Blue Skymedia BO-105 RedBull Air Race

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5332
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:daab33bb71="Thiago Bispo"][quote:daab33bb71="Benites"]Bispo,não usa este jogo de pás,vai te dar uma dor de cabeça para balancear,vai ter que colocar muita fita para deixar o mesmo peso e não vai ficar bom,compra da Heliartist para o 450 própria para rotores escala,segue algumas fotos da pá. Obs: note a diferença de tamanho e da corda, a diferença de peso entre elas é de 0.01 a 0.02 .[/quote:daab33bb71]

Pode crê Benites, eu estava de olho nessas pás da heliartist, porém acabei fechando nesse jogo até mesmo para experimentar.

a configuração nesse caso de multi-pá é a mesma coisa dos helis bi-pás ?

configuração de gyro e etc ... é a mesma coisa ???

abração[/quote:daab33bb71]Não é a mesma a configuração é totalmente diferente (bi´pás),vc vai usar alguma eletronica tipo SK-360 http://www.skookumrobotics.com/products/sk360.html
Avatar do usuário
Thiago Bispo
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Qui Out 16, 2008 4:46 pm
Localização: Americana - SP

Mensagem por Thiago Bispo »

[quote:5f79ef4fd5="Benites"][quote:5f79ef4fd5="Thiago Bispo"][quote:5f79ef4fd5="Benites"]Bispo,não usa este jogo de pás,vai te dar uma dor de cabeça para balancear,vai ter que colocar muita fita para deixar o mesmo peso e não vai ficar bom,compra da Heliartist para o 450 própria para rotores escala,segue algumas fotos da pá. Obs: note a diferença de tamanho e da corda, a diferença de peso entre elas é de 0.01 a 0.02 .[/quote:5f79ef4fd5]

Pode crê Benites, eu estava de olho nessas pás da heliartist, porém acabei fechando nesse jogo até mesmo para experimentar.

a configuração nesse caso de multi-pá é a mesma coisa dos helis bi-pás ?

configuração de gyro e etc ... é a mesma coisa ???

abração[/quote:5f79ef4fd5]Não é a mesma a configuração é totalmente diferente (bi´pás),vc vai usar alguma eletronica tipo SK-360 http://www.skookumrobotics.com/products/sk360.html[/quote:5f79ef4fd5]

vou tentar configurá-lo sem nenhum tipo de flybar virtual, de acordo com oque vc me escreveu por MP.

abrx
Bispão !!!
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

[b:3320ad45b8]ACHO[/b:3320ad45b8] que o gyro ai não vai ficar legal não.

abraços
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Thiago, já que é escala, porque vc não muda o lado do rotor de cauda? Vai ficar igual ao full scale, até o sentido de rotação do rotor principal pode ser mudado, mas este já um detalhe que em vôo não fará diferença, mas o rotor de cauda sim.

Abraços.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:8bf57f724b="Alex Câmara"][b:8bf57f724b]ACHO[/b:8bf57f724b] que o gyro ai não vai ficar legal não.

abraços[/quote:8bf57f724b]

Realmente, agora que eu reparei a foto, o gyro está instalado logo abaixo do eixo principal, não sei se ele vai "sentir" o movimento do heli corretamente e também está muito perto do motor, pode pegar interferência...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Thiago Bispo
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Qui Out 16, 2008 4:46 pm
Localização: Americana - SP

Mensagem por Thiago Bispo »

Montei o heli pra configurar, ajustar e fazer o primeiro voo sem a fuselagem, antes de começar a customização.

como nosso amigo Benites, me orientou, não seria possivel voar um modelo quadri-pá com as mesmas configurações de um modelo bi-pá.

então foi necessário alguns ajustes para que o heli ficasse menos sensível aos comandos, principalmente de ailerons e profundores.

reduzi os valores de swash deixei assim:
aile: 30%
elev: 30%
pitch: 100%

a porcentagem de pitch deixei em 100%, porém reduzi as angulaçoes das pás direto na curva de passo, com isso consegui um curso de passo bem curtinho, pra não dar muita oscilação de subida e decida durante o voo.

a curva de passo somente em modo normal ficou assim:

-4º, -2º, 0º, +5º, +10º

o mais trabalhoso, sem dúvida foi ajustar o tracking das pás, deu um trabalhinho mas nada de muito segredo.

as pás, mesmo sendo xing-ling, aceitaram bem a regulagem do tracking, não precisei fazer nenhum balanceamento das mesmas.

exponenciais todos inabilitados, a não ser da curva de aceleração, deixei bem suave.

a curva de aceleração somente em modo normal ficou assim:

0% - 30% - 50% - 60% - 70%

porém, ainda não habilitei o modo governador do ESC, farei isso quando for instalar o heli na fuselagem.

configuração de gyro (Align GP750) em modo headlock 62% de ganho, travado.

depois desses ajustes e da ajuda do Benites, testei o heli no voo.
realemnet o heli me pareceu bastante sensivel, mesmo estando sem nenhum sistema de flybar virtual, o heli decolou numa boa, porém sem esses ajustes e sem o uso de um bom gyro, creio que o heli ficaria incontrolável.

ainda não está 100% pois ainda falta uma trimagem mais fina na swash, mas como comentei com o Benites por MP, estando sem nenhum sistema eletronico de esabilização virtual, é um heli pra quem já tem o dedo mais firme no hobby, porque se não quebra mesmo.

tenho apreciado helimodelismo escala, pelo desafio que cada modelo proporciona, nesse modelo quadri-pá, já notei, em uma simples hoverada que estou lidando com um modelo de pilotagem diferente.

cada vez mais fissurado em helis.
Bispão !!!
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5332
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:6f22ce9a21="Alex Câmara"][b:6f22ce9a21]ACHO[/b:6f22ce9a21] que o gyro ai não vai ficar legal não.

abraços[/quote:6f22ce9a21]Bispo muda o gyro de lugar como o Alex escreveu ai não vai ficar legal não, vai ter problemas.
Avatar do usuário
Thiago Bispo
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Qui Out 16, 2008 4:46 pm
Localização: Americana - SP

Mensagem por Thiago Bispo »

[quote:431cc40953="Hidden"][quote:431cc40953="Alex Câmara"][b:431cc40953]ACHO[/b:431cc40953] que o gyro ai não vai ficar legal não.

abraços[/quote:431cc40953]

Realmente, agora que eu reparei a foto, o gyro está instalado logo abaixo do eixo principal, não sei se ele vai "sentir" o movimento do heli corretamente e também está muito perto do motor, pode pegar interferência...[/quote:431cc40953]

também pensei a mesma coisa, mas o gyro travou legal sim.

uso o gyro nessa posição no meu Rave 450, e nada de problemas, pelo contrário o heli fica bem firme.

agora com relação a interferencia, nunca li sobre essa possibilidade, pela proximidade do gyro e motor.

já vi alguns tópicos falando da proximidade do ESC e motor.

vc viu isso em algum tópico ???
se sim, por gentileza me passe ???

grande abração e obrigado pelos alertas.

de qualquer forma vou testar com o gyro em outra posição pra ver se noto alguma diferença.

abração
Bispão
Bispão !!!
Avatar do usuário
Thiago Bispo
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Qui Out 16, 2008 4:46 pm
Localização: Americana - SP

Mensagem por Thiago Bispo »

[quote:af16752e1e="Benites"][quote:af16752e1e="Alex Câmara"][b:af16752e1e]ACHO[/b:af16752e1e] que o gyro ai não vai ficar legal não.

abraços[/quote:af16752e1e]Bispo muda o gyro de lugar como o Alex escreveu ai não vai ficar legal não, vai ter problemas.[/quote:af16752e1e]

sim sim, vou mudar.
será que há a possibilidade de interferencias ???

abrax a todos
Bispão !!!
Avatar do usuário
Thiago Bispo
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Qui Out 16, 2008 4:46 pm
Localização: Americana - SP

Mensagem por Thiago Bispo »

[img:7c7785324d]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABlwiMEs2mgfm3qgrgvZQEal4zBQfa7NWCabk34Xh3jq_93mZQAiNV5Mr3sNyOy8Xs_C5Ywh1A8BP28wPoKgGdUAm1T1UGSw4ivjvvnvqpmGIBkUL_FZar4i.jpg[/img:7c7785324d]

[img:7c7785324d]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAESMt5O4s4xQ0MCvNwfTs0YWbUvQjcWhTwRWQaq90TEC2UKk069DPjaS_aRjpt-2r46woJ7qnMjRSz1IJb3GAtoAm1T1UNN1XZ2qpOHrPIwl_VdKozfnfpYk.jpg[/img:7c7785324d]

[img:7c7785324d]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADRaih4n6civDm3NrD9BWyNSTl28hmVLIGy36W9zD5o1apd5Mm9nQAasXyfdxTr3TkoC2TrI0_LUrMPLm__F42kAm1T1UHlmjs5Mac4fSwvmKeQVkZpp2p1v.jpg[/img:7c7785324d]
Bispão !!!
Responder