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Enviado: Sáb Jan 16, 2010 4:51 pm
por Antonio Carlos
Finalizando:

Enviado: Sáb Jan 16, 2010 4:57 pm
por Antonio Carlos
E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.

Enviado: Sáb Jan 16, 2010 6:00 pm
por claudiorfernandes
Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :

http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8

Enviado: Dom Jan 17, 2010 10:10 am
por Antonio Carlos
[quote:ce926720eb="claudiorfernandes"]Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8[/quote:ce926720eb]

Valeu Claudio, obrigado pelas dicas!
Para eliminar folgas nos horn's do leme e do profundor eu uso um sistema parecido com o seu, mas ao contrário de epoxi eu uso silicone, sem retirar o excesso. Fica muito bom e flexível.

Abs,

Enviado: Seg Jan 18, 2010 9:53 pm
por Rafaelclacerda
Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs

Enviado: Ter Jan 19, 2010 11:43 am
por Antonio Carlos
[quote:296b8150f1="Rafaelclacerda"]Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs[/quote:296b8150f1]

Eu costumo usar Easy Link para prender o arame da lincagem ao servo, pois é muito mais fácil de ajustar.
Tem à venda nas lojas dos patrocinadores do fórum, por ex. http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=29_72&products_id=433

Outra solução é dobrar o arame em "Z" e encaixar direto no braço do servo, não esqueça de fazer uma dobra em "V" em alguma parte do arame para poder ajustar alguma diferença de montagem.

Como fazer lincagem de ailerons

Enviado: Ter Jan 19, 2010 11:52 am
por Eduardo Yamin
Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.

Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.

[b:c581067a23]Para implementar diferencial[/b:c581067a23] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:

[i:c581067a23]Se o servo está acima da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.

[i:c581067a23]Se o servo está em baixo da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.

Re: Como fazer lincagem de ailerons

Enviado: Ter Jan 19, 2010 12:23 pm
por Antonio Carlos
[quote:6f4d338b82="Eduardo Yamin"]Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:6f4d338b82]Para implementar diferencial[/b:6f4d338b82] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:6f4d338b82]Se o servo está acima da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:6f4d338b82]Se o servo está em baixo da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.[/quote:6f4d338b82]

Valeu Edú, obrigado!
Eu sou o maior catador de guarda chuvas que existe... Já tive vez de parar o carro e voltar para pegar um guarda chuva jogado fora!
No desespero, já aconteceu também de comprar guarga chuva no camelô só para desmontar...! Quase apanhei em casa...
Edú, fiquei com dúvida no que você tentou explicar; dá para "desenhar"? :oops:

Abs,

Enviado: Ter Jan 19, 2010 4:06 pm
por Eduardo Yamin
Antonio Carlos a idéia é muito simples.
Quando usamos um servo acima da asa e as lincagens vão abrindo até os horns temos um diferencial (como nessa img http://www.iroquois.free-online.co.uk/shock7.jpg por exemplo)

Seguindo esse raciocínio pode-se obter o mesmo resultado alterando as dimensoes entre os links ligados ao braço do servo e a distancia entre os "chifres" no BF da asa.

Mais info sobre guinada adversa: http://www.aerospaceweb.org/question/dynamics/q0045.shtml

Dependendo do aero, o diferencial não é bem vindo: http://www.rplanes.nl/?page_id=3&category=22&product_id=42

Enviado: Qua Jan 20, 2010 10:20 pm
por biruta.com
muito bom mesmo!!!,ta bem mastigadinho,so nao entende quem nao quer,,,usando 1 servo pra aileron,é a melhor maneira mesmo essa.
,isso vai ajudar muuuita gente!