Dois servos no profundor

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Dois servos no profundor

Mensagem por tensoares »

Boa Tarde Senhores,

Tenho um Rádio DX6ï e gostaria de saber qual seria a melhor forma de colocar 2 servos no profundor usando apenas um canal, sem mixagens.
A Configuração do receptor está o seguinte:

1 canal acelerador
1 canal aileron direito
1 canal aileron esquerdo
1 profundor
1 canal desliga a ignição
1 canal leme -> 2 servos

Se eu usar o cabo Y ele faz os servos trabalharem em posições opostas e invertendo o cabo de um dos servos eles não funcionam.

Se eu inverter (espelhar) a posição de um dos servos ou colocar a linkagem no braço do servo oposto em um dos servos eu teria os dois servos trabalhando para o mesmo lado porém o tamanho da linkagem do servo ficaria diferente de um profundor para outro e consequentemente distoaria a posição dos profundores durante o curso do servo (já vi isso na bailarina de um heli e só resolveu quando colocou todos os links do mesmo tamanho).

Lembro que já vi uma vez um pequeno equipamento que duplicava o sinal para voce ligar mais de um servo em um canal, era usado (se não me engano) para 2 servos de trem de pouso, mas não sei onde vende aqui no brasil, deve ter pela hobbyking.

Ou vocês sugerem que eu mesmo faça um cabo Y sem ser invertido? Tipo soldar duas extensões no mesmo conector macho.

Só para desencargo de consciencia, tentei mixar o canal do liga/desliga da ignição com o do outro servo do profundor e não deu certo, isso porque o canal da ignição (GEAR) é mais lento e tem o curso menor (mesmo com travel 125%). Fica um profundor atuando mais rapido que o outro, imagina aí o voo como ficaria.

Agradeço a atenção.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Nao tem mixagem pra profundor duplo, coloca servo com sentido invertido!
Tipo esse: http://www.hobbyleste.com.br/loja/product_info.php?cPath=20&products_id=1088
................
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:64b0467f8b="diegovkf"]Nao tem mixagem pra profundor duplo, coloca servo com sentido invertido!
Tipo esse: http://www.hobbyleste.com.br/loja/product_info.php?cPath=20&products_id=1088[/quote:64b0467f8b]

Meu servo atual é da marca HD de engrenagem de metal e 12kg, ja viu dele invertido?
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Nao, mas deve ter outro equivalentes invertidos!
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:5179da9d79="diegovkf"]Nao, mas deve ter outro equivalentes invertidos![/quote:5179da9d79]

Obrigado, vou procurar e posto o resultado aqui.!!
comoti
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Set 17, 2008 3:25 pm
Localização: mongagua/sp

Mensagem por comoti »

Boa Tarde Senhores!

tenho um modelo ultimate c/2 servos com um Y e esta na mesma possição
porem o braço do servo do outro lado com linkagem maior alguns cm e não
da nenhuma diferença no profuntor, já vi um sensor colocado na saida do receptor
que inverte o servo quando não da para colocar o braço do servo do outro lada.
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

Amigo Comoti,

Se recorda mais info do senso?
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Existe a opção de abrir o servo e refazer uma solda. É bem simples, e fica bom.
comoti
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Set 17, 2008 3:25 pm
Localização: mongagua/sp

Mensagem por comoti »

não tenho a certeza mais me informaram que é FUTABA SR10
colocado no mesmo canal e ele tem uma regulagem.
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

Solução, comprei um Turnigy 3 Channel Servo Speed/Direction Regulator na hobbyking por 7 dolares, ele pega 1 canal e divide em 3 saidas. É ideal para ligar 3 servos de trem de pouso em 1 só canal. Ainda tem a opção de mudar o sentido, a velocidade e o tamanho do curso de cada uma das 3 saídas. Vai resolver meu problema. Teve um conhecido que usou ele para mixar o profundor num rádio FM de 4 canais e funcionou beleza. Quando chegar vou testar e postar aqui o resultado.

Link: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8863
Responder