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Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:42 am
por alexcmag
Como já tinha feito um artigo sobre construção em depron Unipoli, mas este anda meio raro, resolvi fazer um tutorial sobre como fazer uma fuselagem em isopor.

Como fazer asa já foi bem descrito no tutorial do Felipelli: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4126

Como lincar os comandos já foi bem descrito no meu tutorial do StarCessna: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2344

Portanto neste caso vou me concentrar na construção apenas da fuselagem, que já vai deu um bocado de trabalho para tirar as fotos com uma mão enquanto manuseava tudo com a outra mão, sem poder usar o flash na maioria das fotos porque isopor branco com flash a 40cm ia parecer uma tempestade de neve...

Primeiro peguei uma placa de isopor P3 de 5cm de espessura e separei em 4 chapas finas de 1,25cm de espessura (esta é a técnica que usei neste tutorial, que rende modelos leves, fáceis de fazer, mas que se reforçados com fita de embalagem ficam muito resistentes.

Para cortar na espessura constante, colei calços feitos com palito de sorvete na ponta do arco de corte, para que apoiadas no chão ou numa mesa produzissem fatias na espessura que quero.

As características desejadas são:

Envergadura: 120cm
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Peso da fuselagem: 70g (medido)
Peso da asa: 70g (estimado)
Peso do avião completo: 200g (estimado com reforços de fibra e fita adesiva)
Peso do fligh pack: 50g (estimado)
Peso do motor: 80g (estimado)
Peso da bateria: 120g (estimado)
Peso total: 450g (estimado)
Carga alar: 22g/dm²

Nos pesos considerei a média dos equipamentos mais comuns.

Com estas características, bons motores para voá-lo são:
- EPS400C-DS (400 reduzido 3:1) com hélice 10x6 e bateria 3S
- EPS350C-CS (350 reduzido 5,33:1) com hélice 10x8 e bateria 2S
- Brushless TowerPro com hélice 8x4 e bateria 3S`

Calço na ponta do arco:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/calco.jpg[/img:ebcc73a386]

Assim ficaram as fatias:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/fatias.jpg[/img:ebcc73a386]

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:46 am
por alexcmag
A primeira tarefa foi desenhar sobre uma das placas o perfil de um Piper Cub J3, no tamanho desejado.

Como imprimir a planta no tamanho certo numa impressora a jato de tinta daria mais trabalho do que a própria fuselagem, imprimi numa folha e usei régua e calculadora para transcrever os valores.

Por exemplo, o Piper impresso ficou com 18cm de envergadura na folha, eu queria 120cm de envergadura, logo, multipliquei todas as medidas por 6,66.

A próxima etapa foi cortar o perfil desenhado, usando o cortador vertical e com a ajuda de uma régua para deixar mais retinho.


[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper01.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper02.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper03.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper04.jpg[/img:618551ee2b]

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:49 am
por alexcmag
Para conseguir outra exatamente igual, usei a cortada como gabarito, desenhando uma nova lateral no isopor.

Na verdade, desenhei mais 3 iguais, para fazer duas fuselagens (uma para o Carlos Renato e outra para o Srpab, que depois de tanto apanhar dos Pipers merecem um que voe...).

Para evitar estragar uma lateral na hora de cortar as outras, primeiro fiz um corte tosco com estilete separando-as, para depois cortar no cortador vertical.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:52 am
por alexcmag
Neste ponto fiquei com 4 laterais de isopor, mas para um melhor resultado, juntei-as pelo nariz e pela cauda com fita crepe e passei novamente no cortador usando a régua como apoio, para "planar" as superfícies e deixar todas 100% iguais.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:53 am
por alexcmag
Igualando as laterias.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:56 am
por alexcmag
Medi a espessura de um par de laterais, deu 2,5cm.

Como, pela planta, o Piper deveria ter 8cm de largura, fiz 8cm-2,5cm=5,5cm, a largura das cavernas principais, no bordo de ataque e bordo de fuga da asa.

A largura da parede de fogo onde será preso o motor ficou em 6cm (descontando 2,5cm=3,5cm)

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:58 am
por alexcmag
A próxima etapa foi chanfrar e lixar a ponta traseira da fuselagem, para que feche no leme sem um degrau muito grande, aí prendi a cauda com fita crepe, para ter um alinhamento de referência na hora de juntar as laterais.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 4:02 am
por alexcmag
Próxima etapa, colar a outra lateral da fuselagem

Enviado: Seg Jan 23, 2006 4:05 am
por alexcmag
Antes de fechar a cauda é preciso passar os tubos para a lincagem, portanto comecei juntando canudinhos de refrigerante para que sirva de guia.

Inserí-os na fuselagem após abrir um buraco com um tubo de vara de pesca.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 4:08 am
por alexcmag
Continuação dos tubos (coloquei um terceiro para a antena)