Sabado 04/03: Prova de CT. vejam os resultados

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

O Beto, é uma WWP? Não é um mass lauch?
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]usamos elástico FAI tan (super sport) de 1/8" com 8ft (2.4m) em 2 loops e hélice da aerobrás de 20cm. vou testar com hélice da peck de 8" (que é igual em desenho à da aerobrás).
esse modelo voa mesmo é no motor, depois que acaba a corda do elástico ele não plana muito, talvez devido à hélice girando livre. me pareceu que quando a hélice ficou parada o planeio foi melhor.[/quote:6a4fc00ebb]

Tem uma thread na FFML sobre isso, não chegaram a uma conclusão. Eu acho que dependendo do passo da hélice, plana-se mais ou menos. Como as hélices de plástico tem pouco passo, acho que elas freiam mais.

Aqui está um trecho de um email do aeromodelista John Barker para a FFML:

"I am sure that you know as well as any of us that the P/D ratio
is a major factor in the drag of a freewheeler. From the data in the
freewheeler articles in FFQ it would appear that the drag at a P/D of 0.7
(typical of a plastics prop) is two or three times higher than the drag at
P/D 1.5 (typical of a contest freewheeler)."

Eu costumo usar um P/D de 1.3 em minhas hélices feitas em casa.

[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]mas foi emocionante ve-los voando, nunca tinha conseguido fazer um modelo à elástico voar bem. o Edu vibrou que nem garoto com brinquedo novo :D[/quote:6a4fc00ebb]

Imagina quando vcs estiverem voando uns P-30 ou uns escalas bem maneiros!!!

[quote:6a4fc00ebb="betocastrucci"]agora bonito mesmo foi ver o rex p30 do Omar voando. fiquei impressionado 8)[/quote:6a4fc00ebb]

Putz, que covardia! Cadê as fotos??????
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

segundo o Jim Moseley:

Also, each August/September I have a short-term Postal for the 'Cloud Tramp' all-balsa model, starts on the same day as the 'MIMLOCT' - the worldwide CT mass launch - and runs until September 30th.

campeonato postal e voo em massa...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

o Barlavento estava de fotografo oficial hoje. ainda estou esperando as fotos que ele tirou na prova de clg dia 18/02...
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Atualizei meu post anterior com informações interessantes sobre o efeito do passo da hélice no planeio do modelo.

Legal a gente incentivar o vôo do CT com pequenos desafios intermediários, assim estaremos afiados para o mass launch. Eles costumam tirar fotos do momento do lançamento e publicar no site, então, vamos nos preparar para fazer muitas fotos legais! Quanto mais gente lançando, mais bonita fica a foto!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:c51e3cb802="alepacau"]Yuhoo! Parabéns a vcs! Que inveja, morar ao lado do campão!!!

Mas me falem das configurações, que hélice utilizaram, elástico (peso, tamanho). Quantas voltas deram no elástico e etc.

Edu, parabéns pela MAX! Conta pra gente a emoção! Não parece uma eternidade?[/quote:c51e3cb802]

Poxa, que emocionante, o imprevisíivel realmente contagia,

Preparativos e Agradecimentos - Na verdade perdemos muito tempo com os preparativos com elásticos, fazer anéis, cortar borracha, passar librificante, vale lembrar que tudo isso só foi possível poque o Omar SEMPRE faz uma clinica pragente e além de explicar tudo, faz, monta o modelo e ajuda a trimar! E o Beto que financiou o equipamento: hélices, elásticos, alem de ter construido meu modelo. Insistiu que a prova fosse feita e agitou a turma toda, parabens! valeu a pena.

MODELO - O meu modelo foi o Beto que construiu, só fiz e fixei a ferragem de nariz nele, alem de pintar uma faixa na asa pra distinguir dos outros. Peguei o modelo que nunca tinha voado, após a ajuda do Omar que montou o elástico e fixei a hélice, demos corda e no 3º voo de trimagem já estava valendo pra prova (20s) com o modelo saindo meio torto da mão e destrimado vinha direto pro chão ou ficava pindurado no motor quase na vertical ( que força tem esse elástico hein) e depois ao final da "corda" vinha estolando nitidamente faltando curva ou peso no nariz... nos voos finais o modelo tava mais trimado e deu pra ver o potencial da coisa, realmente com vento a coisa complica, um scooter talvez resolva o resgate... hehehehe Depois que o Omar foi embora, consegui outro voo de aprox 1min, (parece normal nesse modelo) e o modelo foi parar OOS atrás do muro na avenida, se não fosse um moleque sair correndo e de bicicleta, não teria sobrado muita coisa dele já que estava na avenida. Aprendi que ao lançar o modelo deve-se ir acompanhando ele....na medida do possível.

Talvez num dia sem vento (um dia bão e bem cedo ) consigamos ve-lo subir em curva e pousar a poucos metros com tempos realmente competitivos. Isso seria o "must".

Pretendo levar sempe o meu CT pro campo e se a condição permitir, fazer uns voos cronometrados valendo pro WWP.

Nos meus tempos de moleque construí uns 10 modelos a elastico da AB e sempre me diverti voado eles, mas depois que entrei pros RC acabei me esquecendo como é bom, simples e barato voar aeros de voo livre.

À noitinha montei meu CT com 3 voltas no elástico e dei somente 40 voltas, precisa ver como ele sobe rápido em curva, consegui joga-lo e pegar não mão sem sair do lugar, subindo bem até uns 4 metros, desligando o motor a meio caminho, e planando em curva de volta pra sua mão... um barato.
Anexos
CT.jpg
CT.jpg (37.9 KiB) Exibido 3384 vezes
Abs,
EY
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex e Beto,
Acho que uma única marca de tempo de dois munutos pode não ser o ideal, pois dependerá bastante de uma térmica para ser atingida. Claro que o objetivo maior numa competição de voo livre é pendurar o modelo numa térmica, porém, manter uma média alta de tempo, mesmo sem térmica é mais importante como estratégia de competição.
Sendo assim, acho ótimo, Alex, a sua iniciativa de oferecer uma camizeta para o ganhador, mas, se você me permitir, sugiro que seja num tipo de competição que busque a melhor média de tempo. Isso vai nos obrigar a trimar bem os modelos e a trabalhar a questão do comprimento da mecha e da busca da melhor relação D/P para essa mesma mecha. Ou partir direto para o mass launch, que já vai valendo como treino.
O que vocês acham?

Alex,
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola.

Beto,
seria muito bacana se a gente mandasse fotos das duas competições para o Jim. Podemos até fazer uma do grupo todo com os modelos na mão. É só marcar com o pessoal num sábado que eu levo a máquina.

Edu,
a jogada é essa mesmo: lançar e sair atrás imediatamente. O ideal também seria lançar o modelo na ponta extrema do campo contra a direção do vento. Se não tivesse a turma da chumbada teriamos um campo com o dobro do comprimento. Já pensou que legal?
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Olá Omar, valeu ter dado sua contribuição à discução da idéia do desafio 2 minutos. Eu criei um post pra discutirmos o assunto:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9510

Vamos mudar pra lá?
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:20d4b50f67="Omar Grassetti"]Alex,
É realmente uma grande pena você estar um pouco afastado do grupo em termos de localização, pois a sua presença seria muito enrriquecedora por aqui. Para estreitarmos o contato acho que poderiamos ir voar em Campinas de vez em quando, tipo saimos de manhã e voltamos a noite. Vamos ver se rola. [/quote:20d4b50f67]

Omar seria um imenso prazer recebe-los por aqui. Eu to inclusive voltando a frequentar a UCA e a procurar outras locais mais adequados. To tbm na busca de um local indoor por aqui. Aguarde notícias!
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex, O Claudio eu sei que topa ir. Vamos agitar isso e concretizar esse encontro Campineiro. Pode até ser que eu estreie o meu novo P-30 aí.
Responder