Motores OS BE na 25 FESBRAER

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Motores OS BE na 25 FESBRAER

Mensagem por vitorette »

Recebi uma mensagem da HobbyLink sobre esse acontecimento. A Aeromodelli vai importar os OS BE para vender no mercado brasileiro, isso todo mundo já sabia. O interessante é que a Aeromodelli também vai vender o combustível indicado para os motores. Acho que o marketing é a alma do negócio, mas os caras só teceram elogios. Bom, ninguém vai fazer propaganda para contar as falhas dos seus produtos. Entrem no site e vejam vocês mesmos. http://www.hobbylink.com.br/.
O lançamento vai ser na FESBRAER, com pompas. Deve ter motor à rolê para serem experimentados. Lí meio que por alto no site, mas tudo o que ví ulula pela econômia.
Um pequeno trecho extraído do site: [i:db30d893de]O motor BE em teste pela Aeromodelli já pôde oferecer uma conclusão que certamente terá muita repercussão: é mais do que ideal para aviões de treinamento, especialmente os usados por instrutores nos clubes, graças ao baixo consumo de combustível e ao preço igualmente baixo dos seus ingredientes. Para se ter uma ideia, em uma loja especializada em produtos químicos de São Paulo, um litro de etanol anidro (ou absoluto, com pureza de 99,5%) custou em julho de 2009 cerca de R$ 6,00 e um litro de óleo de rícino refinado, 99,9% puro, custou cerca de R$ 18,00. Como a proporção de lubrificante na mistura deve ser de apenas 10%, conclui-se que um litro desse combustível custava, nessa mesma loja, pouco mais de R$ 7,00. Ou seja, um galão americano de 3,78 litros custaria cerca de R$ 27,00![/i:db30d893de] Sim, é econômico, mas em momento algum remetem essa econômia à falta de potência do motor. O OS55AX BE é econômico, até demais, por ter o desempenho similar a um LA40. Oras, se for para ter o desempenho de um LA, para que investir dinheiro em um motor novo? Não esperem milagres com esses motores BE, a coisa só fica interessante mesmo com o 120AX BE, que foi o que menos perdeu potência. Esse OS55AX BE vai servir para puxar treinador de balsa, dos mais leves, concebidos para motor .40. O interessante disso tudo é que, para reclamar a garantia de uma falha mecânica de um desses motores, caso ocorra, só se estiver usando o combustível da Aeromodelli. E se o combustível da Aeromodelli for muito caro? Dificil de encontrar?, pois muita gente sabe que uma das reclamações de lojistas com esses distribuidores é a obrigatoriedade de fazer uma compra padrão, com um determinado valor. Eu vou esperar para ver. Ver os valores que serão praticados nesses motores e, principalmente, com o combustível. Lá fora, os OS55AX-BE custavam uns U$ 270,00 no lançamento. Alguns dias atrás os preços já eram similares, ao 55AX normal, o desempenho é que continuava o mesmo. Tomara que a política de vendas da Aeromodelli seja agressiva, até para impressionar a OS, quem ganha com isso somos nós. Pois, estão tratando esse lançamento como um privilégio, pois, depois do Japão é o Brasil o segundo País no mundo a ter esses motores para venda regular.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Como vc disse, eu também não vejo vantagem nenhuma em motores menores que 120 movidos à etanol. A facilidade do glow compensa o custo pouca coisa superior. Um 46LA faz uns 20 vôos c/ glow a 5% de nitro.
Duvido que o combustível para o BE seja muito mais barato que o glow, pois o que encarece não é o etanol (ou metanol), é o óleo e os aditivos. Além da produção, que é em pequena quantidade, comparada a outros processos industriais. Manter a pureza e proporções no processo custa dinheiro. A ausência de nitro não altera muito o preço, pois em aeromodelo a proporção é relativamente pequena.
Deviam trazer logo o 120BE, além da potência, economicamente valeria mais a pena, já que glow, gasta 1 galão a cada 5-6 vôos, ou um dia de vôos...rs

No momento, a melhor solução é a ignição eletrônica, como vc já provou funcionar e tornar mais econômico até mesmo um glow. Acho que usando metanol e óleo de kart, sem nitro é o mais viável.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Carlos Weiss
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 11:12 am
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Carlos Weiss »

Olá pessoal.

Pelo que vi na materia, o biocombustivel será produzido no Brasil em larga escala para suprir toda a demanda mundial da OS, mas não significa que o preço vai ser melhor para nós.

Até a vela mudou o diametro para não causar "confusão" e acabar usando uma vela comum. São os japoneses aprendendo com os brasileiros.

Aqui posso comprar 5 litros de alcool absoluto por R$4,80 o litro e o oleo usado em kart a alcool por R$15,00 / 500ml. Somando tudo vai a R$39,00 para fazer 5 litros. Vamos ver por quanto vai ser vendido o combustivel pronto.

Comprei um SK130 e vou usar a ignição eletrônica. Depois vou abrir um topico com os resultados com metanol e alcool absoluto.
A versão masculina da receita é a planta.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:ea05d04210="Carlos Weiss"]Pelo que vi na materia, o biocombustivel será produzido no Brasil em larga escala para suprir toda a demanda mundial da OS, mas não significa que o preço vai ser melhor para nós.[/quote:ea05d04210]Na matéria eles não mencionam valores. Mensuram muito sobre a econômia que esses motores podem proporcionar e comparam isso ao custo do combustível glow normal.[quote:ea05d04210="Carlos Weiss"]Até a vela mudou o diametro para não causar "confusão" e acabar usando uma vela comum. São os japoneses aprendendo com os brasileiros.[/quote:ea05d04210] Já lí que a vela seria a parte importante do motor. Mas, pode ser somente uma questão mercadológica. E se o 55BE for igual ao 55AX, já pensou? Todo mundo ia ficar se sentindo um verdadeiro tonto. kakakaka. Se bem que, um motor glow funciona sem nitro. E se for com alcool absoluto, vai ter um rendimento similar ao BE, se bobear fica melhor. [quote:ea05d04210="Carlos Weiss"]Aqui posso comprar 5 litros de alcool absoluto por R$4,80 o litro e o oleo usado em kart a alcool por R$15,00 / 500ml. Somando tudo vai a R$39,00 para fazer 5 litros. Vamos ver por quanto vai ser vendido o combustivel pronto. Comprei um SK130 e vou usar a ignição eletrônica. Depois vou abrir um topico com os resultados com metanol e alcool absoluto.[/quote:ea05d04210]Engraçado, eu consigo metanol à R$ 3,00 aqui na minha cidade. O Alcool no posto custa R$ 2,00, brincadeira? Se tivesse Absoluto à R$ 5,00, não usaria outro combustível. Certamente você vai ficar muito feliz com esse motor e a CDI. O vôo vai ficar muito barato. Para um Glow é claro.
Tenho minhas dúvidas se o custo do combustível da Aeromodelli, mesmo sendo produzido para ser vendido em escala mundial, seja realmente barato. Tenho a mesma opinião do Lt_Nelson, pois na verdade o que encarece o uso do alcool como combustível é o óleo que usamos. Mas, teremos que esperar a 25ª FESBRAER para saber a verdade sobre toda essa promessa de econômia. Mas, esse é um contra-ataque, da industria dos motores à combustão, contra o avanço dos motores elétricos. Que a cada dia conseguem ficar mais atraente ao bolso do consumidor, sem contar o lado prático.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Responder