Enviado: Dom Mai 08, 2011 8:38 pm
[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps