CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:c1f771b0dd="RenatoFloripa"]Pessoal, porque vocês não usam um fio de niquel-cromo???? Basta comprar uma resistência de chuveiro e desenrolar. Ai liga no dimmer. Ma toma cuidado pra não levar choque. Eu pessoalmente usaria uma bateria ou uma fonte de conrrente contínua tipo de computador ou coisa assim. Este fio de niquel cromo é muito usado para selar sacos plástico, por ex. :lol:[/quote:c1f771b0dd]

Se você "pessoalmente" usaria uma fonte, por que RECOMENDA que se ligue direto ?
RenatoFloripa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 5:45 pm
Localização: Florianopolis SC

Mensagem por RenatoFloripa »

[quote:f97f27181c="claudiorfernandes"][quote:f97f27181c="RenatoFloripa"]Pessoal, porque vocês não usam um fio de niquel-cromo???? Basta comprar uma resistência de chuveiro e desenrolar. Ai liga no dimmer. Ma toma cuidado pra não levar choque. Eu pessoalmente usaria uma bateria ou uma fonte de conrrente contínua tipo de computador ou coisa assim. Este fio de niquel cromo é muito usado para selar sacos plástico, por ex. :lol:[/quote:f97f27181c]

Se você "pessoalmente" usaria uma fonte, por que RECOMENDA que se ligue direto ?[/quote:f97f27181c]

Cada um usa da forma que achar melhor, como já recomendaram aqui, ligar em dimmer direto em tensão perigosa. Por ser engenheiro e prezar pela segurança fiz este comentário. Muita gente faz a coisa errada e assume seus riscos. Todos nós e até uma criança, sabe que se colocar o dedo na tomada é perigoso, nem precisaria comentar. Reforço, use uma fonte de corrente contínua e de preferência com aterramento.

Abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Então NÃO RECOMENDE... Ainda mais se é Engenheiro... Eu só não tenho o diploma, mas trabalho com isso há 30 anos... e NUNCA recomendo que se faça algo assim, pelo contrário, já discuti com um bocado de gente aqui no fórum justamente por causa desse bendito dimmer....
RenatoFloripa
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 5:45 pm
Localização: Florianopolis SC

Mensagem por RenatoFloripa »

[quote:af68a6ccd5="claudiorfernandes"]Então NÃO RECOMENDE... Ainda mais se é Engenheiro... Eu só não tenho o diploma, mas trabalho com isso há 30 anos... e NUNCA recomendo que se faça algo assim, pelo contrário, já discuti com um bocado de gente aqui no fórum justamente por causa desse bendito dimmer....[/quote:af68a6ccd5]

Minha recomendação foi de usar fonte contínua. Lí no forum que o pessoal já usa em corrente alternada, somente recomendaram usar um trafo 110v. Não estou colocando em questão seu conhecimento nem sua formação, e tão pouco você conhece a minha, só quis ajudar e peço desculpas por algum mal entendido e não colocarei este assunto adiante. Caso alguém queira mais algum exclarecimento, me faça por email que disponibilizo aqui.

renatowap@gmail.com

Abraços e desculpa novamente.
misael
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Dez 12, 2010 9:30 pm
Localização: umuarama-pr

Mensagem por misael »

ola pessoal...
to querendo fazer um cortador de isopor, tenho uma fonte da hayonik modelo FTE-1205, a saída e 12 Vdc 5A. E possível usa-la?
Avatar do usuário
Bakker
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm
Localização: Natal-RN

Mensagem por Bakker »

Pessoal, fiz o cortador com dimmer na entrada do trafo (primario) e o secundario liguei no arco.

O problema é que sou cismado com tudo e assim que liguei fui com uma chave teste ver como estava a ligação da FASE no dimmer e quando coloquei a chave no arco, acendeu a luz da chave !!

O que será que está acontecendo ? fiz tudo certo, conforme as orientações do forum e deu isso ai...será que não estou tendo isolamento do primario com o secundario ??

Se eu tivesse colocado a mão, acho que estaria pregado no arco. Será que a fase está no lugar errado do dimmer ?? :shock:
Avatar do usuário
Bakker
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm
Localização: Natal-RN

Mensagem por Bakker »

Olá pessoal, resolvi o problema invertendo o plug da tomada. Fica ai a dica se alguém começar a levar umas pauladas heheheh

Cuidado, por que pelo dimmer só pode passar o fase!! é obvio, mas as vezes deixamos de dar atenção a um detalhe assim.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:e5ab0c4916="Bakker"]Pessoal, fiz o cortador com dimmer na entrada do trafo (primario) e o secundario liguei no arco.

O problema é que sou cismado com tudo e assim que liguei fui com uma chave teste ver como estava a ligação da FASE no dimmer e quando coloquei a chave no arco, acendeu a luz da chave !!

O que será que está acontecendo ? fiz tudo certo, conforme as orientações do forum e deu isso ai...será que não estou tendo isolamento do primario com o secundario ??

Se eu tivesse colocado a mão, acho que estaria pregado no arco. Será que a fase está no lugar errado do dimmer ?? :shock:[/quote:e5ab0c4916]

Você pode ter comprado um AUTO-TRANSFORMADOR (que custa bem menos que um transformador), e que NÃO TEM isolação entre primário e secundário. Verifique com um ohmímetro entre os dois enrolamentos, deve encontrar resistência infinita.

[quote:e5ab0c4916="Bakker"]Olá pessoal, resolvi o problema invertendo o plug da tomada. Fica ai a dica se alguém começar a levar umas pauladas heheheh

Cuidado, por que pelo dimmer só pode passar o fase!! é obvio, mas as vezes deixamos de dar atenção a um detalhe assim.[/quote:e5ab0c4916]

Mesmo admitindo que seja um transformador e não um auto-transformador, pode haver fuga de corrente pelo núcleo magnético ou diretamente entre enrolamentos, por falha de isolação (transformador vagabundo).
Quanto a inverter o plugue da tomada, só iria evitar a fuga de corrente se o dimmer estiver desligado.
Avatar do usuário
Bakker
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm
Localização: Natal-RN

Mensagem por Bakker »

Claudio, eu verifiquei que depois que inverti a coisa mudou de figura. Agora, não levo mais choque. É transformador mesmo, e acho que é vagabundo para estar acontecendo isso.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Provavelmente. Se o transformador é isolado mas está com fugas, você pode então aterrar o fio de corte.
Abraços e boa sorte !!
Responder