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Enviado: Ter Abr 06, 2010 8:20 pm
por caioect
Poulps, Se com a EDF Haoye 76mm cheguei a obter 1.2kg de empuxo, mesmo usando um motor fraco com perda de 42% no kv, certamente a Haoye 89mm deveria gerar bem mais empuxo.

É bem provavel que o motor não está sendo suficiente. Deve estar perdendo rotação na faixa de alta potência, ou seja, o kv sob carga deve estar muito baixo. Agora, para ter certeza precisaria medir o consumo, voltagem e rotação.

Quanto ao duto, quanto mais curto melhor... se aumentar o comprimento, o empuxo tende a diminuir. Mesmo assim a redução é pequena. O que costuma reduzir significativamente o empuxo é a ausência do anel na entrada do duto. Tenho observado que o empuxo aumenta ~40% com a colocação do anel.

Enviado: Qua Abr 07, 2010 3:19 pm
por Poulps
Ok.

O motor deve estar sendo pouco para a EDF mesmo , até queimou meu ESC quando forcei um pouco a barra.

Fiz um anel de entrada moldando chapas de depron de 2mm , com 10% a mais de abertura, e fiz o anel de saída usando um copo de 700mL cortado 4 cm acima do fundo (70 mm de diam.) e colado com super bonder na saída da EDF. (o copo tem o diametro de saída EDF exato !)

Aí testei e não houve nem uma graminha de diferença no empuxo ...

Estou re-enrolando o bicho, porém o estator é super justo e tive que fazer varias tentativas e ainda não consegui enrolar 3 voltas de 12 fios 0.4mm. ( O riginal tinha 2 voltas)
Então tentei enrolar com 11 fios, depois com 10 , agora vou tentar com 9...
Com 9 fios e três voltas o motor passará de 1450Kv – 60 Amp. Para 1087Kv – 45Amp. Máx. (usando 6S)
Estou fazendo isto para aumentar o torque em uns 30% se meus cálculos estiverem certos.

Vamos ver no que dá !

Obrigado pelas dicas!

Enviado: Qua Abr 07, 2010 3:21 pm
por Poulps
Cara tenho em casa , paradas duas EDF 64mm com motores Hyperion de 6000Kv.
(3S - 45 Amp. cada)

Será que elas não aguentam o bicho de 1,7Kg ?

Enviado: Qua Abr 07, 2010 6:52 pm
por caioect
Extranho! Com o anel era para aumentar bastante o empuxo! No tópico abaixo coloquei um desenho que ilustra bem as dimensões do duto de entrada e saída:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=775245#775245

O motor com 1087kv vai deixar a rotação muito baixa com LiPO 6s. Sem carga terá ~ 24000rpm e com carga ~15000rpm! É muito pouco! Para aumentar o giro vai ter que aumentar o kv (~2000kv) e consequentmente o consumo/potência.

Com duas EDFs de 64 o modelo ficará bem mais leve, e talves precise de menos potência. Precisa ver se a duas fornecem empuxo suficiente para o modelo. Qual empuxo dessa configuração?

Enviado: Qui Abr 15, 2010 4:06 pm
por HLANG
Douglas, Boa Tarde
Tenho um F18 com cerca de 1,4 metro de comprimento da Starmax, com 10 servos, trem retrátil com amortecedor. Ele usa um FAN de 90mm. ESC 100A com BEC 5A. Motor original foi substituído pelo HET 600.
O empuxo é bom e voa muito bem e rápido.

Daqui a 2 semanas vou começar a montar um F16 de 1,5 metro, 11 servos, com trem retrátil pneumático Spring Air, FAN 90mm HET e motor ARC 2080Kv com 3,5K de empuxo!!!

Ambos os modelos acima usam bateria 6S LiPo 4900mAh 25C
Um FAN apenas é suficiente para o empuxo deles.

O motor original, chines que vinha no F18 fez ele voar MUITO, mas MUITO RÁPIDO!!
O manual falava em 210km/h. Eu não acreditei até ver ele voar !!

Um detalhe: o ESC vinha com conector DEANS. A bateria vinha com conector bullet 4mm. Experimentei um adaptador DEANS para bullet.
Primeiro voo, ficou lento.
Tirei o plug DEANS e substituí por bullet macho 4mm. Nossa MUDOU DE MANEIRA IMPRESSIONANTE a performance de voo!!
Um abraço
Henrique

Enviado: Seg Abr 19, 2010 9:56 pm
por Poulps
Somente para encerrar o assunto de re-re-re-enrolar o motor original da turbina da Haoye que acompanha o F-18 vou postar o resultado final do motor re-enrolado para 3 voltas:

Bateria de 6S
1 volta - por volta de 800g de empuxo e um ESC de 80A Queimado
2 - Voltas (original) 1,1 Kg de empuxo e consumo de 60A cravados
3 - Voltas - 750g de empuxo e consumo de 48A.

conclusão:

Eu posso fazer de tudo nestes motores porcaria originais da Haoye, que mesmo assim este jato não vai sair do chão com o impulso deles.

Agora o jeito é continuar juntando dinheiro para comprar turbinas HET.

Valeu pela força pessoal !

Enviado: Ter Abr 20, 2010 12:12 am
por caioect
A EDF Haoye 89mm é para gerar pelo menos 2kg de empuxo com um motor adequado... e pelo jeito esse motor não é o suficiente para a EDF... precisa de um motor mais potente e eficiente, como os HET, ARC, Neu e etc.

Enviado: Seg Nov 08, 2010 8:45 pm
por Poulps
Após quase um ano parado, resolvi investir e tentar re-ativar o meu F-18 da Haoye.

Após pesquisar mais sobre os setup´s para este modelo lá fora , ví que monta-lo com uma turbina é mais vantagem do que com duas. Com duas parace que ele fica no limite da sustentação devido ao peso e a baixa eficiencia das EDF´s.

Então, com a verba curta , comprei o setup EDF + MOTOR + ESC + BATERIA com o maior empuxo que coubesse em meu orçamento.


[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:5b9912bf11]
Turnigy 4000mAh 6S 20C Lipo Pack

[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Tz85A.jpg[/img:5b9912bf11]
Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC


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KD36-74-09XL 1900kv Brushless Inrunner

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High-Torque EDF Ducted Fan Unit 5Blade 90mm 1600W

Enviado: Seg Nov 08, 2010 9:12 pm
por Poulps
Montei tudo no suporte para fazer o teste de empuxo e quando ligo o ESC a surpresa : O ESC veio com defeito ....
E os outros ESC´s que tenho não aguentam o tranco.

Enviado: Qua Nov 10, 2010 1:47 am
por humbertomelo
ola colega, vc poderia dizer que tipo de defeito o seu esc apresentou? O bec dele esta ok?