Circuito para reduzir curso de servo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Circuito para reduzir curso de servo

Mensagem por lenildo »

Alguém sabe me informar onde encontro um circuito para reduzir o curso do servo ? de preferência usando um PIC e poucos componentes. Basicamente quero um circuito que recebe o sinal igual de R/C (-100% a +100%) e transforme isso em algo como (-20% a +20%), podendo regular estes limites por meio de um timpot.

Não vou usar o circuito no R/C, por isso não consigo configurar pelo volume do TX.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O Alexcmag(moderador) fez um...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Re: Circuito para reduzir curso de servo

Mensagem por Buts »

[quote:f6eddfbec6="lenildo"]Alguém sabe me informar onde encontro um circuito para reduzir o curso do servo ? de preferência usando um PIC e poucos componentes. Basicamente quero um circuito que recebe o sinal igual de R/C (-100% a +100%) e transforme isso em algo como (-20% a +20%), podendo regular estes limites por meio de um timpot.

Não vou usar o circuito no R/C, por isso não consigo configurar pelo volume do TX.[/quote:f6eddfbec6]

Será que não é mais negócio trocar de TX ?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não leu que ele não vai usar em rc?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Valeu Marco, vou mandar uma MP para o Alex.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O que eu fiz o rate é fixo, se puder ser assim já te passo.

Com uma modificação bem pequena pode ficar proporcional a um potenciômetro.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:7c06903dea="Marco Antonio"]Não leu que ele não vai usar em rc?[/quote:7c06903dea]

Caramba!!! Eu sempre leio tudo, mas dessa vez passou batido... :?

Retiro meu comentário.. :cry:
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

[quote:f8173723ae="alexcmag"]O que eu fiz o rate é fixo, se puder ser assim já te passo.

Com uma modificação bem pequena pode ficar proporcional a um potenciômetro.[/quote:f8173723ae]

Olá Alex quero sim, o rate é fixo, mas provavelmente tem um resistor que define o rate, na verdade depois que eu acertar a amplitude do giro não vou mexer mais. Ou seja, é só eu calcular qual resistor para o meu rate e deixo ele fixo tb.

Basicamente quero fazer os seguinte: tenho um servo de 1080graus que estou utilizando no Lince/Dakar, quero transformar este servo em 360graus, pois ele é um servo com o toque que eu preciso.

Se puder postar o circuito ou enviar por e-mail eu aradeço.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

eu pergunto ... o "giro" do servo é dado pelo período dos pulsos certo? tipo ... 1ms a 2 ms indo de 0 90º ... e der um pulso de 1,5ms ele vai posicionar a 45º ... não é?
Se for isso, basta ter um circuito que envie proporcionalmente o tempo pelo grau desejado de parada?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Esta é a idéia, newman. 1,5ms é o centro, 1ms é 100% de movimento para um lado, 2ms é 100% de movimento para outro lado. Isto pelo padrão. Na prática os servos se movem mais do que isto e pode-se usar pulsos de 0,8ms a 2,2ms sendo conservador e até 0,6ms a 2,4ms sendo mais radical.

O servo do lenildo é provavelmente de veleiro, que dá 5 voltas completas.
Responder