Artigo: Aerofotografia e filmagem com helis

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
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patrickmaxxcc
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Artigo: Aerofotografia e filmagem com helis

Mensagem por patrickmaxxcc »

[quote:325a4aad08="Patrick"]Estou colocando aqui parte de um artigo, traduzido de http://www.myresearch.lt/, com a devida permissão do autor. Estou traduzindo e adaptando aos poucos e irei atualizando o tópico de vez em quando. Peço que me alertem por erros, sejam eles de gramática, tradução ou ortográficos. Agradecidamente, Patrick.[/quote:325a4aad08]
[b:325a4aad08]Escolha e modificação de um helicoptero para filmagem.[/b:325a4aad08]

Quanto maior o modelo, mais estável o vôo é. Os modelos acrobaticos podem levantar uma quantidade de peso extra considerável, entretanto, o peso do helicoptero não deverá aumentar muito mais que a metade do seu próprio peso. Se o peso do helimodelo aumentar tanto quanto, é recomendavel que se aumente o tamanho das pás em 15%.
Um rotor com quatro ou três pás é preferível do que um com duas. O perfil das pás pode ser assimétrico. As pás simétricas são necessárias apenas para vôos 3D; O coeficiente de eficiência delas é menor que o coeficiente de eficiencia de uma de perfil comum. A velocidade do rotor pode ser menor do que a utilizada para vôos 3D. Procurando pela redução de vibração e ruido, é preferível que se use helis elétricos.
Um helimodelo com peso acima do normal, o qual não faz manobras bruscas, pode e deve consumir menos energia que um acrobático. Ao escolher qual motor e bateria usar, a atenção deve se voltar mais para economia, capacidade e peso, do que se voltar para a potencia máxima descarregada durante um curto período.

[b:325a4aad08]Escolhendo a câmera e quais lentes usar.[/b:325a4aad08]
As seguintes recomendações durante a escolha da câmera para o helimodelo são fruto da minha experiência:
[i:325a4aad08]1. É necessário gravar o vídeo NA CÂMERA, pois pode ocorrer interferências, danificando a imagem. Então, grave sempre na própria câmera.
2. O uso de lentes grande angular são necessárias para melhor orientação da localidade, de acordo com a imagem transmitida.
3. A vibração da camera é menos notável quando se usa lentes grande angular ou olho de peixe.
4. A camera poderá ter um estabilizador de imagens digital, e não ótico. Já tive certas experiencias quando as lentes do estabilizador ótico vibraram mais violentamente que o próprio modelo. (Video: http://www.vimeo.com/2804044)
5. É aconselhável que se use foco manual e pouca exposição.[/i:325a4aad08]

[b:325a4aad08]Eliminação de vibração e balanço.[/b:325a4aad08]

Três tipos de ocilações indesejadas podem ser notadas num helimodelo, como por exemplo:
[i:325a4aad08]a) Vibração, relacionada à operação do sistema mecanico e do motor;
b) Solavancos, relacionados às correntes de ar;
c) Balanço do modelo ao manobra-lo.[/i:325a4aad08]

A vibração do heli é a mais forte. Procurando por uma redução das vibrações, é possível adaptar amortecedores, que são para uso industrial.
Preste atenção nos amortecedores indicados para seus respectivos peso e sua capacidade de absorvimento de impacto.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/amortizator.jpg[/img:325a4aad08]
É possível usar amortecedores usados em CDs e DVDs players automotivos, se usar uma pequena câmera.
Pequenos amortecedores de borracha com gel costumam ser instaladas dentro desses tocadores de CD/DVD.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gum.jpg[/img:325a4aad08]

É possível fazer um amortecedor leve o bastante feito de duas chapas com borrachas macias entre elas. Se você tem receio que essas borachas rasguem, prenda com elásticos.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ressora1.jpg[/img:325a4aad08]
Para o alívio de certos solavancos causados pelas correntes de ar, pode-se usar amortecedores utilizados em automodelos. Esses amortecedores consitem em uma mola e um pistão pneumático ou hidráulico.

O gyro mecanico é usado pra compensar o balanço da câmera. A camera é instalada numa plataforma livre e balançante. O pesado gyro mecânico é instalado junto com a câmera no suporte. Se o suporte está equipado com amortecedores, o gyro mecânico vai deixar esse balanço mais fluente.
O gyro mecânico estabiliza a câmera eficientemente, mas causa fortes vibrações de alta frequência atraves de certa imprecisão de sua fabricação. Se não há jeito de produzir um gyro balanceado, é necessário aumentar a massa e reduzir as rotações do FlyWheel.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_gimbal1.jpg[/img:325a4aad08]
O gyro mecanico [url=http://www.myresearch.lt/production/Flywheel/Flywheel.phtml]FlyWheel[/url]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/flywheel_pic.jpg[/img:325a4aad08]
[vm]10409156[/vm]

Calculo do gyro: [url=http://www.gyroscopes.org/math.asp]gyroscopes.org[/url]

Um helicoptero rádio-controlado é um equipamento que é muito leve e não consegue, muita das vezes, atingir uma estabilidade ideal para a câmera

[b:325a4aad08]Um suporte movel[/b:325a4aad08]

Um suporte pra camera móvel permite que ela seja direcionada pra qualquer lugar idependente da posição do modelo. Normalmente os suportes têm dois eixos de movimento - o pan e o tilt. Para esse movimento, se usam servos, que são conectados diretamente no suporte, quando estamos falando de câmeras leves.
Os suportes para câmera móveis podem ser usador não apenas pra movimentar a câmera a distância, mas pode ser usados também para estabilizar a câmera. Os suportes, os quais têm 3 eixos, são utilizado para estabilização atraves do eixo de pan (horizontal), tilt (vertical) e o roll (inclinação). Preste atenção, ao fato que alguns suportes de três eixos limitam sua estabilização em certos pontos. Isso acontece quando, por exemplo, dois eixos se combinam.
[img:325a4aad08]http://img541.imageshack.us/img541/5669/ring2s.jpg[/img:325a4aad08]
Por exemplo, preste atenção, quando a câmera está virada pra baixo, os eixos de pan e de roll vão coincidir-se, ou seja, o pan, passa a ter o movimento de roll.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/ring3.jpg[/img:325a4aad08][url=http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll.jpg][img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/roll_small.jpg[/img:325a4aad08] [/url]

[b:325a4aad08]Posicionando a câmera debaixo do helicoptero[/b:325a4aad08]
A rigidez na construção é muito importante. Há uma infinidade de produtores de "sucata de carbono", tais que dizem ser um "Sistema Profissional" apenas pelo uso de materiais caros. O eficiencia e rigidez do suporte está diretamente ligado às dimensões e ao peso. Um suporte com extrutura grande apenas aumenta o peso e diminui a rigidez.
QUalquer possível vibração da câmera pode ser causada pela rigidez da extrutura.
De acordo com esse exemplo, a presença de uma mola entre o servo e a câmera permite que se use um servo standard sem redução.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gyro_front6.jpg[/img:325a4aad08]
O torque de um servo standard é suficiente se a câmera está posicionada corretamente e com seu peso bem distribuido.
Geralmente instala-se um servo com redução extra para aumento de torque e diminuição da velocidade do movimento da câmera, e geralmente é utilizado para eliminar qualquer balanço da câmera. Só há um problema: Esse sistema de redução extra é que seu comando é lento, e não pode corrigir ou movimentar a câmera rapidamente.
Um exemplo disso são nos próprios helimodelos: Um gyro passa a ser ineficiente quando usado com um servo lento.
Sendo assim, reduções extras impossibilitam os servos de estabilizarem a câmera a tempo em ações bruscas, pois não são rápidos o suficiente para isso.
Outra solução é instalar dois servos para trabalharem em conjunto (Este, produzido pela "MyResearch").
O sistema consiste em dois servos trabalhando em conjunto [url=http://www.myresearch.lt/production/RC-gimbal/double_servo.phtml](Double Servo-drive)[/url] e é simples o bastante.
Desse modo, as folgas são resolvidas, a tremulação devida às folgas é eliminada e a precisão do sistema aumenta.
Funciona basicamente como músculos, uma vez que os membros de um ser humano funcionam com um par de músculos que trabalham de forma contrária.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo7.jpg[/img:325a4aad08]
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/double_servo.jpg[/img:325a4aad08]
Alguns fabricantes dizem que os problemas possam ser eliminados se usassemos correias ao invés de engrenagens, mas engrenagens bem instaladas não trazem problema algum, e seguram mais rigidamente a transmissão se comparado com uma transmissão por correia.
O uso de correia é mais conveniente quando a distância entre o servo e a superfície móvel do suporte é grande.
Pegue um modelo mais simples de servo, você irá achar engrenagens, e não correias. Correias oferecem menos "ruído" durante sua operação quando comparadas às engrenagens, mas o nível de ruido provocado pelos servos num helicóptero rádio controlado não tem a menor importância.
O suporte para câmera sem o eixo de panorama é o da foto abaixo. O eixo de pan não foi instalado procurando por uma segurança maior, menor peso e uma qualidade aceitável de filmagem.
A interrelação da dimenção da construção, a rigidez e o peso será citado abaixo.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/gimbal3.jpg[/img:325a4aad08]
A posição da câmera embaixo do helicoptero permine a possibilidade de um amplo movimento horizontal e não afeta o centro de gravidade.
Todavia, a mudança de massa para baixo do helicoptero provoca impacto negativo enquanto controla-se o modelo. Se a câmera colocada no suporte é instalada abaixo da metade do helicoptero, o trem de pouso pode ser retrátil para não interferir nas imagens. O trem de pouso "OpenButtom" é produzido de perfil de aluminio e substitui o trem de pouso comum. A massa do trem de pouso, utilizado em helicopteros de classes 50~90, acrescenta cerca de 100~150g. A massa desse esqui em particular é de 360g incluindo o servo. Um servo standard ([url=http://www.myresearch.lt/blog/servo180/servo180.phtml]modificação p/ 180º [size=9:325a4aad08](Em inglês)[/size:325a4aad08][/url]) é um tanto suficiente para controlar o esqui mas será melhor com a ajuda de um rolamento extra, pois assim, o servo aguentará o tranco no momento do pouso.
[img:325a4aad08]http://www.myresearch.lt/blog/onboard_camera/open_buttom2.jpg[/img:325a4aad08]

[i:325a4aad08]Originalmente escrito por Aleksey Zaitsevsky, 2009, http://www.myresearch.lt [/i:325a4aad08]
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AgPilot
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Mensagem por AgPilot »

Interessante!
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rasec_jj
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Mensagem por rasec_jj »

Um dos melhores tópicos sobre o assunto aqui no e-voo! Atenção moderadores, Deveria ser fixo.
Obrigado por compartilhar!
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bikalho
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Mensagem por bikalho »

Ótimo tópico para quem quer começar a fazer filmagens aéreas, um dos melhores tópicos que eu já vi. Deveria ser fixo.
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
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thiagottjv
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Mensagem por thiagottjv »

Meu irmão tive tanta idéia agora...
Vlw mesmo pelo post... muuuuito informativo.
Quando eu fizer meu sistema usando essas dicas eu posto aqui pra vcs verem.
jonmarins
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Mensagem por jonmarins »

Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6

O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço
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patrickmaxxcc
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Mensagem por patrickmaxxcc »

[quote:51ee6988c7="jonmarins"]Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6

O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:51ee6988c7]
Colega, dê uma boa pesquisada.
Tenho uma T2i é uma boa opção, um T-REX 600 levanta ela numa boa, se teu objetivo é fazer vídeos por hobby, se teu hobby é filmmaking e não helimodelismo, saiba que um T-REX 600E serve muito bem.
Mas leia, leia e leia.
É muita informação pra você conseguir, ninguém vai te dar de mão beijada tudo que você precisa saber.
Após ler, leia mais um pouco.

O 2XPT da PS1 é um ótimo mount. Visite o fórum HeliFreak na seção de aerofotografia e filmagem.

Evite ficar postando o mesmo tópico em vários lugares. Isso é contra as regras do fórum.

Abs :wink:
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AgPilot
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Mensagem por AgPilot »

[quote:5553f14954="jonmarins"]Olá, eu estou querendo montar um helicam, já ouvir falar que a melhor opção de helicóptero é de gasolina pois é o melhor para levantar 4 kg de peso extra. O que vocês me dissem, pois de helicóptero eu sou um zero a esquerda, eu só conheço de vídeo, e eu tenho uma câmera dslr canon t2i que usaria para as tomadas de video. Eu estive vendo os acessórios de suporte para câmeras pois existem alguns mais difícil mesmo é ter um com uma boa estabilidade e é muito difícil avaliar por videos de youtube só pessoalmente mesmo, umas das opções que eu gostei é dessa empresa a PhotoShip One com o seu acessório 3xPro gimbal http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=index&cPath=4_6

O que vocês dissem dessas minhas dúvidas.
Abraço[/quote:5553f14954]

Só acho que antes de mais nada deveria se interar mais sobre o Helimodelismo antes de pensar em fazer imagens!

Compre um heli, aprenda a voar primeiro e depois veja se é isso mesmo que quer!

A não ser que você vai montar o equipamento e dar para alguém voar!

Pilotar helicópteros radiocontrolados é bem difícil, mas não é impossível!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
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Gazo
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Mensagem por Gazo »

Muito bacana o artigo. Só que para subir um Heli com a câmera, eu ficaria pelo menos 1 a 1,5 anos treinando com o Heli. Uma simples queda pode ter o custo muito elevado, dependendo do estrago na camera.

Já o Heli pode ser facilmente reparado.
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