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Enviado: Sex Jun 03, 2011 11:02 am
por douglask
Paulo em minhas pesquisas encontrei este material

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=3901804

espero que possa ajuda-lo tb, são os moldes para se fazer os dutos de exaustão do f-18

A edf chegou, muito bonita...a receita me tarifou em $150,00, com isso todo o custo ficou em R$510,00, vamos ver se ela realmente é boa....neste final de semana acredito que farei os testes de empuxo...


Abs

Enviado: Sex Jun 03, 2011 11:15 am
por Poulps
Que bom Douglas !!!

A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.

Tira umas fotos da EDF , da montagem !

Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !

Manda ver !

Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?

Enviado: Sex Jun 03, 2011 11:20 am
por Poulps
[quote:6234ced6ba="Yensid"][quote:6234ced6ba="Poulps"]Olá Disney,

Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]

Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.

Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...

Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]

Disney, você tem razão.

Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.

Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.

Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.

Enviado: Sex Jun 03, 2011 11:44 am
por douglask
Paulo o rotor dela é de plastico (nylon)...apenas o cone do rotor é de aluminio.

Enviado: Sáb Jul 23, 2011 8:00 pm
por Poulps
Pessoal, apenas para ilustrar mais o tópico, mais um colega conseguiu tirar o F-18 do chão utilizando o Setup que recomendei.

Colega Metallica2000 , parabéns !

[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]

[yt]xjSFA93DFhw[/yt]

Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.

Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:

Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]

Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]


Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.


Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !

Enviado: Sex Set 23, 2011 3:58 pm
por douglask
Boa tarde amigos.

Apos alguns meses fiz a bancada de teste de motor para testar minha edf e os motores de um outro projeto que estou fazendo.

segue algumas fotos do teste.

Enviado: Sex Set 23, 2011 4:04 pm
por Poulps
Poxa , muito bom !


Sem os dutos mudou muito o empuxo ?

Mas o resultado é muito bom, vai voar tranquilo !

Parabéns !

Enviado: Sex Set 23, 2011 4:05 pm
por douglask
Estou sem o cartão de programação do ESC, não sei se o time dele esta em hight,

pois com 100% a edf gerou 2,08kg, 67.8A e 1426w de potencia.

com uma 6S de 4500mha

Existe alguns videos na net mostrando que esta edf gera até 3kg de empuxo.

Ela é uma RCLander de 90mm (DPS)

Enviado: Sex Set 23, 2011 4:06 pm
por douglask
Sem os dutos deu 1.8kg de empuxo


Quanto sua edf dava de empuxo Paulo?

Paulo de uma olhada em um outro projeto que estou fazendo em paralelo ao jato.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1089648#1089648

e vc tem novidades suas para nos contar?

Um grande abraço

Enviado: Sex Set 23, 2011 6:10 pm
por Poulps
Muito Bacana seu Tucano !

Tá bem legal !

Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:


Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A

Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)

Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm

Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg

Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.


Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.

continue postando seus resultados.

Boa sorte !