Diminuir compimento dos fios dos servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Giovani Arruda
membro
Mensagens: 695
Registrado em: Sex Set 04, 2009 11:57 pm
Localização: Taquara - RS
Contato:

Diminuir compimento dos fios dos servos

Mensagem por Giovani Arruda »

Olá pessoal! Queria organizar melhor os cabos do meu heli, então gostaria de saber se, no caso específico do servo de cauda e do gyro se teria problema encurtar esses cabos, tenho em mão os conectores novos, só teria que cortar os cabos e refazer as pontas! Teoricamente não tem problema, mas sei lá, achei melhor confirmar antes de fazer! Não existe nenhum risco dessa mudança influenciar no funcionamento do Gyro e\ou do servo?

Grande abraço a todos!
 
Walkera CB100 - Align T-Rex 550E - Phoenix™ 3.0s - Spektrum DX6i™ - Surge Crusher - HK GT3B
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Dificilmente terá algum problema, desde que a montagem fique muito bem feita, para não gerar o OSMARcontato.
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Se você tem a ferramenda para crimpar os conectores manda bala.
Mas você também pode cortar a outra ponta e resoldar o fio menor direto na placa do servo.
Avatar do usuário
Giovani Arruda
membro
Mensagens: 695
Registrado em: Sex Set 04, 2009 11:57 pm
Localização: Taquara - RS
Contato:

Mensagem por Giovani Arruda »

Obrigado pessoal!

Tenho sim todas as ferramentas de quando fazia curso técnico em eletronica, então não vai ser problema! A duvida era mesmo sobre influenciar no comportamento do servo e do gyro!

Mais uma vez obrigado pela atenção de vocês! Grande abraço!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O fio do servo é um comando digital, pode ter qualquer comprimento entre 0m e 1m. Acima de 1m é recomendável usar uma extensão ativa (a impedância de saída da maioria dos receptores não é muito baixa).
rubemjpradella
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Mai 21, 2009 8:31 pm
Localização: Bagé Rio Grande do Sul

Mensagem por rubemjpradella »

olá amigo alex, tive lendo as diversas perguntas e respostas a respeito da relação entre os motores, escs baterias e não consegui, com certeza, tirar minhas dúvidas com esta relçao e tenho medo de queimar algum equipamento, dai, pergunto, para não errar, se posso sempre usar uma relaçao de consumo de maior a menor, ou seja;
- bateria de 30C , esc de 25, ou 20C e o cons. do motor de 15. ou qual o percentual melhor de se manter nestes casos. obrigado
wilmarcastro
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 10:27 pm
Localização: Brasília

Mensagem por wilmarcastro »

[quote:35245b2b04="rubemjpradella"]olá amigo alex, tive lendo as diversas perguntas e respostas a respeito da relação entre os motores, escs baterias e não consegui, com certeza, tirar minhas dúvidas com esta relçao e tenho medo de queimar algum equipamento, dai, pergunto, para não errar, se posso sempre usar uma relaçao de consumo de maior a menor, ou seja;
- bateria de 30C , esc de 25, ou 20C e o cons. do motor de 15. ou qual o percentual melhor de se manter nestes casos. obrigado[/quote:35245b2b04]

Amigo rubemjpradella,
Porque voce nao faz esta pergunta para o Alex via MP ou especificamente no topico sobre a relaçao motores, esc, baterias, etc.
Alem de voce, outras pessoas podem estar com esta duvida e seria mais esclarecedor nao acha?

Giovani Arruda,
Como o Alex lhe disse o tamanho nao tem problema. Eu tambem fiz algo parecido, nao para helicoptero, mas para aero e deu certo tambem!

Abraços,
Wilmar.
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Alex, como seria a extensão ativa?

Gabriel
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Extensão ativa seria uma extensão onde o sinal é repetido ativamente por um CI dedicado de buffer ou algo equivalente, de forma a diminuir a impedância de saída e fazer com que o sinal alcance uma distância maior sem ruídos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a881def767="rubemjpradella"]olá amigo alex, tive lendo as diversas perguntas e respostas a respeito da relação entre os motores, escs baterias e não consegui, com certeza, tirar minhas dúvidas com esta relçao e tenho medo de queimar algum equipamento, dai, pergunto, para não errar, se posso sempre usar uma relaçao de consumo de maior a menor, ou seja;
- bateria de 30C , esc de 25, ou 20C e o cons. do motor de 15. ou qual o percentual melhor de se manter nestes casos. obrigado[/quote:a881def767]

Olha, nunca existiu ou vai existir um ESC de 20C, 30C, 40C ou algo assim, a capacidade dos ESC's é a real mesmo, ou seja, se o ESC diz ter 25A, ele é de 25A mesmo, significando que ele suporta correntes de até 25A ou 25000mA e nunca 25C, isso é referente a capacidade de descarga de uma bateria ser 25C, 30C ou 40C que no caso das baterias, se for uma de 2000mA 20C, significa que a capacidade de descarga dela é 2000mA X 20 = 40000mA ou 40A.
Pode até usar uma bateria 20C com um ESC de 60A sem nenhum problema desde que os 20C da bateria sejam superiores ao consumo total do equipamento como o motor por exemplo, se usar uma bateria de 4000mA 20C, teria uma capacidade de descarga de 80000mA ou 80A que é superior ao ESC de 60A, pois não seria necessário usar um ESC de 60A para um motor de consumo de apenas 30A.
Já o motor, nunca pode ser igual ou superior ao ESC, se o motor diz consumir 20A, nunca use um ESC de 20A pois ele logo queimaria, pois muitas vezes o motor em pico máximo de consumo pode ultrapassar esses 20A fácil.
Se um motor tiver um consumo de 20A, use um ESC de no mínimo 25A, mas sendo melhor usar o de 30A para um ótimo desempenho do funcionamento, se o motor diz consumir 18A, o mínimo seria o de 20 porém não muito recomendado pois estaria já praticamente no limite do motor, o melhor seria usar um ESC de 25A para um motor de 18A.
Vamos por um exemplo de configuração.
Bateria de 2200mA 20C, ESC 30A e motor de 22A, veja, o 20 da bateria é inferior ao 30 do ESC, mas os 20 da bateria é somente o fator de multiplicação da capacidade de descarga da bateria e não a sua capacidade total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder