Página 31 de 38

Enviado: Qui Nov 11, 2010 8:33 pm
por Luiz Pacheco
Tenho um ugly da Samihobby que havia terminado de montar há uns 3 meses, mas estava sem coragem de estreiá-lo, por ter ficado muito bonito e ser 4 canais, nunca tinha voado com 4 canais antes. Estreiei o bichinho neste fds e foi perfeito, salvo algumas lenhas basicas. Ele tá com um 2822 e bateria 1300mah, acho que voei cerca de 20 à 25 minutos no total, mas a batera não acabou não. Segue um videozinho:

[yt]d-MWcH8bHRw?fs=1&hl=pt_BR"[/yt]

Alex, desculpe invadir o tópico com outro modelo, qualquer coisa me avise que excluo, ok?

Enviado: Qui Nov 11, 2010 8:35 pm
por warne
Alex, o motor serve para o aeromodelo, né não!? Só a bateria que é pesada, mas basta fazer o modelo com 110cm de envergadura e 68cm de fuseca e manter a corda da asa, não ficaria legal.
Abs
Warne

Enviado: Qui Nov 11, 2010 8:45 pm
por alexcmag
[quote:625145f9e7="warne"]Alex, o motor serve para o aeromodelo, né não!? Só a bateria que é pesada, mas basta fazer o modelo com 110cm de envergadura e 68cm de fuseca e manter a corda da asa, não ficaria legal.
Abs
Warne[/quote:625145f9e7]

Não é nem assim que funciona, se aumentar a asa sem aumentar também a cauda (que no Piper já não é muito grande) pode-se acabar com algo que não voa direito.

Enviado: Qui Nov 11, 2010 8:48 pm
por hericktalles
[quote:70708d5ff8="alexcmag"]Com 1,2m iria bem, mas para 1m a área de asa é 41% menor, o que significa que você precisa ter metade do peso para voar parecido.

O Ugly Stick da Samihobby tem a mesma envergadura (1m), mesma corda (18cm), portanto a mesma área de asa, não vai ficar bom.

Meu conselho é fazer um modelo maior (1,2m a 1,4m), ou compre o Ugly Stick do Motta (1,2m de envergadura, portanto tem os 41% da asa maior necessários para este conjunto mais pesado.[/quote:70708d5ff8]

Blz. Ei alex mais se eu conseguir deixa-lo mesmo com esta eletronica, com umas 550g ?? fika pesado com esta área de asa? (1m e 18 corda)

Mais se dê certo, ele vai fikae muito rápido para um treinador? (nao sei pilotar :? ).

Enviado: Qui Nov 11, 2010 9:02 pm
por alexcmag
[quote:4fdd13db54="Luiz Pacheco"]Tenho um ugly da Samihobby que havia terminado de montar há uns 3 meses, mas estava sem coragem de estreiá-lo, por ter ficado muito bonito e ser 4 canais, nunca tinha voado com 4 canais antes. Estreiei o bichinho neste fds e foi perfeito, salvo algumas lenhas basicas. Ele tá com um 2822 e bateria 1300mah, acho que voei cerca de 20 à 25 minutos no total, mas a batera não acabou não. Segue um videozinho:

Alex, desculpe invadir o tópico com outro modelo, qualquer coisa me avise que excluo, ok?[/quote:4fdd13db54]

Digamos assim.

Um conjunto de motor 2822, ESC, hélice, receptor, 3 servos, fios e bateria 1300mAh (tenho vários conjuntos destes) pesa cerca de 210g. Com a 1700mAh sobe para 270g. Nem é tanta coisa, mas num modelo com 17dm³ de área de asa que pesa vazio uns 250g ou mais isto já dá 520g/17dm² = 30g/dm².

Voa? Claro que voa, mas não é o ideal para aprender a pilotar, fica meio rápido e arisco.

Com 1,2m e 21cm de corda a área de asa seria de uns 24dm², então mesmo que o modelo fique mais pesado, digamos 650g, a carga alar fica em 27g/dm² mas o vôo fica mais fácil porque maior tamanho também significa maior inércia rotacional.

Se fosse pra pegar um stick do mesmo tamanho, melhor ficar com o Piper que já está feito.

Agora, se for para voar melhor, que seja um modelo MAIOR.

Enviado: Qui Nov 11, 2010 9:09 pm
por alexcmag
[quote:f45c6700f8="hericktalles"][quote:f45c6700f8="alexcmag"]Com 1,2m iria bem, mas para 1m a área de asa é 41% menor, o que significa que você precisa ter metade do peso para voar parecido.

O Ugly Stick da Samihobby tem a mesma envergadura (1m), mesma corda (18cm), portanto a mesma área de asa, não vai ficar bom.

