BOMBA DE FUMAÇA TME

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
CLAUDIO CECCON
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 4:18 pm
Localização: ANCHIETA -ES

BOMBA DE FUMAÇA TME

Mensagem por CLAUDIO CECCON »

Olá pessoal,

Tenho instalado num CAP 232 27% uma bomba de fumaça TME que está apresentando o seguinte Problema: Com o motor desligado, aciono a bomba ela funciona normalmente e quando quero desligo. Mas com o motor em funcionamento ligo a bomba e ela funciona só que não desliga pelo rádio, tenho que desconectar a bateria.

Vocês podem me ajudar a resolver este problema? Sei que aqui talvez não seja o lugar para essa pergunta, mas como participo deste forum há bastante tempo e vejo que o pessoal não recusa ajuda, resolvi colocar a pergunta aqui mesmo.

desde já agradeço,

Claudio Ceccon
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Estranho...

É essa não é?

http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=18327&produto=TME_Bomba_de_fumaca_DELUXE_II

Se está usando um motor com ignição pode ser que esteja, por algum motivo causando ruido a ponto de interferir com o sinal de desligamento.
A forma correta de verificar isso é, com equipamentos, ver se o sinal está presente nas duas condições,(motor ligado/desligado) e seguir o problema até sua origem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tente fazer o seguinte.. faça uma alimentação separada para ela, mas coloque o dois negativos juntos e aterre na carcaça do motor, se resolver mantenha o aterramento e use só uma alimentação.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu tiraria já esse troço...

http://acamg.atspace.com/artigos/bomba/bomba.htm

Teste de alcance do rádio

Embora muitas pessoas não saibam, quando o sistema de fumaça é ativado, o rádio do modelo pode perder em torno de 20% de seu alcance. Para certificar-se do alcance do rádio após a instalação da bomba, faça o seguinte:

Coloque o avião no chão, longe de qualquer pessoa ou objeto que sirva de antena e caminhe com a antena baixa até perder o alcance, fazendo com que os comandos fiquem fora de controle. Observe a distância pois ela será sua referencia.
Agora caminhe em direção ao avião e comece a mover a chave de ON e OFF da bomba de fumaça. Em algum ponto, alguma superfície de comando poderá se mover quando a chave da bomba estiver em ON, e voltar ao normal quando esta mesma chave estiver em OFF.
Esta distância não poderá ultrapassar a 20% da distância observada anteriormente. Se ela for maior que 20% a principal causa será a bomba, portanto tente move-la para mais longe do receptor a fim de minimizar este problema. O fabricante da bomba não aconselha a voar se não estiver com o alcance correto.


Não entendi porque(possivelmente ruido na linha de alimentação) mas se o fabricante que é o fabricante diz que isso causa problema no radio eu pegaria esse troço e jogaria no mato!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
CLAUDIO CECCON
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 4:18 pm
Localização: ANCHIETA -ES

Mensagem por CLAUDIO CECCON »

A bomba é essa do anúncio sim. Quanto a interferência, estou usando um rádio de 2.4Ghz e a alimentação já esta sendo feita por uma bateria independente de 6V, a unica ligação com o receptor e onde é ligada a parte de comando da bomba.

[color=red:9de8778d43]Usuário bloqueado por ter 3 cadastros
Use o CJunior de 2007[/color:9de8778d43]
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4382
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Olá Claudio, fale mais sobre como instalou sua bomba no aero, se puder colocar fotos melhor ainda, como está mixada no seu transmissor e que transmissor está usando, tudo que puder relatar seria mais fácil de descobrir um possível erro.

Marcão, muito bom o alerta que deu sobre o acionamento dela e a perda de percentual de alcance, tem que fazer o teste de alcance exatamente como explicou, boa tiu!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Antes, quando se usava pedra lascada e barro fofo pra voar aeromodelos e colocava-se um rojão na ponta pra fazer fumaça, fazia-se um mixer mecanico pra outra coisa ou qualquer coisa da idade da pedra a solução era visual e intuitiva.

Hoje com tanta eletrônica embarcada é necessário estar com o problema na mão olhando pra você, e você com um monte de aparato de analise... e as vezes mesmo assim apanha!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder