C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

1º Pouso do C-115

Mensagem por Kemp »

1º Pouso do C-115 em câmera lenta. Até eu fiquei com inveja. hehe

https://www.youtube.com/watch?v=1XUysx8cn3U
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:52 am, em um total de 1 vez.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Bufalo ninja!
Kemp / Abcampos:
Facam o que o Shioti disse, de preferencia usando cartao de programacao. É assim que faço nos meus bimotores.

Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.

O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.

Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.

Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.

O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.

Abraço!
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Voo ao entardecer.
(imagens 170 a 175)

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
170.jpg (11.93 KiB) Exibido 3384 vezes

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
171.jpg (7.45 KiB) Exibido 3384 vezes

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
172.jpg (9.38 KiB) Exibido 3384 vezes

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
173.jpg (15.48 KiB) Exibido 3384 vezes

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
174.jpg (22.55 KiB) Exibido 3384 vezes

C-115 Búfalo Kemp Aeros
C-115 Búfalo Kemp Aeros
175.jpg (23.95 KiB) Exibido 3384 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:53 am, em um total de 2 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:b60810234d="shoiti"]cara, posso dar uma dica.. aconteceu com um baron que construimos aqui em maringa...

os motores devem ser enrolados exatamente iguais e os speeds devem ser da mesma marca e de preferencia comprados juntos por causa do lote que pode mudar algum detalhe.

fizemos o seguinte para arrumar esse problema de empuxo desigual...

configuramos o ponto final do acelerador ligando a bateria com o stick do acelerador no máximo e depois do apito abaixando ate o limite inferior...
procedimento normal para configurar o endpoint do speed

mas tem um detalhe. a configuração só ficou boa quando fizemos isso um speed de cada vez.

ligamos apenas um dos speeds, configuramos e depois repetimos com o outro...

fazendo os dois speed ao mesmo tempo ligados em paralelo não configurou direito... não sei porque...

tente fazer isso.

abraço.[/quote:b60810234d]

Valeu mesmo!!!
O C-115 do Felipe ficou 100% depois desses ajustes.

Até mais
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Hoje o Búfalo passou em todos os testes. Decolou com um boneco paraquedista RC com quase 1/2 quilo (amanhã vou pesar). A porta nem fechou, o boneco ficou preso na hora do lançamento. Só zica. Pensei que ia lenhar o aero, mas dei uns trancos e o danado soltou. Fiz uns pousos meio bruscos e o trêm de pouso aguentou em. Decolei e pousei com o CG meio atrasadasso devido ao peso do paraquedista e o aero se comportou muito bem. Enfim, fiz tudo o que não era pra fazer e o aero resistiu muito bem. 100%...
abcampos
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Ter Set 25, 2007 1:32 pm
Localização: Guaratinguetá

Mensagem por abcampos »

[quote:fa38e211d7="fabiofleal"]Bufalo ninja!
Kemp / Abcampos:
Facam o que o Shioti disse, de preferencia usando cartao de programacao. É assim que faço nos meus bimotores.

Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.

O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.

Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.

Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.

O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.

Abraço![/quote:fa38e211d7]


Valeu pelas dicas, ontem nao foram muito bom os testes, decolei com ele de boa, fui fazer a curva e ele entrou em um mergulho infinito, cortei motor, mas sem chance, o chão foi o limite, algumas avarias, mas nada de muuuito grave, vou tentar arrumar essa semana e fazer alguns teste, ja que teve a estreia, agora so alegria....

Mas nao se o que aconteceu, acho que pode ser alguma incidencia errada dos motores e empuxo diferente, mas vou tentar mexer essa semana, e assim que tiver algum resultado posto aqui. Valeu pelas dicas.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Mais 1 vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe
https://www.youtube.com/watch?v=a6RFKqKD5Gc
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:53 am, em um total de 2 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Perfeito o pouso dos paraquedistas, bem na pista!

Uma sugestão para um efeito visual bem legal é soltar papel picado prateado. Vende pronto, em lojas de artigos para festa infantil. Não sei se já foram em festa infantil, onde no parabéns soltam isso...

Parabéns!
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Kemp, nas fotos acima, o Búfalo recolheu os trens de pouso, ou não tem?





Um abraço.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:0cf14d64ec="Kamikaze-MT"][quote:0cf14d64ec="Jota R"]Kemp, nas fotos acima, o Búfalo recolheu os trens de pouso, ou não tem?

Um abraço.[/quote:0cf14d64ec]

[2][/quote:0cf14d64ec]

O trêm dele é de encaixe, então eu tiro pra fazer uns voos sem. Dá um charme especial. hehe
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Responder