XI Vale Tudo - UBA - 3/setembro/2006

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

XI Vale Tudo - UBA - 3/setembro/2006

Mensagem por gustabmo »

Hoje encontrei o Sr.Arantes no Ibirapuera e ele me deu uma previa do que esta pensando para o XI Vale Tudo que sera em 21 maio de 2006 na UBA.

bateria: maximo 80g (LiPo) ou 250g (NiMH/NiCd)
modelo: minimo 500g

Achei interessante mas ainda vai dar voos de mais de uma hora, mesmo sem muitas termicas.


ATENÇÃO: nova data da prova 3/9/2006 !!!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

putz....
eu ia começar a contruir um...mas esse negocio de 80g é ruim!
q tal usar 100g (como no outro)???
e o modelo pessar no minimo 500g é mais dificil ainda....
os meu num passam de 400g
isso seria mais exato em tamanho... tipo minimo 1m de env max. 4
eu acho q seria melhor...(pelo menos para mim participar)
uhm...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: XI Vale Tudo - maio/2006

Mensagem por alexcmag »

Sei não se passa de uma hora sem térmica...

80g dá uma Polyquest 3S 10C de 1100mAh (cerca de 12Wh).

Para manter 500g voando nivelado com brushless gasta-se uns 25W no mínimo. Isto dá cerca de 60*12/25 = 29 minutos de vôo motorizado.

Já que tem que ser pesado acho que o lance é pegar equipamentos leves e fazer o maior planador possível que pese 500g completo, com algum perfil de baixíssimo arrasto na velocidade de melhor planeio.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Alex, pensei por outro lado:

Um modelo bom voa uns 3:30 min no minimo pra cada min de motor funcionando no máximo.
Então se pensarmos em uma bat de 1500mAh e um consumo de uns 7A, temos menos de 5C o que equivale a mais de 12min de motor a plena, isso dá perto de uma hora sem térimicas (nem descendentes...hehe).
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: XI Vale Tudo - maio/2006

Mensagem por gustabmo »

[quote:714863653b="alexcmag"]Sei não se passa de uma hora sem térmica...

80g dá uma Polyquest 3S 10C de 1100mAh (cerca de 12Wh).

Para manter 500g voando nivelado com brushless gasta-se uns 25W no mínimo. Isto dá cerca de 60*12/25 = 29 minutos de vôo motorizado.

Já que tem que ser pesado acho que o lance é pegar equipamentos leves e fazer o maior planador possível que pese 500g completo, com algum perfil de baixíssimo arrasto na velocidade de melhor planeio.[/quote:714863653b]
Alguma conta errada ai'

No X VT meu modelo de 380g tava com 2S 2200mAh = 16Wh

Pelas suas contas
500g precisa de 25W
entao
380g precisa de 19W

Isso daria 16Wh/19W = 0.84h = 50min

Mas voou 1:42hs = 102min e nao teve nenhuma p***a de uma termica, pra ser preciso teve uma que foi dificil de aproveitar pois o vento tava tao forte que em menos de um minuto ela ja tava na casa do chapeu e nem dava pra ir tao longe naquele vento pois nao daria pra voltar pra casa depois.

Portanto acho que da' pra fazer uma conta de metade do consumo necessario, portanto 12W pra manter um planador de 500g.

Isso dobraria sua estimativa de tempo, ficando em 1h.

Nesta conta ignorei tempo de planeio por tempo de motor, pois ou voce gasta mais motor pra subir e depois poder planar, ou usa menos motor e fica voando nivelado o tempo inteiro. Acho que voo nivelado e' ate' mais negocio, se o consumo do motor nesse ponto nao ficar abaixo da faixa de maior eficiencia.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:c9285515bc="andreyamin"]Um modelo bom voa uns 3:30 min no minimo pra cada min de motor funcionando no máximo.[/quote:c9285515bc]
Se for isso entao a prova de planadores a motor ta' furada pois tem 2 min de motor e depois a prova pede mais 5 min planando...

Todo mundo que tiver um modelo bom e tiver com o exame de vista em dia vai gabaritar!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Bom, com esse peso descarta-se automáticamente modelos com menos de 1,5 de asa obviamente, pra construir em balsa acho que a envergadura ( no chute, só sei no chute) estaria entre 2 e 2,5 pra chegar nesse peso em ordem de voo com uma boa razão de planeio, porém grande para uma bateria desse porte.

onde estaria o meio termo ideal?
Abs,
EY
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: XI Vale Tudo - maio/2006

Mensagem por alexcmag »

Gustavo,

Acho que sua asa ajudou bastante, não seria muito normal voar nivelado com tão pouca potência.

Em todo caso, a notícia é boa (ou ruim, sei lá), já que consegue-se mais tempo de vôo motorizado.


André,

Acho que gasta menos ter um motor dimensionado para trabalhar na faixa de melhor eficiência na velocidade de melhor planeio do modelo. Assim consegue-se manter nivelado com o mínimo de consumo. Subir rápido é legal se tiver térmicas que possam ser aproveitadas.


Edu,

Pode-se fazer a conta reversa:

500g
-80g (bateria)
-20g (2 servos Naro)
-10g (ESC)
-10g (RX)
-40g (um motor BL pequeno)
-15g (hélice folder)

Sobram 325g para fazer o modelo.

O modelinho do Gustavo que ganhou o último VT tinha 1.5m e 385g completo. Descontando 99g de bateria, 20g de servos, 10g de ESC, 10g de RX, 40g de motor e 15g de hélice folder, devia ter uns 191g só o modelo.

Como o peso de um modelo tende a ser proporcional ao quadrado da envergadura (se for projetado e bem construído, se fizer de qualquer jeito é proporcional ao cubo da envergadura...), chega-se 1,96m de envergadura.

Acho um bom ponto de partida para começar. Se servir de referência, a asa de isopor de 2m do meu Cessna 177 pesa 250g entelada com fita de embalagem, ou 200g só no isopor com longarinas de fibra de vidro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

O motor que eu usei (Aurora 400T) pesa 40g.

E tem mais um peso importante ai' que e' o da helice folder. A que eu usei pesa uns 15g incluindo spinner e pas.

A asa de 1.5m pesou 115g ja' entelada. E' meio pesadinha pois tem uma area bem grande de chapeado.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:6270957c2b="gustabmo"]O motor que eu usei (Aurora 400T) pesa 40g.

E tem mais um peso importante ai' que e' o da helice folder. A que eu usei pesa uns 15g incluindo spinner e pas.

A asa de 1.5m pesou 115g já' entelada. E' meio pesadinha pois tem uma area bem grande de chapeado.[/quote:6270957c2b]

Revisei a conta com estes dados sendo considerado, mas mudou pouco o resultado: 1,96m contra 1,9m.

Estava caçando as especificações da E-tec 1200mAh 3S, e acho que meu pack dá 80g certinho, vou precisar de uma balança legal para descobrir.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder