Sabado 04/03: Prova de CT. vejam os resultados
[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]usamos elástico FAI tan (super sport) de 1/8" com 8ft (2.4m) em 2 loops e hélice da aerobrás de 20cm. vou testar com hélice da peck de 8" (que é igual em desenho à da aerobrás).
esse modelo voa mesmo é no motor, depois que acaba a corda do elástico ele não plana muito, talvez devido à hélice girando livre. me pareceu que quando a hélice ficou parada o planeio foi melhor.[/quote:6a4fc00ebb]
Tem uma thread na FFML sobre isso, não chegaram a uma conclusão. Eu acho que dependendo do passo da hélice, plana-se mais ou menos. Como as hélices de plástico tem pouco passo, acho que elas freiam mais.
Aqui está um trecho de um email do aeromodelista John Barker para a FFML:
"I am sure that you know as well as any of us that the P/D ratio
is a major factor in the drag of a freewheeler. From the data in the
freewheeler articles in FFQ it would appear that the drag at a P/D of 0.7
(typical of a plastics prop) is two or three times higher than the drag at
P/D 1.5 (typical of a contest freewheeler)."
Eu costumo usar um P/D de 1.3 em minhas hélices feitas em casa.
[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]mas foi emocionante ve-los voando, nunca tinha conseguido fazer um modelo à elástico voar bem. o Edu vibrou que nem garoto com brinquedo novo :D[/quote:6a4fc00ebb]
Imagina quando vcs estiverem voando uns P-30 ou uns escalas bem maneiros!!!
[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]agora bonito mesmo foi ver o rex p30 do Omar voando. fiquei impressionado 8)[/quote:6a4fc00ebb]
Putz, que covardia! Cadê as fotos??????
esse modelo voa mesmo é no motor, depois que acaba a corda do elástico ele não plana muito, talvez devido à hélice girando livre. me pareceu que quando a hélice ficou parada o planeio foi melhor.[/quote:6a4fc00ebb]
Tem uma thread na FFML sobre isso, não chegaram a uma conclusão. Eu acho que dependendo do passo da hélice, plana-se mais ou menos. Como as hélices de plástico tem pouco passo, acho que elas freiam mais.
Aqui está um trecho de um email do aeromodelista John Barker para a FFML:
"I am sure that you know as well as any of us that the P/D ratio
is a major factor in the drag of a freewheeler. From the data in the
freewheeler articles in FFQ it would appear that the drag at a P/D of 0.7
(typical of a plastics prop) is two or three times higher than the drag at
P/D 1.5 (typical of a contest freewheeler)."
Eu costumo usar um P/D de 1.3 em minhas hélices feitas em casa.
[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]mas foi emocionante ve-los voando, nunca tinha conseguido fazer um modelo à elástico voar bem. o Edu vibrou que nem garoto com brinquedo novo :D[/quote:6a4fc00ebb]
Imagina quando vcs estiverem voando uns P-30 ou uns escalas bem maneiros!!!
[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]agora bonito mesmo foi ver o rex p30 do Omar voando. fiquei impressionado 8)[/quote:6a4fc00ebb]
Putz, que covardia! Cadê as fotos??????
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- betocastrucci
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- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
- betocastrucci
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Atualizei meu post anterior com informações interessantes sobre o efeito do passo da hélice no planeio do modelo.
Legal a gente incentivar o vôo do CT com pequenos desafios intermediários, assim estaremos afiados para o mass launch. Eles costumam tirar fotos do momento do lançamento e publicar no site, então, vamos nos preparar para fazer muitas fotos legais! Quanto mais gente lançando, mais bonita fica a foto!
Legal a gente incentivar o vôo do CT com pequenos desafios intermediários, assim estaremos afiados para o mass launch. Eles costumam tirar fotos do momento do lançamento e publicar no site, então, vamos nos preparar para fazer muitas fotos legais! Quanto mais gente lançando, mais bonita fica a foto!
- Eduardo Yamin
- membro
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
[quote:c51e3cb802="alepacau"]Yuhoo! Parabéns a vcs! Que inveja, morar ao lado do campão!!!
Mas me falem das configurações, que hélice utilizaram, elástico (peso, tamanho). Quantas voltas deram no elástico e etc.
Edu, parabéns pela MAX! Conta pra gente a emoção! Não parece uma eternidade?[/quote:c51e3cb802]
Poxa, que emocionante, o imprevisíivel realmente contagia,
Preparativos e Agradecimentos - Na verdade perdemos muito tempo com os preparativos com elásticos, fazer anéis, cortar borracha, passar librificante, vale lembrar que tudo isso só foi possível poque o Omar SEMPRE faz uma clinica pragente e além de explicar tudo, faz, monta o modelo e ajuda a trimar! E o Beto que financiou o equipamento: hélices, elásticos, alem de ter construido meu modelo. Insistiu que a prova fosse feita e agitou a turma toda, parabens! valeu a pena.
MODELO - O meu modelo foi o Beto que construiu, só fiz e fixei a ferragem de nariz nele, alem de pintar uma faixa na asa pra distinguir dos outros. Peguei o modelo que nunca tinha voado, após a ajuda do Omar que montou o elástico e fixei a hélice, demos corda e no 3º voo de trimagem já estava valendo pra prova (20s) com o modelo saindo meio torto da mão e destrimado vinha direto pro chão ou ficava pindurado no motor quase na vertical ( que força tem esse elástico hein) e depois ao final da "corda" vinha estolando nitidamente faltando curva ou peso no nariz... nos voos finais o modelo tava mais trimado e deu pra ver o potencial da coisa, realmente com vento a coisa complica, um scooter talvez resolva o resgate... hehehehe Depois que o Omar foi embora, consegui outro voo de aprox 1min, (parece normal nesse modelo) e o modelo foi parar OOS atrás do muro na avenida, se não fosse um moleque sair correndo e de bicicleta, não teria sobrado muita coisa dele já que estava na avenida. Aprendi que ao lançar o modelo deve-se ir acompanhando ele....na medida do possível.
Talvez num dia sem vento (um dia bão e bem cedo ) consigamos ve-lo subir em curva e pousar a poucos metros com tempos realmente competitivos. Isso seria o "must".
Pretendo levar sempe o meu CT pro campo e se a condição permitir, fazer uns voos cronometrados valendo pro WWP.
Nos meus tempos de moleque construí uns 10 modelos a elastico da AB e sempre me diverti voado eles, mas depois que entrei pros RC acabei me esquecendo como é bom, simples e barato voar aeros de voo livre.
À noitinha montei meu CT com 3 voltas no elástico e dei somente 40 voltas, precisa ver como ele sobe rápido em curva, consegui joga-lo e pegar não mão sem sair do lugar, subindo bem até uns 4 metros, desligando o motor a meio caminho, e planando em curva de volta pra sua mão... um barato.
Mas me falem das configurações, que hélice utilizaram, elástico (peso, tamanho). Quantas voltas deram no elástico e etc.
Edu, parabéns pela MAX! Conta pra gente a emoção! Não parece uma eternidade?[/quote:c51e3cb802]
Poxa, que emocionante, o imprevisíivel realmente contagia,
Preparativos e Agradecimentos - Na verdade perdemos muito tempo com os preparativos com elásticos, fazer anéis, cortar borracha, passar librificante, vale lembrar que tudo isso só foi possível poque o Omar SEMPRE faz uma clinica pragente e além de explicar tudo, faz, monta o modelo e ajuda a trimar! E o Beto que financiou o equipamento: hélices, elásticos, alem de ter construido meu modelo. Insistiu que a prova fosse feita e agitou a turma toda, parabens! valeu a pena.
MODELO - O meu modelo foi o Beto que construiu, só fiz e fixei a ferragem de nariz nele, alem de pintar uma faixa na asa pra distinguir dos outros. Peguei o modelo que nunca tinha voado, após a ajuda do Omar que montou o elástico e fixei a hélice, demos corda e no 3º voo de trimagem já estava valendo pra prova (20s) com o modelo saindo meio torto da mão e destrimado vinha direto pro chão ou ficava pindurado no motor quase na vertical ( que força tem esse elástico hein) e depois ao final da "corda" vinha estolando nitidamente faltando curva ou peso no nariz... nos voos finais o modelo tava mais trimado e deu pra ver o potencial da coisa, realmente com vento a coisa complica, um scooter talvez resolva o resgate... hehehehe Depois que o Omar foi embora, consegui outro voo de aprox 1min, (parece normal nesse modelo) e o modelo foi parar OOS atrás do muro na avenida, se não fosse um moleque sair correndo e de bicicleta, não teria sobrado muita coisa dele já que estava na avenida. Aprendi que ao lançar o modelo deve-se ir acompanhando ele....na medida do possível.
Talvez num dia sem vento (um dia bão e bem cedo ) consigamos ve-lo subir em curva e pousar a poucos metros com tempos realmente competitivos. Isso seria o "must".
Pretendo levar sempe o meu CT pro campo e se a condição permitir, fazer uns voos cronometrados valendo pro WWP.
Nos meus tempos de moleque construí uns 10 modelos a elastico da AB e sempre me diverti voado eles, mas depois que entrei pros RC acabei me esquecendo como é bom, simples e barato voar aeros de voo livre.
À noitinha montei meu CT com 3 voltas no elástico e dei somente 40 voltas, precisa ver como ele sobe rápido em curva, consegui joga-lo e pegar não mão sem sair do lugar, subindo bem até uns 4 metros, desligando o motor a meio caminho, e planando em curva de volta pra sua mão... um barato.
- Anexos
-
- CT.jpg (37.9 KiB) Exibido 3384 vezes
Abs,
EY
EY
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
Alex e Beto,
Acho que uma única marca de tempo de dois munutos pode não ser o ideal, pois dependerá bastante de uma térmica para ser atingida. Claro que o objetivo maior numa competição de voo livre é pendurar o modelo numa térmica, porém, manter uma média alta de tempo, mesmo sem térmica é mais importante como estratégia de competição.
Sendo assim, acho ótimo, Alex, a sua iniciativa de oferecer uma camizeta para o ganhador, mas, se você me permitir, sugiro que seja num tipo de competição que busque a melhor média de tempo. Isso vai nos obrigar a trimar bem os modelos e a trabalhar a questão do comprimento da mecha e da busca da melhor relação D/P para essa mesma mecha. Ou partir direto para o mass launch, que já vai valendo como treino.
O que vocês acham?
Alex,
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola.
Beto,
seria muito bacana se a gente mandasse fotos das duas competições para o Jim. Podemos até fazer uma do grupo todo com os modelos na mão. É só marcar com o pessoal num sábado que eu levo a máquina.
Edu,
a jogada é essa mesmo: lançar e sair atrás imediatamente. O ideal também seria lançar o modelo na ponta extrema do campo contra a direção do vento. Se não tivesse a turma da chumbada teriamos um campo com o dobro do comprimento. Já pensou que legal?
Acho que uma única marca de tempo de dois munutos pode não ser o ideal, pois dependerá bastante de uma térmica para ser atingida. Claro que o objetivo maior numa competição de voo livre é pendurar o modelo numa térmica, porém, manter uma média alta de tempo, mesmo sem térmica é mais importante como estratégia de competição.
Sendo assim, acho ótimo, Alex, a sua iniciativa de oferecer uma camizeta para o ganhador, mas, se você me permitir, sugiro que seja num tipo de competição que busque a melhor média de tempo. Isso vai nos obrigar a trimar bem os modelos e a trabalhar a questão do comprimento da mecha e da busca da melhor relação D/P para essa mesma mecha. Ou partir direto para o mass launch, que já vai valendo como treino.
O que vocês acham?
Alex,
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola.
Beto,
seria muito bacana se a gente mandasse fotos das duas competições para o Jim. Podemos até fazer uma do grupo todo com os modelos na mão. É só marcar com o pessoal num sábado que eu levo a máquina.
Edu,
a jogada é essa mesmo: lançar e sair atrás imediatamente. O ideal também seria lançar o modelo na ponta extrema do campo contra a direção do vento. Se não tivesse a turma da chumbada teriamos um campo com o dobro do comprimento. Já pensou que legal?
[quote:20d4b50f67="Omar Grassetti"]Alex,
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola. [/quote:20d4b50f67]
Omar seria um imenso prazer recebe-los por aqui. Eu to inclusive voltando a frequentar a UCA e a procurar outras locais mais adequados. To tbm na busca de um local indoor por aqui. Aguarde notícias!
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola. [/quote:20d4b50f67]
Omar seria um imenso prazer recebe-los por aqui. Eu to inclusive voltando a frequentar a UCA e a procurar outras locais mais adequados. To tbm na busca de um local indoor por aqui. Aguarde notícias!
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
- Omar Grassetti
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