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Enviado: Qui Jul 01, 2010 9:09 am
por -NiHoN-
Sem palavras Ricardão...céus!!

E acredito que a tolerância esteja bem menor que seu limite, correto? Deve ta mais alinhado que um 1:1!!

Eu quero filmar esse modelo voando meu amigo...nem discute...eheheheh...

Abraços

Enviado: Qui Jul 01, 2010 11:32 am
por Ricardão
Obrigado NiHoN, mas está mais torto que isso... Quanto a filmar o vôo, aceito e agradeço; você e o Álvaro são profissionais no assunto - só que ainda demora um pouco e certamente não será no CE Imigrantes.

Abraço!

Enviado: Ter Jul 06, 2010 2:02 am
por krekrek
Ricardo, desculpe pela demora

Se o desenho sai correto ao usar CTRL+C, CTRL+V, entao pode ter algum erro em alguma linha do script que voce nao viu

O script apenas agiliza o processo, mas eh a mesma coisa que inserir uma a uma cada coordenada

Abraço e obrigado por compartilhar seu projeto

Estou tentando fazer um spitfire aqui e nem posto fotos pois passa longe, hehehe

[quote:1662d588fe="Ricardão"]Krekek:

Em tempo: tentei usar o seu método, fazendo scripts para desenhar os perfis a partir dos arquivos em texto das coordenadas, com o comando Pline, porém não obtive bons resultados - o desenho via de regra saia errado, ao passo que entrando diretamente com as mesmas coordenadas exibidas pelo arquivo texto usando CTRL-C / CTRL-V, todo o conteúdo do arquivo em uma só operação, o desenho sai correto.[/quote:1662d588fe]

Enviado: Ter Jul 06, 2010 5:05 pm
por Ricardão
As baterias já estão prontas. Montei duas células Zippy de 350 mAh da HK; o peso ficou menor que as 23,5 g que a HK diz que pesam as Rhino de 360 mAh, mas na minha opinião não valeu muito a pena, na próxima vou comprar a Rhino que fica mais barato e dá menos trabalho.

As Zippy de 240 mAh vale a pena, porque uma 2S fica pesando perto de 14 g.

Fiz também uma prévia da posição do CG e me parece que vai precisar acrescentar umas 20 g de lastro no nariz.

Abraços!

Enviado: Qua Jul 07, 2010 2:28 pm
por Ricardão
Completada a lincagem, agora já posso partir para a entelagem e para a montagem final.

Enviado: Qua Jul 07, 2010 2:46 pm
por Yensid
Bem interessante este sistema que você utilizou para fazer a linkagem... São varetas de balsa? Saem bem mais em conta que as varetas de piano! Gostei! Disney

Enviado: Qua Jul 07, 2010 2:51 pm
por rgmanica
Rapaz, fazia tempo que não entrava neste tópico! Tá ficando bonito esse seu p-47!

Esse sistema de lincagem é muito antigo, mas nem por isso menos eficiênte! Só que a vareta não pode ser muito fraca. Uso esse método em todos os aeros e muitas vezes retiro os tubo de ARFs e coloco boas varetas de spruce!

Enviado: Qua Jul 07, 2010 3:01 pm
por Ricardão
Esse sistema era o padrão, antes de aparecerem os "pushrods" de tubo plástico. A vareta tem que ter resistência e rigidez adequadas - no caso são varetas de airixixá (que a Aerobrás vendia antes de voltar a vender cacheta) de 3 x 4 mm, creio que as de cedro também servem, mas aqui só tinha de 5x5 e era muito pesado.

A vantagem desse sistema não é exatamente o preço, a lincagem fica livre, sem pontos de atrito e a força dos servos é melhor aproveitada.

Enviado: Qui Jul 15, 2010 6:04 pm
por Ricardão
O primeiro modelo ficou 50% mais pesado que eu havia estimado - 254 g. A carga alar está próxima de 30 g/dm².

Depois de balear dois servos de 3,5 g nos ailerons, troquei por um Turnigy de 6 g. Para leme e profundor os de 3,5 g estão funcionando bem.

Colocando esse peso no XFLR5, diz que voa em equilíbrio a 46,1 km/h e o estol sobe para 33,4 km/h - vai ser rápido... mas está quase em escala para a velocidade máxima.

O motor de 16 g - Turnigy 2211-1700 com uma hélice 6x5 e 2S dá um máximo de 7980 rpm, que resulta em 164 g de empuxo estático, 60,8 km/h de "pitch speed" e drena 4,3 A; a potência elétrica dissipada é 35,5 W, está motorizado com 142 W/kg. Acho que voa, o problema vai ser o dedo.

Enviado: Qui Jul 15, 2010 6:08 pm
por LC
Lindo demais, parabens!