Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Fotos...
[URL=http://img118.imageshack.us/my.php?image=piper3voo6af0012ym.jpg][img:d801bece1f]http://img118.imageshack.us/img118/5860/piper3voo6af0012ym.th.jpg[/img:d801bece1f][/URL]

[URL=http://img275.imageshack.us/my.php?image=piper3voo6af0021hy.jpg][img:d801bece1f]http://img275.imageshack.us/img275/9835/piper3voo6af0021hy.th.jpg[/img:d801bece1f][/URL]

sei que o piper original nao tem essas proteçoes na roda, mas isso ´q o que se faz em dias de chuva... :lol:
se nao me engano é uma técnica que vi o cyberwere usar...isopor p3 lixado e moldado, depois passei uma camada de araldite e depois de seco lixei e pintei com tinta óleo..... ficou bem bacana!!!
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Alguém tem alguma foto da construção do aileron, que mostre mais detalhes?
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

[quote:6e9efcac62="Luiz Leite"]Alguém tem alguma foto da construção do aileron, que mostre mais detalhes?[/quote:6e9efcac62]

Tem uma aqui nesse topico que aparece o Alex segurando o modelo.

[img:6e9efcac62]http://www.e-voo.com/forum/files/thumbs/t_dsc09936_136.jpg[/img:6e9efcac62]

Mas se nao é suficiente, ve se essa aqui te ajuda...

[img:6e9efcac62]http://www.aeroseletricos.com.br/files/piper_3_001.jpg[/img:6e9efcac62]
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Os ailerons foram feitos com uma ripinha de 3cm depron pluma, comprado na TwoHobbies.

As dobradiças foram feitas com tension hinges, conforme mostra o site do Gustavo: http://gustavo.exel.com.br/rc/tips-tensionhinges/index.html

O horn é de cartão magnético cortado e furado no formato.

O pushrod é de arame de aço 1mm, coloquei o servo no meio com a saída do arame em V para fazer aileron diferencial (sobe mais do que desce, bom para baixa velocidade).

O servo está apenas encaixado por pressão, fiz o local para fixação 1mm menor que o servo, para ficar preso mas sem rasgar o isopor.
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Para poder usar um motor speed400 tem que ser reduzido ou rola um DD, com uma bateria lipo 2s 2200mha e uma helice 6x3 ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Só reduzido, DD de jeito nenhum.

Alguns motores 400 de alta performance com hélice 7x3,5 por exemplo até poderiam levá-lo, mas com um consumo alto, não vale a pena.

Mais fácil usar um GWS 400, que não está tão caro assim. Fica sobrando potência e a qualidade e duração do vôo compensam.
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

[quote:840c3cb9d0="alexcmag"]Os ailerons foram feitos com uma ripinha de 3cm depron pluma, comprado na TwoHobbies.[/quote:840c3cb9d0]

Obrigado srpab e Alex, pelas informações.

No Aeronca que estamos fazendo vamos colocar ailerons e havíamos pensado em fazê-los de depron 5 mm.

Mas vimos em algum lugar e ele poderia deformar (torcer) em vôo e achamos melhor construí-los em balsa, aquela que é vendida como bordo de fuga e já vem com um formato bem parecido com o que desejamos.

Mas pelo visto não o seu modo não deu problema nenhum e voltaremos a considerar a idéia de fazer assim.

Só mais uma coisa, mesmo sendo uma ripinha de depron, precisaremos encurtar as nervuras da asa para que os ailerons fiquem embutidos e a corda seja mantida?

Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Geralmente corto a asa em um ponto onde o perfil tenha a mesma espessura do depron e faço a dobradiça ali.

Isto dá uma área de aileron meio aleatória, mas como nem o perfil nem as medidas do modelo foram calculadas mesmo, tanto faz...
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

...e quanto ao aileron deformar, cada caso é um caso, o piper em questao, nao é um modelo para voar rapido, portanto sem problema.
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Estamos pensando em um motor 400 com redução de 3,4:1, hélice 10x6 e bateria lipo 2s - 1300 mAh de 12 à 18C.
Responder