Em prol da qualidade.

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Em prol da qualidade.

Mensagem por vanderlei.doge »

Olá amigos,
É com muito pesar que estou vindo escrever sobre este assunto, no último ano reparei que por motivos que não sei explicar, quase 70% das construções que acompanhei foram de aeromodelos mal feitos e que conseqüentemente apresentaram problemas em seu vôo, eu sempre usei o e-voo como uma forma confiável de pesquisa, mais pelo que vejo tem coisas sendo feitas apenas para tentar voar sem respeitar nenhuma regra aerodinâmica ou coisa do tipo. Não sei se estou sendo claro mais acho que todos (incluindo a mim também) deveríamos supervisionar as nossas construções e avaliar se é isso mesmo que queremos mostrar para os outros, pois como seres inteligentes sabemos avaliar o que é bom ou ruim, claro que no fórum é mais fácil obter ajuda sobre nossos aeromodelos quando os outros podem avaliar, mas as plantas mostram certamente o que você deve fazer e como deve fazer, sendo muitas vezes desnecessário perguntas como “onde fica o cg?”, “como eu prendo a asa?”, “o que é diedro?”, “qual o perfil da asa?”, etc.

Peço novamente a todos os colegas do fórum para postarmos nossas construções com mais responsabilidade e realmente testá-las e mostrar os resultados, tais como era feito na “época de ouro” do e-voo, em que tudo era feito o mais bonito possível. Acredito que este apelo não é só meu.

Obrigado pela atenção.
Abraços, Vanderlei.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Confesso que muitas vezes faço modelos para voar no dia seguinte, ou coisas experimentais que como não sei se voarão bem deixo para fazer o acabamento depois, mas realmente a coisa anda feia...

Mas já foi mais do que provado que não é preciso usar materiais top como balsa ou fibra para conseguir bons resultados.

Mas aviação é o movimento de um objeto no ar, então tem no mínimo que ter formas fluídas, sem protuberâncias, simétrico, com asas no perfil correto, etc.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

O que me deixa mais triste é saber que a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e ainda tem gente que não usa uma lixa, régua, esquadro... entre tantas ferramentas(simples e baratas) indispensáveis no aeromodelismo. Talvez seria uma boa começar a recriar artigos bem explicados para saciar muitas das duvidas, principalmente na parte de linkagem.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... basta olhar na nota de rodapé do alvaro.

E faz tempo que eu digo que o lixo tomou conta, mas dai vem a turma dos fracos e oprimidos e faz um escândalo.

E realmente.. hoje com muito pouco se faz coisa que presta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Luiz_carllloz »

E se notarem, mais da metade das pessoas que postam suas construções desaparecem, não particiapam mais do fórum, é uma empolgação que logo se dissolve com o insucesso do modelo, pelo fato de não voar, de ter caído e se destruído, e como não querem continuar no hobby, deixa essa aventura de lado, no meu caso, postei sim minha primeira construção, não tive muito sucesso, mas estudei, procurei saber onde errei, pesquisando e falando com gente mais experiente nos locais de voo, e assim construi outro modelo, um T-25, que voou muito bem logo na estréia, e está comigo até hoje, sem lenhas, e porque não postei a construção?? agora só postarei algo que possa agregar alguma novidade ou valor ao fórum.
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu ia justamente citar o Álvaro...
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Posso falar mais... :)

O que me deixa mais preocupado com este tipo de incentivo ao vamos fazer de qualquer jeito, é que modelos como estes tem o vôo imprevisivel, normelmente miram na testa de alguem.

O cara constroi de qualquer jeito vai a um local apertado e com fiação elétrica, junta um monte de pessoas e grita "VAMOS VER SE VOA!!!". Eu já vi esta cena, a sorte que a OVNI caiu somente sobre uma casa quebrando uma telha ou duas, imagina se bate na cabeça de uma das 15 crianças que estavam em volta do sujeito?

Baixo custo não é sinônimo de baixa segurança, mas desleixo e falta de bom senso sim.

Criei este tôpico há algum tempo atras para incentivar a segurança.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84292&highlight=

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Aí a gente chega pra um cidadão aqui no Forum e diz: [i:619cf27979]"Cara, se quer continuar desse jeito, é melhor desistir do Hobby e tentar outra coisa.."[/i:619cf27979]

Aí um monte de gente começa a a falar: [i:619cf27979]"Po, se não é pra ajudar, então fica queto.."[/i:619cf27979] ou então [i:619cf27979]Pq vc nã guarda isso pra você ao invés de criticar os outros.."[/i:619cf27979]
reefeiro
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Dom Nov 15, 2009 7:31 pm
Localização: Taguatinga - DF

Mensagem por reefeiro »

Acabei de falar isso no outro tópico...
E o Abib falou tudo... o problema é que as pessoas querem somente incentivos, nem que seja "Vai, pula da ponte, vai, pula!".
Quando você critica...
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

"Estou iniciando no hobby. Então vou fazer um modelinho que bolei, uma mistura de piper, cesna, tucano e mirage. Não tem planta. Será que vai voar?
Onde coloco o motor? Tenho aqui, de um carrinho desmontado, um motor. Mas vi que só tem dois fios e olhando umas fotos, observei que saem 3 fios do tal de esc. Como fazer? corto um fio do esc? Qual deles?
Vou anexar a foto do isopor que comprei, mas ainda não sei como fazer.
Agradeço a crítica, mas que seja construtiva..."

Já enjoei de ler coisas parecidas, quase sempre com um português horrível.
Mas alguns vão dizer que o fórum é de avião, não de língua portuguesa e que basta tentar, não precisa ler nada, muito menos ter algum conhecimento técnico.
E aqueles que mandam o colega baixar os manuais, ler e escrever corretamente são classificados como uns grossos, de mal com a vida e outros termos mais pesados.
Enquanto isso, infelizmente, os verdadeiros aeromodelistas vão se afastando. Parece que o importante é voar, mesmo que seja um pedaço de isopor com um motor pendurado. Para mim, isso não é aeromodelismo. É o que penso...
Responder