Meu conselho é fazer um modelo maior (1,2m a 1,4m), ou compre o Ugly Stick do Motta (1,2m de envergadura, portanto tem os 41% da asa maior necessários para este conjunto mais pesado.[/quote:f45c6700f8]

Blz. Ei alex mais se eu conseguir deixa-lo mesmo com esta eletronica, com umas 550g ?? fika pesado com esta área de asa? (1m e 18 corda)

Mais se dê certo, ele vai fikae muito rápido para um treinador? (nao sei pilotar :? ).[/quote:f45c6700f8]

Meus modelos deste tamanho geralmente ficam com pouco mais de 400g, carga alar de 25g/dm² no máximo. E isto já não é o ideal, pois tem pessoas que conseguem deixar com cerca de 300g pronto para voar.

Com 550g fica com carga alar de 32g/dm², muita coisa para um modelo deste tamanho.

Quando fiz um modelo destes foi para provar que a porcaria de Piper J3 que o pessoal estava comprando de um fabricante do Sul e que não voava direito nem a pau era uma idéia besta, pois é fácil de fazer um modelo assim que voe bem.

Mas se ficar muito pesado, não vai voar bem.

Meu conselho é realmente fazer algo maior. Este foi projetado para um motor 400, que era o que havia na época, e bateria LiIon 1400mAh.

Com LiPo e brushless dá para fazer até com 1,5m, que fica mais dócil ainda.

Enviado: Qui Nov 11, 2010 9:19 pm
por warne
[quote:0f010bec9a="Luiz Pacheco"]Tenho um ugly
[yt]d-MWcH8bHRw?fs=1&hl=pt_BR"[/yt]

Alex, desculpe invadir o tópico com outro modelo, qualquer coisa me avise que excluo, ok?[/quote:0f010bec9a]
Luiz não esquece de abrir bem a ventilação do esc do seu modelinho!! Esqueci de abrir o "buraco" na parede de fogo do meu e acabou aquecendo o esc.
http://www.youtube.com/watch?v=g5tYcJ1oBNc
[yt]g5tYcJ1oBNc[/yt]
Abs
Warne

Enviado: Sex Nov 19, 2010 11:02 am
por donaire
e ae galera
fiz meu piper seguindo o tutorial
com 120 cm de envergadura
20 cm de corda
motor tower pro 2409-18
helice 9x6 SF
bateria 2.200 - 20c
1 HTX900 - servo 9 gr aleirons
2 HTX500 - servo 5 gr - calda e leme
esc mistery - 35 A
voo legal,

abaixo segue fotos do modelo
[URL=http://img823.imageshack.us/i/24389018.jpg/][img:cbd73deaef]http://img823.imageshack.us/img823/4654/24389018.th.jpg[/img:cbd73deaef][/URL]

[URL=http://img840.imageshack.us/i/95118793.jpg/][img:cbd73deaef]http://img840.imageshack.us/img840/8205/95118793.th.jpg[/img:cbd73deaef][/URL]

Enviado: Seg Nov 22, 2010 12:21 am
por fabiolinares
E qual seria o limite de carga alar para um Piper voar bem?


Estou fazendo um de balsa (1,10m de asa) e pela projeção de peso (600g) com o motor 2822 e bateria de 1350mAh já to achando que ele nem sai do chão.
Ô mania de fazer avião pesado.
Um dia eu aprendo!
LNA

Enviado: Seg Nov 22, 2010 8:47 am
por alexcmag
Sair do chão sai. Mas fiz este modelo para mostrar que fazer uma fuselagem é simples, e não valia a pena comprar uma porcaria de um Piper de 90cm de envergadura que vendia em uma loja do sul e voava que nem uma pedra.

Aparentemente a tal planta era adaptada de um modelo de vôo livre, e o modelo de vôo livre aparentemente voava bem, então o problema foi basicamente trocar a construção por uma mais pesada e acrescentar propulsão e bateria, que deve ter deixado o modelo com o dobro da carga alar.

O resultado era um modelo que tinha que ficar acelerado o tempo todo, bastava diminuir um pouco o motor para pousar que ele não tinha ação suficiente de profundor e se arrebentava no chão. Várias pessoas tentaram atrasar o CG para evitar o mergulho, mas ficava instável. Resumindo, aparentemente apesar de estar barato ninguém voou a porcaria direito.

Eu diria que para ter um vôo agradável os limites são:

80cm de envergadura, 15cm de corda: 16g/dm² = +- 200g
1m de envergadura, 18cm de corda: 20g/dm² = +- 360g
1,2m de envergadura, 21cm de corda: 25g/dm² = +- 630g
1,5m de envergadura, 26cm de corda: 35g/dm² = +- 1360g

Claro que estes limites não são como a beirada de um telhado, se der um passo a mais cai, mas é é melhor ficar dentro dele.

No meu caso como não sou muito bom em construir leve, 360g estava uma meta meio cmoplicada, então aumentei a escala para ficar uma meta mais aceitável.