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Enviado: Seg Mar 29, 2010 10:46 am
por Poulps
Caio,

Muito obrigado pelas informações, estou aprendendo um monte de coisa nova !

Só uma dúvida, como projeto o duto de entrada ?

Devo fazer apenas uma especie de "corneta" com uma abertura na frente 20% maior que o diametro da turbina ?

O comprimento deste cone deve ser curto ou longo ?

Na saída da EDF devo acrescentar também um cone afunilando a saída ?
Com que medidas ? Afunilar 10% do diametro já está ok ?

Obrigado !

Paulo Pires

Enviado: Seg Mar 29, 2010 11:37 am
por caioect
Isso! Na entrada poderá colocar um anel tipo uma corneta!

Existem várias formas de melhorar o direcionamento do ar para dentro do fan.

A forma mais simples é fazer o diâmetro do anel ~20% maior que o diâmetro do fan que neste caso seria 105mm. Isso aumentará a velocidade de fluxo dentro do fan em ~75%!

A área efetiva desse fan (FSA) corresponde a um diâmetro de 79mm, portanto o duto de saída deve possuir área entre 85% e 100% FSA, que corresponde a um diâmentro entre 73mm e 79mm!

Fazendo o diâmetro de saída com 73mm a velocidade de fluxo aumenta em ~17% com pouca perda no empuxo. Por outro lado ao reduzir o diâmetro abaixo de 73mm o empuxo começa a ficar prejudicado.

Qual o diâmetro do duto na saída do F-18? Por acaso é menor que 73mm?

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836

Enviado: Seg Mar 29, 2010 12:03 pm
por Poulps
PUTZ !!!

Tenho certeza de que tanto o duto de entrada quanto o de saída não respeitam a regra.

O de saída é bem menor. Vou medir em casa e te passo valor exato, mas encontramos sem dúvida mais uma barreira no modelo.

Obrigado pelas informações !

Enviado: Qua Mar 31, 2010 9:45 am
por Poulps
EDF 89 mm vista lateral - detalhe do cooler na parte de trás do motor.
[img:47b3d639e2]http://img22.imageshack.us/img22/9517/pict0007bmp.jpg[/img:47b3d639e2]

EDF vista Frontal
[img:47b3d639e2]http://img215.imageshack.us/img215/5343/pict0006g.jpg[/img:47b3d639e2]

Entrada de ar - vista externa - Medidas 58x80mm
[img:47b3d639e2]http://img714.imageshack.us/img714/1585/pict0005b.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de saída - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img46.imageshack.us/img46/7901/pict0004en.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de entrada - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img40.imageshack.us/img40/8391/pict0003wd.jpg[/img:47b3d639e2]

Bocais de saída da EDF - Diametro 52mm
[img:47b3d639e2]http://img20.imageshack.us/img20/1135/pict0002nj.jpg[/img:47b3d639e2]


Não reparem a fiação toda bagunçada, mas tive que remover a EDF e sua instalação eletrica ficou solta por dentro do modelo.

O diametro dos dutos de saída não atendem a regra, onde seu diametro não deveria ser inferior a 73mm .
Isto deve estar provocando a perda acentuda da EDF na decolagem.

Enviado: Qua Mar 31, 2010 11:25 am
por caioect
O fan de 89mm possui 79mm de FSA (área: 4902 mm2).

A área de entrada do F-18 possui 58 x 80mm ~4640mm2 (95% FSA). Não é o ideal, mas não deve interferir muito. Deve ser maior que 4902mm2 (100% FSA).

A área do anel (arredondamento) na entrada possui 62 x 84mm ~ 5208mm2 (106% FSA). Aqui o arredondamento pode ser aumentado com um pouco de lixa.

A área de saída referente ao diâmetro de 52mm é de 2124mm2 (43% FSA). Realmente é muito pequena para um fan de 89mm... certamente o empuxo está sendo fortemente reduzido. Teria que aumentar para um diâmetro de pelo menos 71mm (80% FSA).

Por outro lado as dimensões do duto do F-18 são compatíveis com um fan de 70mm. Por exemplo, a EDF HET 6904 possui FSA de 61mm (área: 2922 mm2).

Neste caso a área de entrada do fan deve possuir entre 2922mm2 (100% FSA) e 3740mm2 (128% FSA). Como á área é um pouco menor que a área do F-18, poderá fazer um duto adequado ~52 x 72mm, com anel na entrada um pouco maior ~(58 x 80 mm)!

A área de saída deve ter diâmetro entre 52mm (85% FSA) e 61mm (100% FSA). Aqui não precisa alterar nada... a área de saída está perfeita para um fan de 70mm.

Enviado: Qua Mar 31, 2010 11:51 am
por Poulps
Cara, é por isto que no teste individual de empuxo da EDF ela dá 1kG de empuxo cada , e as duas montadas no jato dão apenas 1,2KG somadas .(deveria dar 2Kg total)

Isto é que é perda !
Muito obrigado pelas dicas !

Caio, você acerdita que eu possa re-apoveitar estes motores se eu comprar apenas as EDF´s de 70mm sem motor ? (estou com certas restrições financeiras no momento)

O motor é um 3645 de 1450KV (achei as especs. Originais deles) de 1200W.

Um deles eu re-enrolei para 2900Kv - 100Amp.

Ou , e se utilizar apenas uma EDF 90mm neste modelo?

Obrigado !

Enviado: Qua Mar 31, 2010 1:12 pm
por caioect
As EDFs de 70mm não possuem espaço suficiente para o motor de 36mm... aceitam no max motores de 28mm!

Por outro lado o F-18 poderá ficar bom com uma EDF de 90mm, mas terá que fazer varias alterações no modelo para a instalação de um duto de entrada e saída adequado ao fan.

Antes de qualquer alteração precisa acertar o kv do motor para obter máximo aproveitamento do fan! Também precisa ver se esse motor vai suportar os 1200W ou mais!

A EDF 89mm de 7 pás com um motor adequado vai gerar mais de 2,0kg de empuxo!

Enviado: Qua Mar 31, 2010 2:45 pm
por douglask
Boa tarde amigos,....primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas contribuições neste tópico....

Em minha pesquisa por motores para meu f-18 achei este aqui....que esta com um preço atrativo....gostaria da opnião de vcs quanto a este produto para uma futura compra...

segue link:

http://cgi.ebay.com/Outrunner-Brushless-Motor-1750KV-90mm-EDF-for-Aircraf_W0QQitemZ150421125834QQcmdZViewItemQQptZRadio_Control_Parts_Accessories?hash=item2305cc3aca

Abs.

Douglas

Enviado: Qua Mar 31, 2010 3:48 pm
por caioect
Não sei te dizer se esse conjunto do Ebay é bom! Só testando para saber.

Como foi colocado acima o F-18 possui um duto de saída muito pequeno para utilizar um fan de 90mm! Não conseguirá o empuxo necessário nestas condições. Precisará fazer algumas correções.

Já que pretende investir num conjunto novo, recomendo pegar duas EDFs de 70mm e dois motores adequados ao fan. Neste caso as correções serão mínimas.

Como o modelo é um pouco pesado precisará de dois conjuntos (EDF 70mm/motor) eficientes que suportem pelo menos 800W cada.

Caso converta o F-18 para utilizar somente uma EDF de 90mm vai precisar de um conjunto eficiente que suporte bem 1200W!

Enviado: Qui Abr 01, 2010 12:23 pm
por douglask
bom dia a todos...

seguindo os conselhos dos amigos comprei os seguintes materiais...e vamos esperar a chegada para os teste....

2 x Φ64×H75 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ64×H75_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html

2 x Φ77×H84 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ77×H84_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html

2x 4370KV Inrunner Brushless Motor 3.17mm Shaft F380-2848 - http://www.himodel.com/electric/4370KV_Inrunner_Brushless_Motor_3.17mm_Shaft_F380-2848.html

Quem tiver mais alguma sugestão....agradeço.

Abs

Douglas