espécie de pó branco. É danado para limpar os pequenos orifícios do carburador, muito ruim de limpar mesmo.
Uma notícia boa é que se seu carburador for Walbro (tenho certeza que é), encontrarás facilmente peças para ele, como jogo de reparo, diafragma, agulhas, em lojas que vendem motoserras.Comprei um jogo completo por 37,00!
Espero ter ajudado
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Legal rasec, por hora valeu as dicas...
O carburador e wabro mesmo, e quanto ao aterramento, creio que com o cachimbo plugado na vela, tudo vai estar aterrado, nao? Vou tirar algumas fotos para postar aqui depois.
Na ignicao coloquei um pedaco de espuma para nao ficar direto na madeira, sei la se pode ficar fixo diretao na madeira devido a vibracao e com a espuma ficou um esqueminha bom, mas se nao for necessario eu tiro.
Hoje terminei de instalar a eletronica faltando acomodar uns fios, se der... a faisca da vela esta ok, lipo ok, ubec ok, ta faltando chegar o oleo e funcionar, enquanto isso nao acontece vou providenciar umas fotos.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Exatamente, com o cachimbo plugado deveria ficar aterrado, mas como lhe disse antes, acontece vir algumas ignições com péssimo aterramento. Uma vez passei noites sem dormir... Troquei receptor, blindei, troquei rádio, troquei tudo e a interferência continuava... Eu me perguntava: - O que será??? A ignição não está aterrada pelo cachimbo da vela?? Tirei a prova dos 9. Testei a continuidade da caixinha da ignição ao motor, e o resultado era ruim. O aterramento estava péssimo!!! Resolvi todos o problemas colocando um cabinho entre o cabo da ignição e parafuso do motor.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Entendi...
NAo sei se o motor precisa estar funcionando para realmente ter certeza do teste que fiz, mas liguei o sistema todo, tx, rx e ignicao, fiz um teste de alcance com a antena baixa e tudo ok!

Sobre o amaciamento de motores a gasolina, o que seria o correto antes do primeiro voo, alguns tanques rodando em media rotacao, marcha lenta e de vez em qdo da umas aceleradas?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Bom, antes mesmo que me deêm dicas de amaciar o motor, achei algumas dicas de instalacao na net e vou responde-las de acordo como fiz e se realmente for necessario reparar alguma coisa, por favor me digam.

"Instalação da Ignição:

1-Procure sempre deixar o sistema de ignição na parte frontal do motor , o mais próximo da parede de fogo, incluindo a Bateria e a chave liga/desliga,ou seja de 15 a 20 cm de qualquer parte do sistema de Radio Controle,

[color=blue:a0d6ab3e72]R. A ignicao sim ta la na frente, mas a bateria e chave estao mais atras[/color:a0d6ab3e72]
ignicao
[URL=http://img199.imageshack.us/i/imagem001shu.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img199.imageshack.us/img199/5349/imagem001shu.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]
Baterias...coloquei desta forma para distribuir o CG, pode ficar assim mesmo?
[URL=http://img403.imageshack.us/i/imagem006x.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img403.imageshack.us/img403/2433/imagem006x.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]


2-Faça a instalação do Servo do Acelerador mantendo à mesma distancia de 15 a 20 cm do sistema de ignição e faça toda a interligação com a alavanca do acelerador com Push Rod (plastico)..Quando se utiliza sistema metálico , o mesmo se torna uma antena e absorve todos os ruídos para o sistema de recepção.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. o servo esta ao lado oposto a ignicao, +- 10 cm e usei ball link no comando, mas a aste e de metal, porem coloquei esse pedaco de mangueira, embora nao tenha contato de metal com metal.[/color:a0d6ab3e72]
[URL=http://img232.imageshack.us/i/imagem003t.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img232.imageshack.us/img232/2196/imagem003t.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]


3-Nunca coloque as Baterias do Receptor e da Ignição , uma sobre a outra..obedeça a distancia de 15 a 20 cmentre elas.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. se isso realmente for necessarios, fiz exatamento o oposto afim de acertar o cg, as baterias uma ao lado da outra, igual foto acima item 1[/color:a0d6ab3e72]

4-Nunca prenda a ignição diretamente na madeira do aeromodelo, sempre coloque uma espuma de pelo menos uns 10mm para absorver os impactos e vibrações, prenda a ignição com cinta de nylon..Faça este mesmo procedimento com as Baterias, tanto da Ignição como as do receptor.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. Ok[/color:a0d6ab3e72]

5-Evite utilizar links de metal com horn's de metal, ou seja, atrito de metal com meta, isto serve para modelos Glow também.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. Ok[/color:a0d6ab3e72]

Obs: Mesmo que você coloque tudo próximo, Sistema de Ignição e Sistema de Radio, você não vai ter perceber interferência
e vai voar tranqüilamente, mas seguindo estas dicas, você irá reduzir em quase 100% as chances de quebra de seu modelo por motivos de interferência, é que podemos ter vários problemas imperceptíveis durante o vôo que podem derrubar os nossos modelo e apos a queda não temos com identificar,,

Ex: 1-se o cabo de ignição tem alguma fadiga(corte) por contato durante o vôo, a ignição começara a gerar ruído e conseqüentemente interferência,,E se durante a instalação mantermos a distancia de segurança dificilmente a interferência irá afetar o sistema de Radio.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. O cabo da vela de inicio pensei em deixar na posicao que aparece na foto, da pra por do outro lado, porem vai sicar mais solto do que esta, muito provavel ficar raspando no cowl do motor[/color:a0d6ab3e72]
[URL=http://img33.imageshack.us/i/imagem009jaf.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img33.imageshack.us/img33/7831/imagem009jaf.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]
[URL=http://img40.imageshack.us/i/imagem010r.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img40.imageshack.us/img40/5777/imagem010r.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]


2-A Bateria e Ignição presas diretamente à madeira, podem romper um fio e o motor parar e dificilmente conseguiremos encontrar o problema em solo.

3-Sempre apos a instalação do modelo e antes do primeiro vôo , ligue o motor e faça um teste de alcance, você devera dar pelo menos uns 30 passos e com o motor a meia acelaração o Radio devera funcionar corretamente.

[color=blue:a0d6ab3e72]R. Foi o que pensei, com o motor desligado nao deu galho nenhum, mas vou refazer o teste depois com o motor em funcionamento[/color:a0d6ab3e72]

Instalação do Radio:

1-Nunca utilize Baterias de Metal Hidreto no Receptor dos modelos,, esta Bateria pode até ter uma grande capacidade de armazenar carga, mais na sua maioria elas não tem Potencia instantânea (torque) quando os Servos estão sendo exigidos e alguns rádios entram e Fail Safe ,,

2A-Se possível sempre utiliza 2 baterias para o sistema de Radio em modelos de 1/4 de escala e obrigatoriamente coloque 2 Baterias em modelos acima de 1/4,,

2B-Quando conectamos o Servo no Receptor , o fio preto ou marrom é negativo e o vermelho o positivo,, então em qualquer local do Receptor que colocarmos a Bateria estaremos alimentando o receptor,,ou seja, podemos utilizar qualquer local vago no receptor para entrar com a segunda Bateria-colocando uma segunda chave também,,(a bateria tem que ser da mesma potencia)

3-Procure sempre que possível ou o seu Radio Permitir, utilizar Bateria de 6V no Receptor, elas nos dão mais garantias e forçamos menos os cabos de servos e extensões.

4-Se utilizamos servos de Alto Torque em nosso modelo, obrigatoriamente temos que utilizar extensões que suportem o mesmo, caso contrario, quando necessitamos dos mesmos, eles podem não responder. pois extensões finas não conseguem fornecer a corrente necessária para o bom funcionamento dos Servos..Principalmente se tratando dos servos de Profundor.

5-Proteja o Maximo possível o Receptor para evitar que ele receba impactos e vibrações,
[color=blue:a0d6ab3e72]R. O rx esta, digamos assim,no meio de tudo e o ubec preso ao lado dele na mesma espuma.[/color:a0d6ab3e72]
[URL=http://img149.imageshack.us/i/imagem007c.jpg/][img:a0d6ab3e72]http://img149.imageshack.us/img149/8883/imagem007c.jpg[/img:a0d6ab3e72][/URL]

6-Passe sempre a antena do Receptor separada de qualquer outro cabo de servo,, procure sempre fazer um "L" com o fio da antena , por menor que seja uma perna do -L- seu radio irá funcionar muito melhor.

7-Em Modelos Giant, no primeiro dia de vôo , procure dar no Maximo uns 2 ou 3 vôos cronometrados, e ao chegar em casa coloque as baterias para reciclar , com isto você saberá a capacidade restante das baterias e a quantidade de vôos que seu modelo irá dar com segurança."

No demais esta tudo pela ordem, preciso apenas rever algumas coisas que nao batem com o descrito acima, o que vcs acham comparando com as fotos?

Valeu
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder