BATWING de 70cm de envergadura

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
cybermindman
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 12:07 am
Localização: Valinhos - SP

BATWING de 70cm de envergadura

Mensagem por cybermindman »

Sou novato por aqui, mas sou fã deste forum pois encontrei muitas dicas e verdadeiras obras de arte criadas pelos frequentadores deste forum.
Estou construindo uma BATWING baseada no filme do Batman de 1989, me inspirei em uma blue print que encontrei na internet (acredito que seja a blue print original do modelo usado no filme), procurei no youtube e encontrei várias batwings bem simples feitas de depron que aparentemente voam bem. Atualmente planejo construí-la com os seguintes dados:

- peso total da eletrônica: ~77g
- peso total da fuselagem (depron e isopor): ~110g
- com trem de pouso (tenho algumas rodas espuma de 30mm)
- elevons
- envergadura de aproximadamente 70cm

Gostaria de construir um modelo com vôo docil e pelas minhas estimativas este modelo teria aproximadamente 16g/dm2 de carga alar.
É possível ter um vôo tranquilo com esta carga alar num modelo com essas dimensões?
Anexos
blueprint.jpg
blueprint.jpg (36.04 KiB) Exibido 3817 vezes
No pain, no gain!
Avatar do usuário
Celso Jr.
membro
Mensagens: 553
Registrado em: Seg Set 24, 2007 1:09 pm
Localização: Guarapuava, Paraná

Mensagem por Celso Jr. »

É um modelo realmente muito interessante, vou torcer muito pra dar certo, com certeza estarei acompanhando.
Sem pesquisar nada no momento acredito que vai ser pusher, certo?
Sendo assim, e olhando a forma do modelo, acho que vai se comportar como um jato, talvez uma zagi, o que vai deixar o voo bem crítico.
Se for esse o caso, vai o primeiro conselho de todos aqui do fórum, começa com um treinador, depois um asa baixa, aí você adquiri experiencia para esse modelo.

Entretanto como disse, não pesquisei nada, posso estar errado, e os amigos do fórum me corrijam e enviem suas opiniões.

Boa sorte e bem vindo ao aeromodelismo.

Abraços

Celso
Avatar do usuário
cybermindman
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 12:07 am
Localização: Valinhos - SP

Mensagem por cybermindman »

É isso mesmo, a idéia seria montar na configuração de pusher, fiz um esboço com algumas adaptações em relação ao desenho original para aumentar a área alar, pois considerei em minhas contas somente a área em em azul no desenho como sendo "área alar útil".
Anexos
batwing.jpg
batwing.jpg (39.82 KiB) Exibido 3794 vezes
No pain, no gain!
Crazybird
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Dez 18, 2009 4:33 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Crazybird »

Muito legal! Tambem sou novo por aqui! Tomara que de tudo certo para você!!!!
Ah! e não se esqueça, ler o Fórum nunca é demais!!! Tchau!!!
Avatar do usuário
cybermindman
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 12:07 am
Localização: Valinhos - SP

Mensagem por cybermindman »

Valeu galera, fico feliz pela torcida, se voar vou postar um vídeo, mas primeiro preciso construir :lol: .
Gostaria de receber dicas, críticas, sugestões e etc, pois nada melhor que a experiência de quem manja.
No pain, no gain!
Avatar do usuário
RCristian
membro
Mensagens: 622
Registrado em: Sáb Out 18, 2008 5:26 pm

Mensagem por RCristian »

Modelo muito interessante. Essa parte azul ai da foto, seria a parte que será a asa com perfil?E os outros detalhes irá fazer em deprom?
Avatar do usuário
cybermindman
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 12:07 am
Localização: Valinhos - SP

Mensagem por cybermindman »

Pretendo fazer a asa sem perfil por simplicidade de construção, apenas usando uma chapa de depron de 4mm reforçada com fibra de carbono, a área azul foi a parte da asa que considerei como área de sustentação para calcular a carga alar, pq não sei se as partes em branco contribuem para a sustentação em função dos recortes curvos. Se contribuírem para a sustentação será melhor ainda pois terei quase o dobro de área alar.
No pain, no gain!
Avatar do usuário
edtorre
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 12:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por edtorre »

Poe o link dos videos do youtube para podermos ver os que ja existem
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Toda a área da asa exposta ao vento relativo terá ação aerodinâmica, o difícil é prever a controlabilidade e a estabilidade desse projeto. Eu imagino que será instável e difícil de controlar.

Todos os que vi no You Tube eram modificados e não seguiram essa planta, e mesmo assim não podemos dizer que voaram "bem".

Vamos ver!!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

No RCGroups tem vários tópicos sobre batwing.

Agora, esse aqui é o melhor, mas não tem muitos detalhes:

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=653981
Responder