C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera
- Kemp
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1º Pouso do C-115
1º Pouso do C-115 em câmera lenta. Até eu fiquei com inveja. hehe
https://www.youtube.com/watch?v=1XUysx8cn3U
https://www.youtube.com/watch?v=1XUysx8cn3U
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:52 am, em um total de 1 vez.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- fabiofleal
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Bufalo ninja!
Kemp / Abcampos:
Facam o que o Shioti disse, de preferencia usando cartao de programacao. É assim que faço nos meus bimotores.
Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.
O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.
Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.
Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.
O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.
Abraço!
Kemp / Abcampos:
Facam o que o Shioti disse, de preferencia usando cartao de programacao. É assim que faço nos meus bimotores.
Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.
O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.
Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.
Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.
O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.
Abraço!
- Kemp
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Voo ao entardecer.
(imagens 170 a 175)
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Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:53 am, em um total de 2 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
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[quote:b60810234d="shoiti"]cara, posso dar uma dica.. aconteceu com um baron que construimos aqui em maringa...
os motores devem ser enrolados exatamente iguais e os speeds devem ser da mesma marca e de preferencia comprados juntos por causa do lote que pode mudar algum detalhe.
fizemos o seguinte para arrumar esse problema de empuxo desigual...
configuramos o ponto final do acelerador ligando a bateria com o stick do acelerador no máximo e depois do apito abaixando ate o limite inferior...
procedimento normal para configurar o endpoint do speed
mas tem um detalhe. a configuração só ficou boa quando fizemos isso um speed de cada vez.
ligamos apenas um dos speeds, configuramos e depois repetimos com o outro...
fazendo os dois speed ao mesmo tempo ligados em paralelo não configurou direito... não sei porque...
tente fazer isso.
abraço.[/quote:b60810234d]
Valeu mesmo!!!
O C-115 do Felipe ficou 100% depois desses ajustes.
Até mais
os motores devem ser enrolados exatamente iguais e os speeds devem ser da mesma marca e de preferencia comprados juntos por causa do lote que pode mudar algum detalhe.
fizemos o seguinte para arrumar esse problema de empuxo desigual...
configuramos o ponto final do acelerador ligando a bateria com o stick do acelerador no máximo e depois do apito abaixando ate o limite inferior...
procedimento normal para configurar o endpoint do speed
mas tem um detalhe. a configuração só ficou boa quando fizemos isso um speed de cada vez.
ligamos apenas um dos speeds, configuramos e depois repetimos com o outro...
fazendo os dois speed ao mesmo tempo ligados em paralelo não configurou direito... não sei porque...
tente fazer isso.
abraço.[/quote:b60810234d]
Valeu mesmo!!!
O C-115 do Felipe ficou 100% depois desses ajustes.
Até mais
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Hoje o Búfalo passou em todos os testes. Decolou com um boneco paraquedista RC com quase 1/2 quilo (amanhã vou pesar). A porta nem fechou, o boneco ficou preso na hora do lançamento. Só zica. Pensei que ia lenhar o aero, mas dei uns trancos e o danado soltou. Fiz uns pousos meio bruscos e o trêm de pouso aguentou em. Decolei e pousei com o CG meio atrasadasso devido ao peso do paraquedista e o aero se comportou muito bem. Enfim, fiz tudo o que não era pra fazer e o aero resistiu muito bem. 100%...
[quote:fa38e211d7="fabiofleal"]Bufalo ninja!
Kemp / Abcampos:
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Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.
O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.
Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.
Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.
O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.
Abraço![/quote:fa38e211d7]
Valeu pelas dicas, ontem nao foram muito bom os testes, decolei com ele de boa, fui fazer a curva e ele entrou em um mergulho infinito, cortei motor, mas sem chance, o chão foi o limite, algumas avarias, mas nada de muuuito grave, vou tentar arrumar essa semana e fazer alguns teste, ja que teve a estreia, agora so alegria....
Mas nao se o que aconteceu, acho que pode ser alguma incidencia errada dos motores e empuxo diferente, mas vou tentar mexer essa semana, e assim que tiver algum resultado posto aqui. Valeu pelas dicas.
Kemp / Abcampos:
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Uma dica sobre sintomas: Quando o empuxo fica desigual (diferenca de rotaçao), o aviao começa a puxar insistentemente p/ um dos lados e a "bater" asa até um ponto em que os ailerons nao dao mais conta de corrigir, pela perda de velocidade.
O que fazer entao p/ voar seguro em bimotores ? Só voar baixo se estiver "emabalado", de forma que se precisar cortar os motores, o aviao plane ate um pouso de emergencia. Se a assimetria de empuxo acontecer lá no alto, corte os motores e traga ele "no braço" o mais encaixado possivel na rampa de planeio, mesmo se houver vento de cauda. Violei esta ultima condicao uma vez e meu Boeing 727 mergulhou de bico no chao. Uma semana p/ consertar e só foi possivel porque o 1º terço da fuseca dele é feito p/ virar sanfona em caso de impacto, preservando as partes + dificeis de reparar.
Se o aviao for grande e pesado, como o cargueriao EDF do meu amigo, que tem 1,90m e pesa 4kg, da p/ acelerar e cortar repetidamente porque a inercia é suficiente p/ ele nao girar em torno do motor que gira menos ou parou. Mas nao é o caso dos Bufalos de voces, que tem o mesmo porte dos bimotores que ja fiz.
Kemp... que pousaço! Pelo que vi seu C-115 dá p/ treinar bons pousos em vento cruzado. Experimente tentar pousos com side slip e caranguejados. Sai lindo demais com esse tamanho de aero.
O que eu acho legal nesses modelos escala medios é que, ao contrario dos antigos escala a combustao, o voo é muito mais proximo do que é o voo do aviao real, por conta da carga alar reduzida. Fica mais proximo dos modelos em escala usados pelos fabricantes que daquilo que os aeromodelistas antigos conhecem, onde vc supera as distorções de parametros com um motorzão.
Abraço![/quote:fa38e211d7]
Valeu pelas dicas, ontem nao foram muito bom os testes, decolei com ele de boa, fui fazer a curva e ele entrou em um mergulho infinito, cortei motor, mas sem chance, o chão foi o limite, algumas avarias, mas nada de muuuito grave, vou tentar arrumar essa semana e fazer alguns teste, ja que teve a estreia, agora so alegria....
Mas nao se o que aconteceu, acho que pode ser alguma incidencia errada dos motores e empuxo diferente, mas vou tentar mexer essa semana, e assim que tiver algum resultado posto aqui. Valeu pelas dicas.
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Mais 1 vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe
https://www.youtube.com/watch?v=a6RFKqKD5Gc
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe
https://www.youtube.com/watch?v=a6RFKqKD5Gc
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:53 am, em um total de 2 vezes.
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[quote:0cf14d64ec="Kamikaze-MT"][quote:0cf14d64ec="Jota R"]Kemp, nas fotos acima, o Búfalo recolheu os trens de pouso, ou não tem?
Um abraço.[/quote:0cf14d64ec]
[2][/quote:0cf14d64ec]
O trêm dele é de encaixe, então eu tiro pra fazer uns voos sem. Dá um charme especial. hehe
Um abraço.[/quote:0cf14d64ec]
[2][/quote:0cf14d64ec]
O trêm dele é de encaixe, então eu tiro pra fazer uns voos sem. Dá um charme especial. hehe
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