Su-37 Série Vapt-Vupt (com video)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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Onesimo
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Mensagem por Onesimo »

muito lindo!!!!
Parabéns.
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Onesimo
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Mensagem por Onesimo »

vc colocou a bequilha movél na frente, usou um terceiro servo pra isto?
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Boa noite Onesimo,

Coloquei bequilha movél , mas deixei ela travada para frente.

Preferi fazer um primeiro teste para ter certeza se seria necessario o controle da roda dianteira, mas na prática ví que ele decola com pouco espaço e a rodinha praticamente não serve para nada.

No futuro, pode ser que eu coloque o servinho ali.

Conforme solicitado, segue abaixo o link da planta :

http://designedbytomhe.wdfiles.com/local--files/su-37/su-37-r1-print-a4.pdf

Um abraço !
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brunollo
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Mensagem por brunollo »

Paulo, eu faço a mesma coisa que o Warne. coloco a bateria do outro lado e observo se diminuindo a hélice diminui a rolagem por torque. Eu recomendo a colocação dos ailerons, mas devo te lembrar que a resposta de aileron em baixa velocidade é muito pequena (assim como a de roll nos elevons). Por isso recomendaria também adicionar leme. Abraços!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Bom,

Sobre a colocação do Aileron ainda estou na dúvida entre o sim e o não ... Acho que vou acabar deixando como está (Elevon) e vou amentar o comando somente.

Inseri o Leme (estou esperando a cola secar para terminar), e fiz o empuxo estático com as duas Helices 9x6 e 6x4 , bem como as medidas de corrente para cada Helice.

O resultado ficou assim:

Peso do Modelo : Cravados 600g

Empuxo com a helice 9x6 : 730g
Corrente máxima : 24A

Empuxo com a helice 6x4 : 530g
Corrente máxima : 11A

No sabado vou testar, mas acredito que a redução do empuxo pela troca da helice, em vôo será compensada por mais velocidade devido o aumento da rotação, conforme os amigos do e-vôo estão dizendo.

Coloquei no youtube os resultados com fotos e videos dos ensaios.

Link do Youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=jIQNLEh_rlk



[yt]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/jIQNLEh_rlk&hl=pt&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/jIQNLEh_rlk&hl=pt&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/yt]
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MKazan
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Mensagem por MKazan »

tem uma grande diferença entre helice de 9 e de 6.
você testar, por exemplo, helice de 9 e de 8 no mesmo motor, tudo bem.
mas mudar de 9 para 6 ja é muita coisa, com certeza em pelo menos um dos casos o motor está sendo sub-utilizado.
se estava com uma de 9 e desceu para 6, talvez seja o caso de mudar para um motor de maior kv.
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Olá Mkazan,

Pois é , tem uma grande diferença entre as duas, mas era a menor que eu tinha em casa abaixo da 9x6 .

De certa forma acredito que a 9x6 estava forçando o motor.
Após estes testes, acredito que uma 7x6 seria o tamanho ideal para este motor.

Como o motor ficou mais leve e está comum RPM maior, quando chegar em casa hoje vou repetir o teste de empuxo estático utilizando diferentes Timings no ESC.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Voei mais este final de semana com o modelo e acedito ser interessante acrescentar os seguintes resultados dos testes:

Helice 6x4 com motor de 1600Kv : Ficou muito fraco, o vôo não ficou rápido como o esperado e o empuxo com esta helice ficou na casa das 520g .

Tentei varias configurações de timing no ESC para ver se melhorava, e para os 600g do modelo, esta configuração não ficou legal. (na minha opinião)

Voltei a Helice 9x6 (730g de empuxo) e voltei a ficar feliz com o vôo também!!!!
Está rápido, com boa subida vertical e retomada rápida, apesar da bateria durar apenas 5 min de vôo. (bateria de 1800mAh x 35C)
Deu até para tirar um racha com uma Zagy , perdendo por pouco ! rs

Outro ponto que destaco a melhora, foi a inserção do comando de leme, e a mixagem dele com o aileron. Ficou Nota 11!
As curvas ficaram muito mais firmes e o vôo bem mais escala.

No meu modelo a bateria ficou melhor posicionada do lado esquerdo do avião.
Antes ele ficava puxando para a direita e tinha que voar com aileron fora do centro para compensar. Agora o trim tá zerado e ele só puxa um pouco na retomada de velocidade.

Hoje voei ele com bastante vento e apesar de balançar um pouco durante o vento, não ofereceu maiores problemas. Só o pouso é que precisou todas as vezes ser feito com pelo menos 1/3~1/2 de motor e o dedo alerta aos balanços que o vento causava nele próximo a pista.

Quem for montar ele com trem de pouso, recomendo o uso de uma chapa mais grossa (5 ~6mm) na confecção da tampa de baixo da caixa do modelo e uso da chapa na confecção das duas peças de apoio da caixa que ficam no centro do modelo e dentro da caixa inferior.

Não sei se o pessoal filmou hoje la na pista. Se alguem filcou, poste o video por favor!

Hoje ele completou a marca dos 30 Vôos desde que montei ele a 3 semanas atrás.É sinal de que voa bem !

De resto, agradeço ao pessoal do e-voo pelas dicas e recomendo a todos o modelo.


[img:e76049fdf0]http://img32.imageshack.us/img32/6396/pict0001ltk.jpg[/img:e76049fdf0]
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Jorge Eloi de Almeida
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Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

vc tá voando sem o trem de pouso agora? Tá muito chick o bixo heim?A propósito,quanto ele tem de envergadura e de comprimento? valeu!!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
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Jota R
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Mensagem por Jota R »

Poulps está de parabéns, o aero tem presença. Se possível mostre umas fotos com a fixação dos trens de pouso, distâncias etc...
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