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Enviado: Qui Jun 27, 2013 11:27 am
por Antonio Carlos
Essa peça chama-se "linkage stopper".

Abs,

Enviado: Qui Jun 27, 2013 12:30 pm
por Morfeupda
[quote:5db2f2b5d1="Antonio Carlos"]Essa peça chama-se "linkage stopper".

Abs,[/quote:5db2f2b5d1]


Valeu pela ajuda Antonio,agora sim encontrei,com o nome é mais fácil. :lol: :lol:

Abraçõs

Enviado: Qua Jul 17, 2013 10:17 pm
por Patrickabelo
Lendo e aprendendo,sou novo no hobby e achei massa isso,fica muito bom mesmo,e é um salve para não usar a extenção em Y,muito bom mesmo!!!!!

Enviado: Qua Jul 24, 2013 4:14 pm
por Paulo SBM
Pessoal , sou nvo no hoby , estou estudando bastante , lendo postagens , enfim tentando aprender o máximo para não fazer muita bobagem ao construir um aero.
Gostei do post referente a linkagem de ailerons com um único servo pelos diversos argumentos colocados , estética , menor arrasto e por aí vai.
Tem um porem que me intriga um pouco pois olhando detidamente o movimento do servo em relação ao giro dos ailerons , estes são reversos , ou seja , seus eixos são ortogonais. Numa situação assim , a menos que haja uma folga razoável entre as peças (linkagens) ou alguma flexão de vareta , o movimento não acontece. Talvez seja um preciosismo exagerado , mas tenho comigo que o ideal seria ter terminais esféricos nas extremidades da vareta que sai do servo e vai até o arame dobrado.
A folga talvez seja a saída mais simples e aí tudo bem. Tem um outro post por aí no fórum em que o modelista fragiliza a vareta de comando , coloca uma fita adesiva prendendo em volta da região fragilizada e depois de colado , acaba quebrando a vareta no local pré definido , com isto , ele obtem um movimento livre em diversos planos (x, y e z).
Os experts podem se manifestar a respeito ?

Grato

Enviado: Qua Jul 24, 2013 4:59 pm
por Antonio Carlos
Paulo, boa tarde!
Existem muitas formas de se fazer esse tipo de lincagem e deve-se sempre tomar cuidado em ter uma boa relação entre o braço do servo e o horn do aileron para que não se force o servo.
Veja algumas fotos de outros tipos de lincagem que reduzem a folga entre o arame de lincagem e o horn.
Fotos retiradas do site da Hobbyking:

Enviado: Qua Jul 24, 2013 7:09 pm
por Paulo SBM
Valeu , Antonio Carlos

Estes conectores que vc colocou certamente fariam o acoplamento perfeito, sem dúvida. A questão , é que vendo o seu turorial e outros posts em que andei pesquisando , parece ser de domínio e uso comum sem estes terminais. Porisso o questionamento. Se os arames e furos de engates forem exatos não haveria como o mecanismo funcionar , mas talvez uma folga de alguns décimos de milimetros já permita o funcionamento e nem comprometa nada no desempenho do movimento de ailerons ou curso proporcionado pelo servo. A argumentação é simples , veja que o horn do aileron ao girar tenta fazer com que a vareta de comando suba e desça em relação ao plano da asa não a mantendo paralela e o engate em "Z" com a estrela do servo vai ter de fazer esta compensação. Da mesma forma a estrela dupla presa ao servo quando gira provoca um movimento lateral na vareta que deverá ser compensado pela folga do "Z" que entra naquele furo do espaguete.
Como disse anteriormente , pode ser um preciosismo exagerado, e se funciona sem aquelas peças todas , que assim seja.

Grato por seu comentário.

Enviado: Qui Dez 19, 2013 11:12 pm
por othernick
uso muito para linkagem varetas de fibra de vidro de uso em pipas.

Enviado: Qui Dez 19, 2013 11:32 pm
por Marco Antonio
Paulo... o que você chama de domínio comum é "lixo"! Montagens corretas e feitas com propriedade são sim feitas com o que foi citado! Não confunda "porcarias da internet" com montagens de aeromodelos fitas para ter resultados satisfatórios. Essa mania de "alternativo" e baratear cria a ilusão que o que é o correto é fútil, e não é!
Varetas de pipa não são recomendadas pois não tem a rigidez necessária e não permitem que seja feito o "Z". O fato de você usar não significa que seja uma coisa correta a fazer.

Enviado: Sex Nov 21, 2014 11:22 pm
por genildo araujo
[quote:1db7521bb1="Antonio Carlos"]E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.[/quote:1db7521bb1]

Enviado: Sex Nov 21, 2014 11:25 pm
por genildo araujo
legal mais faltou mostrar como ficou a outra ponta do aileron ,deixa um pouco de duvida de como fazer nesta outra ponta obrigado.