Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Alex bom dia,
Os fios que estao invertidos sao os que vao do max para placa atma, estao em uma foto com os 2 fios desenhados com tx e rx.Mas nao sou tecnico como vc, entao por favor confira.

qual é o melhor link de video para p frsky :900,1200,1300 ou 5800?
Qual seria O melhor posicionamento das 2antenas do receptor de radio sendo que nao ė indicado ficarem paralelas com o tranmissor de video?

Abraços
Rony
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:612e6919bf="RonySuplicy"]Alex bom dia,
Os fios que estao invertidos sao os que vao do max para placa atma, estao em uma foto com os 2 fios desenhados com tx e rx.Mas nao sou tecnico como vc, entao por favor confira.

qual é o melhor link de video para p frsky :900,1200,1300 ou 5800?
Qual seria O melhor posicionamento das 2antenas do receptor de radio sendo que nao ė indicado ficarem paralelas com o tranmissor de video?

Abraços
Rony[/quote:612e6919bf]

O melhor posicionamento depende bastante do modelo. Quando a lincagem é de fibra, nylon, etc. e não há metal próximo, coloco uma indo para trás pela cauda e outra saindo por cima como uma antena de teto, quando não é possível fazer isto às vezes coloco uma na vertical dentro do modelo e outra saindo sob a asa horizontalmente, em outros nem isto é possível e faço ambas saindo a 45 graus pelas laterais como bigodes, etc.

No caso de FPV o ideal é também que não fiquem próximas ou paralelas à antena de vídeo e de preferência que fiquem com a polarização correta.

Por exemplo, se for usada antena omni ou patch com polarização vertical, uma das antenas preferencialmente deve ficar na vertical, se for uma patch com polarização circular tanto faz. Para fazer vertical sem ter problema com o link de video pode-se fazer o link de video ficar sair para cima e o link de comando por baixo, por exemplo, com a outra antena do RX na horizontal.

Quanto ao link de video, entre 900Mhz e 1300MHz há algumas frequências a serem evitadas mas funciona bem e é relativamente fácil conseguir antenas por exemplo, além do sinal se propagar bem.

5,8GHz supostamente funcionaria melhor porque é ISM, não tem muita coisa nesta faixa, propaga bem, mas tem problemas de interferência por múltiplos-caminhos e umidade, além de ser complicado fazer antenas nesta faixa.

Eu estou no 1,2GHz.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 363
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

Alex conseguii!!! o problema estava em adicionar o ruby no path do sistema...tive que procurar na net...rsrs


pra quem quiser deixo aki os programas utilizados para trocar a splash

1 - GIMP - para gerar a imagem, lembrar que a resolução tem que ser de 128x64 e o arquivo salvo como: s9xsplash.xbm

link: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/gimp-win/GIMP%20%2B%20GTK%2B%20%28stable%20release%29/GIMP%202.6.11%20%2B%20GTK%2B%202.16.6/gimp-2.6.11-i686-setup-1.exe

2 - passo eh instalar o Winavr:
Link: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/winavr/WinAVR/20100110/WinAVR-20100110-install.exe

dentro da pasta do winavr criar uma pasta chamada er9x (logo saberá pq)

3 - instalar o Tortoise
http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/tortoisesvn/1.6.16/Application/TortoiseSVN-1.6.16.21511-win32-svn-1.6.17.msi

4 - instalar o ruby e configurar, eu segui este tutorial na net
http://gregoriomelo.com/2011/como-instalar-o-ruby-on-rails-3-no-windows-7/

-------------------------------------------------------------------------------------
agora ja temos os programas, mãos a obra!

na pasta onde está instalada o winavr (provavelmente c:\winavr) clicamos com o botao direito sobre a pasta er9x e clicamos em SVN checkout, depois no campo URL colamos esse link: http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/ e logo OK. (vao ser baixados os arquivos necessarios para a pasta er9x)

depois de tudo baixado, copiamos o arquivo de imagem (s9xsplash.xbm) para a pasta "src" (C:\WinAVR\er9x\src) e substituimos pela original

agora é hora de gerar o arquivo XBM para LBM:
entramos no promot de comando do ruby e digitamos isso segundo o alex me ensinou:

"cd \WinAVR\er9x\src" ENTER
"ruby ..\util\xbm2lbm.rb s9xsplash.xbm" ENTER

Depois disto é só rodar o winbuildrelease.bat que está na pasta c:\winavr\er9x
um novo arquivo er9x.hex sera gerado na pasta er9x
Pronto agora é só gravar!

Agradeço ao Alexcmag pela ajuda, e por favor desculpe possíveis erros, coloquei de uma forma bem leiga para pessoas como eu que não entende nada de programação...

abraços
cameraseg
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qua Set 08, 2010 8:25 am
Localização: são josé dos campos-sp

Mensagem por cameraseg »

GOSTARIA DE USAR MEU TURNIGY 9CH EM UMA ASA ZAGUI , E NÃO TENHO UM MIXER , ALGUEM PODE ME DIZER COMO MIXAR ESSE REDIO?
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

Cameraseg, como o alex já havia explicado na pagina 4 ou 5 por aí.

Para estas mixagens, certifique-se de que esteja em modo ACRO ou GLID (menu SYSTEM/TYPE SELECT, e em modo 2 (menu SYSTEM/STICK SET)

Elevons:

Certifique-se de que o Vtail (ou outras mixagens que usem os mesmos servos) estejam desligadas.

Entre no menu FUNC SETTINGS na página 2 tem a função ELEVON, entrando nela configure assim:
Código:

STATE ACT
AIL1  050  050
AIL2  050  050
ELE1 -050
ELE2  050

Agora uma dica minha, se quando colocar o stick para baixo continuar como aileron troque para: ELE1 050 e ELE2 -050
De uma lida nos posters do alex.
Decolar, cair, consertar e decolar novamente.
O que interessa é se divertir...
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Ola, gostaria de ajuda com meu radio turnigy que parou de ligar sem motivo algum quando cheguei na pista, fui trocar 2 pilhas e não ligou mais, em casa ja tinha ligado para testar e tava normal. Não é problema da bateria porque está passando voltagem, e nem de inverssão de polaridade, dentro do radio não tem sinal de que tenha queimado algo. Tem algum jeito de testar o CI sem ser aquele modo de colocar 5v nos terminais do chip?
Vlw
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Trocar 2 pilhas? Que diacho é isto?
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

[quote:7b2bf0b8b7="alexcmag"]Trocar 2 pilhas? Que diacho é isto?[/quote:7b2bf0b8b7]

Ele usa 8 pilhas, troquei 2 e depois parou de funcionar.
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

Sempre troque todas as pilhas, se trocar uma ou duas só descarregara as outras mais rápido. Pq trocar duas pilhas?
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

De uma checada no porta pilhas, veja se as pilhas estão bem acondicionadas(polo com polo) se molas estão fazendo contato legal com as pilhas.
Como vc testou em casa e depois foi pra pista e nao funcionou parece problema de contato.
Responder