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Enviado: Qua Abr 14, 2010 8:03 pm
por Ricardão
A maneira de modelar o aeromodelo no software foi explicada em detalhe no tópico do BF-109, veja o link, no post onde faço os "primeiros comentários", no começo deste tópico.

Qualquer dúvida específica, pode perguntar naquele tópico mesmo, onde é mais provável ajudar também a outros.

Abraço!

Enviado: Qua Abr 14, 2010 8:12 pm
por floydbh
Eu ainda to muito cru para entrar em projetos.... mas adoro as aviões que a turma cria....

Portanto, acompanhando....

Ricardão... show de bola!

Enviado: Ter Abr 20, 2010 7:42 pm
por Ricardão
INÍCIO DA SEGUNDA FASE:

Havia fotografado mais passos da construção e inclusive a maneira como foram feitos os entalhes de encaixe das nervuras nas longarinas, usando lixa 80, mas foi fotografado com uma velha máquina Sony que copia direto para disquetes de 3 1/2" - infelizmente removi o disquete antes de terminar a gravação da última foto e ele baleou, perdi as fotos... :oops:

A balsa utilizada na longarina é dura - 250 kg/m³, o resto da estrutura está sendo feita com balsa meio-leve - 140 kg/m³. O chapeamento será em balsa de 1/32", leve a extra-leve 80-90 kg/m³, exceto sobre os bordos de ataque onde pretendo usar balsa meio-dura 220 kg/m³.

Os ailerons serão acionados por um servo central, através de tubos de FC (idéia utilizada pelo Rafael Ritter em seu DR1) que precisam estar no lugar já no início da construção. Essa construção evita lincagens ou servos aparentes e funciona muito bem quando é bem feita; as hastes de FC ficam guiadas em mancais de compenssado de 1/32" colados nas nervuras das extremidades.

Para que fiquem acompanhando exatamente os perfis das asas, precisam ser chapeados e lixados junto com o resto das asas. No final serão recortados, entelados e montadas as dobradiças.

Enviado: Qua Abr 21, 2010 3:11 pm
por Yensid
Muito limpa a sua construção, Ricardo! Gosto de trabalhar com balsa e apreciar os trabalhos realizados com este material. Acho que vais sair um belo avião!
Tive uma dúvida: existe como importar os perfis do profili? E mais, não acha que poderíamos criar um fórum para disponibilizar os perfis que plotassemos para o XFLR5? Assim iríamos, aos poucos criando um banco de dados que, com a cooperação de todos, poderia tornar-se muito bom. Poderíamos até disponibilizar fuselagens, o que reduziria o nosso trabalho em projetos futuros, não acha?
Abraços! Disney

Enviado: Qui Abr 22, 2010 9:04 am
por Ricardão
Obrigado Yensid!

O Profili é um programa vendido e só tive um breve contato, não disponho de nenhuma intimidade com ele...

Os arquivos .pro que contêm os perfis são diferentes dos .txt utilizados pelo XFOIL. Não sei se há algum utilitário no Profili que gere os .txt necessários ao XFOIL.

Há vários arquivos de perfil no RCCalc que podem ser usados e o próprio XFLR5 gera os arquivos para perfil NACA, o que representa um universo bastante completo de perfis para os nossos usos e experimentos.

Quanto ao forum com perfis destinados ao XFLR5, tenho minhas dúvidas... do universo total de usuários do E-voo, não deve chegar a 50 as pessoas que se interessam e dessas apenas uma parcela irá utilizar o software. Como criar os arquivos .txt ou desenhar os perfis no AutoCAD tendo os arquivos não é difícil, acredito que trocar arquivos pode ser feito no próprio forum (compactados cabem diretamente em um anexo de post) ou por e-mail.

De qualquer forma, caso você crie um Forum específico, com certeza eu irei participar.

Abraço!

Enviado: Seg Abr 26, 2010 10:57 am
por Ricardão
Deu para avançar com a construção das asas, quase terminei a primeira fase que é a estrutura básica, na sequência vou começar a fazer o acabamento da estrutura. Tirei mais fotos do que precisava... vai dar uns três posts.

Enviado: Seg Abr 26, 2010 11:19 am
por Ricardão
A montagem foi trabalhosa e demorada, porque precisava esperar secar a colagem de uma etapa para poder passar para a seguinte - difícil com certeza não foi...

Enviado: Seg Abr 26, 2010 11:24 am
por krekrek
Estou adorando o topico, agora a coisa ficou mais profissional, pois se o software for bom e correto eh a melhor forma de estimar como o modelo ira voar ( sem vento )

Agora vou procurar esse software...


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05 minutos rastreando e voilá

Manual do programa em pdf [url]http://www.mjw.co.at/downloads/XFLR5-tut-v1.pdf[/url]

programa free [url]http://www.brothersoft.com/xflr5-download-217211.html[/url]

Postei isso, pois nao encontrei onde foi indicado em outro topico. Estava fora do ar no momento que tentei.

Agora vou entrar de cabeça nisso, adoro projetar as coisas!

Ainda nao abri o programa, nem li o manual, mas esse programa exporta dwg ou 3Dstudio?

Pergunto, pois um amigo tem uma CNC aqui e usa o 3Dstudio, o que facilitaria muito na confecção de modelos em isopor

Nao vejo isso como fim comercial, mas para proporcionar mais alegria para aqueles que gostam de escala e poderao conhecer o tipo de voo do aero (personalizado) antecipadamente a construcao

Aceito dicas de colegas

Ricardo, eu entendi quase tudo que vc postou e gostei muito do topico. Parabens!

Enviado: Seg Abr 26, 2010 12:45 pm
por Ricardão
Obrigado, Krekrek! lá no começo do tópico, no oitavo post, tem o link para o tópico do ME109, em que foi apresentada a maneira de usar o software e colocado o link original para o software e para as informações - lá tem também o QFLR5 que ainda não examinei.

Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.

Continuando com o que já foi feito em termos de construção:

Enviado: Seg Abr 26, 2010 4:14 pm
por -NiHoN-
Ricardão,

Estas chapas de balsa devem ser beeem leves, para ser todo chapeado assim e chegar num peso baixo RTF, porém seria somente este fator que influenciaria no peso final? A técnica de construção é diferente para entelagem com papel de seda a fim de compensar o peso do chapeado em balsa?

Deve ficar muito mais resistente que uma estrutura entelada com papel...

Abraços

Fernando