Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Mensagem por AgPilot »

Quero fazer um teste aqui habilitando o freio do ESC para fazer o motor parar de girar, isso com hélice normal, sem ser folder!

A pergunta é: [b:40c4b51275]Um sistema com freio ligado vai gastar mais bateria do que com o freio desligado e o motor girando solto?[/b:40c4b51275]

Acredito que gaste mais, pois a energia para freiar o motor tem que vim de algum lugar, estou certo.

Algum problema em usar uma hélice normal, pois a força que o vento vai fazer vai ser muito maior do que numa hélice folder!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Sua idéia está certa, então já sabes a resposta :D :D :D :D :D :D
Eu desativei o freio do motor justamente por esse motivo, evitar consumo desnecessário.
Acredito que o uso do freio seja somente para moto planadores com hélices folding, pois a hélice fechada diminuiria o arrasto, mas no mmento em que o motor se permite girar, a hélice abre gradativamente gerando algum arrasto desnecessário ao desempenho do moto planador.
Em aeromodelos só vejo a função de freio do motor como algo a mais a consumir bateria, talvez até poderia ajudar aqueles aeromodelos sem trem de pouso, mas pode acontecer da hélice parar com uma das pás em um nível abaixo da fuselagem, forçando a hélice a arrastar no chão pois o motor está tentando segurar ela e o motor não estando com freio ativado, acredito que a hélice possa se deslocar mais facilmente no pouso de barriga para aqueles sem trem de pouso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Acho que o freio é só o esc colocando os polos do motor em curto. Não deve gastar bateria.

Se vc encostar os 3 fios do motor (com o esc desligado!!!!) vai notar que o motor fica pesado pra girar. Acho que é isso que o esc faz pra acionar o "freio".
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Então, nesse meio tempo dei uma pesquisada na net e pelo que eu entendi, não há gasto de bateria a mais, pelo menos um gasto significativo, pois o esc somente colocaria em curto 2 pólos do motor. Mas não sei se é realmente isso.

Fiz um teste agora aqui com um modelo leve, com um motor E-flite Park 450 com ESC de 20A da E-flite também, configurei o ESC através dos bips, mas quando desacelero ele entra no modo freio, faz até um barulhinho, mas dá pra mexer a hélice na mão tranquilamente, provavelmente em vôo ela não vai parar!

O meu intuito com isso era parar a hélice quando cortasse o motor para dar menos arrasto, portanto melhorar o planeio e ouvir somente o vento passar pelo avião e não o barulho do motor girando!

Mas pelo jeito não vai dar certo, pelo menos nesse motor! :cry:
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Como comparação:

Os Freios nos Automodelos é um dos principais vilões na autonomia da bateria..
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

tem varios niveis de freio, acredito que dependendo do nivel pode ser que gaste sim bateria, não pesquisei.

Mas o ponto é que uma hélice parada gera menos arrasto que uma hélice girando livre, por isso costumo usar o freio no soft ou mid mesmo sem hélices folding... uso na zagi e reparei que ela tem uma tendência a quando desligo o motor parar alinhada com a zagi, oque eu acho bem legal pros pousos
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

[quote:13fc6f593e="Abib"]Como comparação:

Os Freios nos Automodelos é um dos principais vilões na autonomia da bateria..[/quote:13fc6f593e]

Porem no automodelo os freios tem que parar a energia do modelo inteiro em pouco tempo... nos aeros é apenas a energia da helice contra o vento... não tem nem comparação
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

O principio é o mesmo.. Apenas a grandeza é diferente..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, pode até ser pois o que comentei anteriormente é somente uma idéia que tenho desses sitema, não sei exatamente o funcionamento dele, mas acredito que se forme um campo magnético difente nas bobinas travando assim o motor e esse campo magnético diferenciado é que julguei gastar mais da bateria do que o motor rodando solto.
É somente a minha idéia sobre isso, como falei, não sei o exato funcionamento desse sistema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Eu continuo achando que não gasta bateria. Com o moto desligado do esc, se vc tocar os 3 polos do motor, ele fica travado. O freio deve ser exatamente isso!

Cade os experts aqui pra tirar nossa dúvida?

abraçosr
Responder