Artigo: Aerofotografia e filmagem com helis
- patrickmaxxcc
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Artigo: Aerofotografia e filmagem com helis
[quote:325a4aad08="Patrick"]Estou colocando aqui parte de um artigo, traduzido de http://www.myresearch.lt/, com a devida permissão do autor. Estou traduzindo e adaptando aos poucos e irei atualizando o tópico de vez em quando. Peço que me alertem por erros, sejam eles de gramática, tradução ou ortográficos. Agradecidamente, Patrick.[/quote:325a4aad08]
[b:325a4aad08]Escolha e modificação de um helicoptero para filmagem.[/b:325a4aad08]
Quanto maior o modelo, mais estável o vôo é. Os modelos acrobaticos podem levantar uma quantidade de peso extra considerável, entretanto, o peso do helicoptero não deverá aumentar muito mais que a metade do seu próprio peso. Se o peso do helimodelo aumentar tanto quanto, é recomendavel que se aumente o tamanho das pás em 15%.
Um rotor com quatro ou três pás é preferível do que um com duas. O perfil das pás pode ser assimétrico. As pás simétricas são necessárias apenas para vôos 3D; O coeficiente de eficiência delas é menor que o coeficiente de eficiencia de uma de perfil comum. A velocidade do rotor pode ser menor do que a utilizada para vôos 3D. Procurando pela redução de vibração e ruido, é preferível que se use helis elétricos.
Um helimodelo com peso acima do normal, o qual não faz manobras bruscas, pode e deve consumir menos energia que um acrobático. Ao escolher qual motor e bateria usar, a atenção deve se voltar mais para economia, capacidade e peso, do que se voltar para a potencia máxima descarregada durante um curto período.
[b:325a4aad08]Escolhendo a câmera e quais lentes usar.[/b:325a4aad08]
As seguintes recomendações durante a escolha da câmera para o helimodelo são fruto da minha experiência:
[i:325a4aad08]1. É necessário gravar o vídeo NA CÂMERA, pois pode ocorrer interferências, danificando a imagem. Então, grave sempre na própria câmera.
2. O uso de lentes grande angular são necessárias para melhor orientação da localidade, de acordo com a imagem transmitida.
3. A vibração da camera é menos notável quando se usa lentes grande angular ou olho de peixe.
4. A camera poderá ter um estabilizador de imagens digital, e não ótico. Já tive certas experiencias quando as lentes do estabilizador ótico vibraram mais violentamente que o próprio modelo. (Video: http://www.vimeo.com/2804044)
5. É aconselhável que se use foco manual e pouca exposição.[/i:325a4aad08]
[b:325a4aad08]Eliminação de vibração e balanço.[/b:325a4aad08]
Três tipos de ocilações indesejadas podem ser notadas num helimodelo, como por exemplo:
[i:325a4aad08]a) Vibração, relacionada à operação do sistema mecanico e do motor;
b) Solavancos, relacionados às correntes de ar;
c) Balanço do modelo ao manobra-lo.[/i:325a4aad08]
A vibração do heli é a mais forte. Procurando por uma redução das vibrações, é possível adaptar amortecedores, que são para uso industrial.
Preste atenção nos amortecedores indicados para seus respectivos peso e sua capacidade de absorvimento de impacto.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/amortizator.jpg[/img:325a4aad08]
É possível usar amortecedores usados em CDs e DVDs players automotivos, se usar uma pequena câmera.
Pequenos amortecedores de borracha com gel costumam ser instaladas dentro desses tocadores de CD/DVD.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gum.jpg[/img:325a4aad08]
É possível fazer um amortecedor leve o bastante feito de duas chapas com borrachas macias entre elas. Se você tem receio que essas borachas rasguem, prenda com elásticos.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ressora1.jpg[/img:325a4aad08]
Para o alívio de certos solavancos causados pelas correntes de ar, pode-se usar amortecedores utilizados em automodelos. Esses amortecedores consitem em uma mola e um pistão pneumático ou hidráulico.
O gyro mecanico é usado pra compensar o balanço da câmera. A camera é instalada numa plataforma livre e balançante. O pesado gyro mecânico é instalado junto com a câmera no suporte. Se o suporte está equipado com amortecedores, o gyro mecânico vai deixar esse balanço mais fluente.
O gyro mecânico estabiliza a câmera eficientemente, mas causa fortes vibrações de alta frequência atraves de certa imprecisão de sua fabricação. Se não há jeito de produzir um gyro balanceado, é necessário aumentar a massa e reduzir as rotações do FlyWheel.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_gimbal1.jpg[/img:325a4aad08]
O gyro mecanico [url=http://www.myresearch.lt/production/Flywheel/Flywheel.phtml]FlyWheel[/url]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/flywheel_pic.jpg[/img:325a4aad08]
[vm]10409156[/vm]
Calculo do gyro: [url=http://www.gyroscopes.org/math.asp]gyroscopes.org[/url]
Um helicoptero rádio-controlado é um equipamento que é muito leve e não consegue, muita das vezes, atingir uma estabilidade ideal para a câmera
[b:325a4aad08]Um suporte movel[/b:325a4aad08]
Um suporte pra camera móvel permite que ela seja direcionada pra qualquer lugar idependente da posição do modelo. Normalmente os suportes têm dois eixos de movimento - o pan e o tilt. Para esse movimento, se usam servos, que são conectados diretamente no suporte, quando estamos falando de câmeras leves.
Os suportes para câmera móveis podem ser usador não apenas pra movimentar a câmera a distância, mas pode ser usados também para estabilizar a câmera. Os suportes, os quais têm 3 eixos, são utilizado para estabilização atraves do eixo de pan (horizontal), tilt (vertical) e o roll (inclinação). Preste atenção, ao fato que alguns suportes de três eixos limitam sua estabilização em certos pontos. Isso acontece quando, por exemplo, dois eixos se combinam.
[img:325a4aad08]http://img541.imageshack.us/img541/5669/ring2s.jpg[/img:325a4aad08]
Por exemplo, preste atenção, quando a câmera está virada pra baixo, os eixos de pan e de roll vão coincidir-se, ou seja, o pan, passa a ter o movimento de roll.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ring3.jpg[/img:325a4aad08][url=http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll.jpg][img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll_small.jpg[/img:325a4aad08] [/url]
[b:325a4aad08]Posicionando a câmera debaixo do helicoptero[/b:325a4aad08]
A rigidez na construção é muito importante. Há uma infinidade de produtores de "sucata de carbono", tais que dizem ser um "Sistema Profissional" apenas pelo uso de materiais caros. O eficiencia e rigidez do suporte está diretamente ligado às dimensões e ao peso. Um suporte com extrutura grande apenas aumenta o peso e diminui a rigidez.
QUalquer possível vibração da câmera pode ser causada pela rigidez da extrutura.
De acordo com esse exemplo, a presença de uma mola entre o servo e a câmera permite que se use um servo standard sem redução.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_front6.jpg[/img:325a4aad08]
O torque de um servo standard é suficiente se a câmera está posicionada corretamente e com seu peso bem distribuido.
Geralmente instala-se um servo com redução extra para aumento de torque e diminuição da velocidade do movimento da câmera, e geralmente é utilizado para eliminar qualquer balanço da câmera. Só há um problema: Esse sistema de redução extra é que seu comando é lento, e não pode corrigir ou movimentar a câmera rapidamente.
Um exemplo disso são nos próprios helimodelos: Um gyro passa a ser ineficiente quando usado com um servo lento.
Sendo assim, reduções extras impossibilitam os servos de estabilizarem a câmera a tempo em ações bruscas, pois não são rápidos o suficiente para isso.
Outra solução é instalar dois servos para trabalharem em conjunto (Este, produzido pela "MyResearch").
O sistema consiste em dois servos trabalhando em conjunto [url=http://www.myresearch.lt/production/RC-gimbal/double_servo.phtml](Double Servo-drive)[/url] e é simples o bastante.
Desse modo, as folgas são resolvidas, a tremulação devida às folgas é eliminada e a precisão do sistema aumenta.
Funciona basicamente como músculos, uma vez que os membros de um ser humano funcionam com um par de músculos que trabalham de forma contrária.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo7.jpg[/img:325a4aad08]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo.jpg[/img:325a4aad08]
Alguns fabricantes dizem que os problemas possam ser eliminados se usassemos correias ao invés de engrenagens, mas engrenagens bem instaladas não trazem problema algum, e seguram mais rigidamente a transmissão se comparado com uma transmissão por correia.
O uso de correia é mais conveniente quando a distância entre o servo e a superfície móvel do suporte é grande.
Pegue um modelo mais simples de servo, você irá achar engrenagens, e não correias. Correias oferecem menos "ruído" durante sua operação quando comparadas às engrenagens, mas o nível de ruido provocado pelos servos num helicóptero rádio controlado não tem a menor importância.
O suporte para câmera sem o eixo de panorama é o da foto abaixo. O eixo de pan não foi instalado procurando por uma segurança maior, menor peso e uma qualidade aceitável de filmagem.
A interrelação da dimenção da construção, a rigidez e o peso será citado abaixo.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gimbal3.jpg[/img:325a4aad08]
A posição da câmera embaixo do helicoptero permine a possibilidade de um amplo movimento horizontal e não afeta o centro de gravidade.
Todavia, a mudança de massa para baixo do helicoptero provoca impacto negativo enquanto controla-se o modelo. Se a câmera colocada no suporte é instalada abaixo da metade do helicoptero, o trem de pouso pode ser retrátil para não interferir nas imagens. O trem de pouso "OpenButtom" é produzido de perfil de aluminio e substitui o trem de pouso comum. A massa do trem de pouso, utilizado em helicopteros de classes 50~90, acrescenta cerca de 100~150g. A massa desse esqui em particular é de 360g incluindo o servo. Um servo standard ([url=http://www.myresearch.lt/blog/servo180/servo180.phtml]modificação p/ 180º [size=9:325a4aad08](Em inglês)[/size:325a4aad08][/url]) é um tanto suficiente para controlar o esqui mas será melhor com a ajuda de um rolamento extra, pois assim, o servo aguentará o tranco no momento do pouso.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/open_buttom2.jpg[/img:325a4aad08]
[i:325a4aad08]Originalmente escrito por Aleksey Zaitsevsky, 2009, http://www.myresearch.lt [/i:325a4aad08]
[b:325a4aad08]Escolha e modificação de um helicoptero para filmagem.[/b:325a4aad08]
Quanto maior o modelo, mais estável o vôo é. Os modelos acrobaticos podem levantar uma quantidade de peso extra considerável, entretanto, o peso do helicoptero não deverá aumentar muito mais que a metade do seu próprio peso. Se o peso do helimodelo aumentar tanto quanto, é recomendavel que se aumente o tamanho das pás em 15%.
Um rotor com quatro ou três pás é preferível do que um com duas. O perfil das pás pode ser assimétrico. As pás simétricas são necessárias apenas para vôos 3D; O coeficiente de eficiência delas é menor que o coeficiente de eficiencia de uma de perfil comum. A velocidade do rotor pode ser menor do que a utilizada para vôos 3D. Procurando pela redução de vibração e ruido, é preferível que se use helis elétricos.
Um helimodelo com peso acima do normal, o qual não faz manobras bruscas, pode e deve consumir menos energia que um acrobático. Ao escolher qual motor e bateria usar, a atenção deve se voltar mais para economia, capacidade e peso, do que se voltar para a potencia máxima descarregada durante um curto período.
[b:325a4aad08]Escolhendo a câmera e quais lentes usar.[/b:325a4aad08]
As seguintes recomendações durante a escolha da câmera para o helimodelo são fruto da minha experiência:
[i:325a4aad08]1. É necessário gravar o vídeo NA CÂMERA, pois pode ocorrer interferências, danificando a imagem. Então, grave sempre na própria câmera.
2. O uso de lentes grande angular são necessárias para melhor orientação da localidade, de acordo com a imagem transmitida.
3. A vibração da camera é menos notável quando se usa lentes grande angular ou olho de peixe.
4. A camera poderá ter um estabilizador de imagens digital, e não ótico. Já tive certas experiencias quando as lentes do estabilizador ótico vibraram mais violentamente que o próprio modelo. (Video: http://www.vimeo.com/2804044)
5. É aconselhável que se use foco manual e pouca exposição.[/i:325a4aad08]
[b:325a4aad08]Eliminação de vibração e balanço.[/b:325a4aad08]
Três tipos de ocilações indesejadas podem ser notadas num helimodelo, como por exemplo:
[i:325a4aad08]a) Vibração, relacionada à operação do sistema mecanico e do motor;
b) Solavancos, relacionados às correntes de ar;
c) Balanço do modelo ao manobra-lo.[/i:325a4aad08]
A vibração do heli é a mais forte. Procurando por uma redução das vibrações, é possível adaptar amortecedores, que são para uso industrial.
Preste atenção nos amortecedores indicados para seus respectivos peso e sua capacidade de absorvimento de impacto.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/amortizator.jpg[/img:325a4aad08]
É possível usar amortecedores usados em CDs e DVDs players automotivos, se usar uma pequena câmera.
Pequenos amortecedores de borracha com gel costumam ser instaladas dentro desses tocadores de CD/DVD.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gum.jpg[/img:325a4aad08]
É possível fazer um amortecedor leve o bastante feito de duas chapas com borrachas macias entre elas. Se você tem receio que essas borachas rasguem, prenda com elásticos.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ressora1.jpg[/img:325a4aad08]
Para o alívio de certos solavancos causados pelas correntes de ar, pode-se usar amortecedores utilizados em automodelos. Esses amortecedores consitem em uma mola e um pistão pneumático ou hidráulico.
O gyro mecanico é usado pra compensar o balanço da câmera. A camera é instalada numa plataforma livre e balançante. O pesado gyro mecânico é instalado junto com a câmera no suporte. Se o suporte está equipado com amortecedores, o gyro mecânico vai deixar esse balanço mais fluente.
O gyro mecânico estabiliza a câmera eficientemente, mas causa fortes vibrações de alta frequência atraves de certa imprecisão de sua fabricação. Se não há jeito de produzir um gyro balanceado, é necessário aumentar a massa e reduzir as rotações do FlyWheel.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_gimbal1.jpg[/img:325a4aad08]
O gyro mecanico [url=http://www.myresearch.lt/production/Flywheel/Flywheel.phtml]FlyWheel[/url]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/flywheel_pic.jpg[/img:325a4aad08]
[vm]10409156[/vm]
Calculo do gyro: [url=http://www.gyroscopes.org/math.asp]gyroscopes.org[/url]
Um helicoptero rádio-controlado é um equipamento que é muito leve e não consegue, muita das vezes, atingir uma estabilidade ideal para a câmera
[b:325a4aad08]Um suporte movel[/b:325a4aad08]
Um suporte pra camera móvel permite que ela seja direcionada pra qualquer lugar idependente da posição do modelo. Normalmente os suportes têm dois eixos de movimento - o pan e o tilt. Para esse movimento, se usam servos, que são conectados diretamente no suporte, quando estamos falando de câmeras leves.
Os suportes para câmera móveis podem ser usador não apenas pra movimentar a câmera a distância, mas pode ser usados também para estabilizar a câmera. Os suportes, os quais têm 3 eixos, são utilizado para estabilização atraves do eixo de pan (horizontal), tilt (vertical) e o roll (inclinação). Preste atenção, ao fato que alguns suportes de três eixos limitam sua estabilização em certos pontos. Isso acontece quando, por exemplo, dois eixos se combinam.
[img:325a4aad08]http://img541.imageshack.us/img541/5669/ring2s.jpg[/img:325a4aad08]
Por exemplo, preste atenção, quando a câmera está virada pra baixo, os eixos de pan e de roll vão coincidir-se, ou seja, o pan, passa a ter o movimento de roll.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ring3.jpg[/img:325a4aad08][url=http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll.jpg][img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll_small.jpg[/img:325a4aad08] [/url]
[b:325a4aad08]Posicionando a câmera debaixo do helicoptero[/b:325a4aad08]
A rigidez na construção é muito importante. Há uma infinidade de produtores de "sucata de carbono", tais que dizem ser um "Sistema Profissional" apenas pelo uso de materiais caros. O eficiencia e rigidez do suporte está diretamente ligado às dimensões e ao peso. Um suporte com extrutura grande apenas aumenta o peso e diminui a rigidez.
QUalquer possível vibração da câmera pode ser causada pela rigidez da extrutura.
De acordo com esse exemplo, a presença de uma mola entre o servo e a câmera permite que se use um servo standard sem redução.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_front6.jpg[/img:325a4aad08]
O torque de um servo standard é suficiente se a câmera está posicionada corretamente e com seu peso bem distribuido.
Geralmente instala-se um servo com redução extra para aumento de torque e diminuição da velocidade do movimento da câmera, e geralmente é utilizado para eliminar qualquer balanço da câmera. Só há um problema: Esse sistema de redução extra é que seu comando é lento, e não pode corrigir ou movimentar a câmera rapidamente.
Um exemplo disso são nos próprios helimodelos: Um gyro passa a ser ineficiente quando usado com um servo lento.
Sendo assim, reduções extras impossibilitam os servos de estabilizarem a câmera a tempo em ações bruscas, pois não são rápidos o suficiente para isso.
Outra solução é instalar dois servos para trabalharem em conjunto (Este, produzido pela "MyResearch").
O sistema consiste em dois servos trabalhando em conjunto [url=http://www.myresearch.lt/production/RC-gimbal/double_servo.phtml](Double Servo-drive)[/url] e é simples o bastante.
Desse modo, as folgas são resolvidas, a tremulação devida às folgas é eliminada e a precisão do sistema aumenta.
Funciona basicamente como músculos, uma vez que os membros de um ser humano funcionam com um par de músculos que trabalham de forma contrária.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo7.jpg[/img:325a4aad08]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo.jpg[/img:325a4aad08]
Alguns fabricantes dizem que os problemas possam ser eliminados se usassemos correias ao invés de engrenagens, mas engrenagens bem instaladas não trazem problema algum, e seguram mais rigidamente a transmissão se comparado com uma transmissão por correia.
O uso de correia é mais conveniente quando a distância entre o servo e a superfície móvel do suporte é grande.
Pegue um modelo mais simples de servo, você irá achar engrenagens, e não correias. Correias oferecem menos "ruído" durante sua operação quando comparadas às engrenagens, mas o nível de ruido provocado pelos servos num helicóptero rádio controlado não tem a menor importância.
O suporte para câmera sem o eixo de panorama é o da foto abaixo. O eixo de pan não foi instalado procurando por uma segurança maior, menor peso e uma qualidade aceitável de filmagem.
A interrelação da dimenção da construção, a rigidez e o peso será citado abaixo.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gimbal3.jpg[/img:325a4aad08]
A posição da câmera embaixo do helicoptero permine a possibilidade de um amplo movimento horizontal e não afeta o centro de gravidade.
Todavia, a mudança de massa para baixo do helicoptero provoca impacto negativo enquanto controla-se o modelo. Se a câmera colocada no suporte é instalada abaixo da metade do helicoptero, o trem de pouso pode ser retrátil para não interferir nas imagens. O trem de pouso "OpenButtom" é produzido de perfil de aluminio e substitui o trem de pouso comum. A massa do trem de pouso, utilizado em helicopteros de classes 50~90, acrescenta cerca de 100~150g. A massa desse esqui em particular é de 360g incluindo o servo. Um servo standard ([url=http://www.myresearch.lt/blog/servo180/servo180.phtml]modificação p/ 180º [size=9:325a4aad08](Em inglês)[/size:325a4aad08][/url]) é um tanto suficiente para controlar o esqui mas será melhor com a ajuda de um rolamento extra, pois assim, o servo aguentará o tranco no momento do pouso.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/open_buttom2.jpg[/img:325a4aad08]
[i:325a4aad08]Originalmente escrito por Aleksey Zaitsevsky, 2009, http://www.myresearch.lt [/i:325a4aad08]
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- thiagottjv
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- Registrado em: Sex Nov 30, 2007 4:31 pm
- Localização: Recife - PE
Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço
- patrickmaxxcc
- membro
- Mensagens: 789
- Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
- Localização: São Paulo - SP
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[quote:51ee6988c7="jonmarins"]Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:51ee6988c7]
Colega, dê uma boa pesquisada.
Tenho uma T2i é uma boa opção, um T-REX 600 levanta ela numa boa, se teu objetivo é fazer vídeos por hobby, se teu hobby é filmmaking e não helimodelismo, saiba que um T-REX 600E serve muito bem.
Mas leia, leia e leia.
É muita informação pra você conseguir, ninguém vai te dar de mão beijada tudo que você precisa saber.
Após ler, leia mais um pouco.
O 2XPT da PS1 é um ótimo mount. Visite o fórum HeliFreak na seção de aerofotografia e filmagem.
Evite ficar postando o mesmo tópico em vários lugares. Isso é contra as regras do fórum.
Abs :wink:
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:51ee6988c7]
Colega, dê uma boa pesquisada.
Tenho uma T2i é uma boa opção, um T-REX 600 levanta ela numa boa, se teu objetivo é fazer vídeos por hobby, se teu hobby é filmmaking e não helimodelismo, saiba que um T-REX 600E serve muito bem.
Mas leia, leia e leia.
É muita informação pra você conseguir, ninguém vai te dar de mão beijada tudo que você precisa saber.
Após ler, leia mais um pouco.
O 2XPT da PS1 é um ótimo mount. Visite o fórum HeliFreak na seção de aerofotografia e filmagem.
Evite ficar postando o mesmo tópico em vários lugares. Isso é contra as regras do fórum.
Abs :wink:
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[quote:5553f14954="jonmarins"]Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:5553f14954]
Só acho que antes de mais nada deveria se interar mais sobre o Helimodelismo antes de pensar em fazer imagens!
Compre um heli, aprenda a voar primeiro e depois veja se é isso mesmo que quer!
A não ser que você vai montar o equipamento e dar para alguém voar!
Pilotar helicópteros radiocontrolados é bem difícil, mas não é impossível!
O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:5553f14954]
Só acho que antes de mais nada deveria se interar mais sobre o Helimodelismo antes de pensar em fazer imagens!
Compre um heli, aprenda a voar primeiro e depois veja se é isso mesmo que quer!
A não ser que você vai montar o equipamento e dar para alguém voar!
Pilotar helicópteros radiocontrolados é bem difícil, mas não é impossível!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH