Vamos falar de SEGURANÇA
-
- Patrocinador
- Mensagens: 702
- Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
- Localização: Rio de Janeiro
Vamos falar de SEGURANÇA
Um forum é um lugar de aprendizado, onde diversas pessoas trocam experiencias.
Aqui no E-voo tenho visto exatamente isto, porem nem tudo que é descrito deve ser copiado.
Minha maior preocupação é com a segurança das pessoas, pois um modelo perdido por mais caro que seja é só material, mas ferimentos, queimaduras ou casos mais graves pode mudar a vida das pessoas.
Alguem vai pensar:
"Ha! mas eu só vôo um eletricusinho.... não machuca ninguem."
Eu tambem, mas tenho dois eletricusinhos que uso como exemplo:
Um, tem um motor de 2600W que gira uma helice de 24 pol, não machuca ninguem.
O outro usa uma helice de 4 pol mas gira a 50.000rpm, este então......
Tenho visto aqui no forum diversos topicos com pessoas achando que voar sobre pessoas ou ruas não tem problema, alterar baterias de Lipo, reconhecidamente perigosas, sem preocupação, utilizar equipamentos não compativeis entre outros.
Já vi diversas vezes baterias incendiarem, dedos cortados e outros acidentes por imprudencia que poderiam ser evitados se o individuo tivesse pensado um pouco.
Minha inteção é prevenir que metodos potencialmente perigosos sejam disseminados como coisas normais, e isto tem acontecido!
-Bateria de Lipo deve ser descartada descarregada, para isto deve ser colocada dentro de um copo com água salgada simplesmente.
-Transmissores devem ser ligados antes do avião.
-Nunca se vôa sonbre pessoas ou lugares onde elas poden ficar passando..
Vamos listar estas dicas de segurança aqui e pensar nelas.
O que acham?
Aqui no E-voo tenho visto exatamente isto, porem nem tudo que é descrito deve ser copiado.
Minha maior preocupação é com a segurança das pessoas, pois um modelo perdido por mais caro que seja é só material, mas ferimentos, queimaduras ou casos mais graves pode mudar a vida das pessoas.
Alguem vai pensar:
"Ha! mas eu só vôo um eletricusinho.... não machuca ninguem."
Eu tambem, mas tenho dois eletricusinhos que uso como exemplo:
Um, tem um motor de 2600W que gira uma helice de 24 pol, não machuca ninguem.
O outro usa uma helice de 4 pol mas gira a 50.000rpm, este então......
Tenho visto aqui no forum diversos topicos com pessoas achando que voar sobre pessoas ou ruas não tem problema, alterar baterias de Lipo, reconhecidamente perigosas, sem preocupação, utilizar equipamentos não compativeis entre outros.
Já vi diversas vezes baterias incendiarem, dedos cortados e outros acidentes por imprudencia que poderiam ser evitados se o individuo tivesse pensado um pouco.
Minha inteção é prevenir que metodos potencialmente perigosos sejam disseminados como coisas normais, e isto tem acontecido!
-Bateria de Lipo deve ser descartada descarregada, para isto deve ser colocada dentro de um copo com água salgada simplesmente.
-Transmissores devem ser ligados antes do avião.
-Nunca se vôa sonbre pessoas ou lugares onde elas poden ficar passando..
Vamos listar estas dicas de segurança aqui e pensar nelas.
O que acham?
- carlos renato
- membro
- Mensagens: 3797
- Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
- Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
- Contato:
Tudo que é relacionado a segurança, é sempre muito bem vindo e se deve dar muita atençao.
Existem varios pontos que aqui neste post serao ditos para serem pensados, uma coisa que eu digo para os colegas que estao iniciando aqui é que: " Na duvida, nao voe!!!" e voe sempre acompanhado!!!!
Sei de alguns colegas que voam com agente aqui que nao podem em hipotese alguma voar sozinho, sabem os primeiros comandos em voo, mas nao sabem se previnir de algum imprevisto, e estes mesmo colegas, se empolgam, sei lá, em ver o aero em suas casas, os amigos ficam apreciando....etc... e juntam as traia e vao voar sozinho, o que é de fato e ocorrido, lenha.... :roll:
E esse e varios outros tipos de atitude podem sim queimar o nosso filme no geral.
Existem varios pontos que aqui neste post serao ditos para serem pensados, uma coisa que eu digo para os colegas que estao iniciando aqui é que: " Na duvida, nao voe!!!" e voe sempre acompanhado!!!!
Sei de alguns colegas que voam com agente aqui que nao podem em hipotese alguma voar sozinho, sabem os primeiros comandos em voo, mas nao sabem se previnir de algum imprevisto, e estes mesmo colegas, se empolgam, sei lá, em ver o aero em suas casas, os amigos ficam apreciando....etc... e juntam as traia e vao voar sozinho, o que é de fato e ocorrido, lenha.... :roll:
E esse e varios outros tipos de atitude podem sim queimar o nosso filme no geral.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Boa iniciativa ...
Boa iniciativa, Oliver.
Bem, para começar, é bom começar pelas recomendações da ANAC, que foi discutido no outro tópico, recentemente ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84231 ) . Pois uma grande parte dos problemas podem ser resolvido pela escolha adequado do local de voo: área suficiente para pista, área de escape, ...:
[quote:e98d4c1d14="Hobby-Tec"]Para quem não sabe a ANAC informa:
Aeromodelismo
Se você está interessado na prática de Aeromodelismo, consulte a Portaria 207/STE de 07 de abril de 1999.
LINK Portaria 207:
http://www.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf
Fonte: http://www.anac.gov.br/habilitacao/esportes7.asp
Bons voos![/quote:e98d4c1d14]
Bem, para começar, é bom começar pelas recomendações da ANAC, que foi discutido no outro tópico, recentemente ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84231 ) . Pois uma grande parte dos problemas podem ser resolvido pela escolha adequado do local de voo: área suficiente para pista, área de escape, ...:
[quote:e98d4c1d14="Hobby-Tec"]Para quem não sabe a ANAC informa:
Aeromodelismo
Se você está interessado na prática de Aeromodelismo, consulte a Portaria 207/STE de 07 de abril de 1999.
LINK Portaria 207:
http://www.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf
Fonte: http://www.anac.gov.br/habilitacao/esportes7.asp
Bons voos![/quote:e98d4c1d14]
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
-
- membro
- Mensagens: 229
- Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
- Localização: jundiai
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
É seu Oliver... eu já tive que entrar em tapas na pista por causa disso.
Sempre fui muito exigente com relação a segurança na pista e [size=18:70cc4fdfef]SEMPRE[/size:70cc4fdfef] fui criticado por isso!!!! Até por quem hoje dizs que precisa ter mais cuidado.
Cansei.... eu realmente agora quero que aconteça acidentes porque só desse jeito o povo mais "inteligente" se toca.
Sempre fui muito exigente com relação a segurança na pista e [size=18:70cc4fdfef]SEMPRE[/size:70cc4fdfef] fui criticado por isso!!!! Até por quem hoje dizs que precisa ter mais cuidado.
Cansei.... eu realmente agora quero que aconteça acidentes porque só desse jeito o povo mais "inteligente" se toca.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- tchello silveira
- membro
- Mensagens: 801
- Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13847
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Esse problema de segurança tem aumentado com aquelas frases absurdas e totalmente ignorantes que tenho visto em alguns fórums de modelismo.
Caiu? Faz outro!!
Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.
Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.
Caiu? Faz outro!!
Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.
Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:5f5582eddb="LaercioLMB"]Esse problema de segurança tem aumentado com aquelas frases absurdas e totalmente ignorantes que tenho visto em alguns fórums de modelismo.
Caiu? Faz outro!!
Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.
Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.[/quote:5f5582eddb]
Geralmente quem diz isso quer ganhar em cima.... ô se quer!
Caiu? Faz outro!!
Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.
Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.[/quote:5f5582eddb]
Geralmente quem diz isso quer ganhar em cima.... ô se quer!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13847
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Eu não sou instrutor e tão pouco indico alguém para isso, porém todos sabemos que do jeito como a coisas andam acabará por proibição dos governos municipais voos em parques ou similares.
Não ganho nem um centavo com nada no aeromodelismo e quando tem manuteções de rádios e coisas assim indico o Mano pois tenho confiança no trabalho dele e se perguntarem para o Mano quem sou eu, se não derem detalhes do rádio e dos serviços que ele prestou a mim, ele nem saberá quem sou pois ele tem vários clientes.
São comentários desse tipo que estimulam iniciantes a fazerem cada vez mais bobagens no aeromodelismo.
Não ganho nem um centavo com nada no aeromodelismo e quando tem manuteções de rádios e coisas assim indico o Mano pois tenho confiança no trabalho dele e se perguntarem para o Mano quem sou eu, se não derem detalhes do rádio e dos serviços que ele prestou a mim, ele nem saberá quem sou pois ele tem vários clientes.
São comentários desse tipo que estimulam iniciantes a fazerem cada vez mais bobagens no aeromodelismo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Sputnicker
- membro
- Mensagens: 578
- Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
- Localização: Itajai - SC
- Contato:
Laercio, acho que houve um pequeno erro de interpretação... pelo meu entendimento o Marco concordou com você, afirmando que os logistas falam essas pérolas para vender mais...
Eu concordo com você, se for pro avião cair, que seja em um local seguro e sem espectadores ao redor que possam ser atingidos...
Por isso, sou a favor de uma grade de segurança nas pistas entre a platéia e a pista, coisa que nem sempre existe.
Eu concordo com você, se for pro avião cair, que seja em um local seguro e sem espectadores ao redor que possam ser atingidos...
Por isso, sou a favor de uma grade de segurança nas pistas entre a platéia e a pista, coisa que nem sempre existe.